01/12/2010
Alinne Grazielle Neves Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
É necessário que o aluno tenha conhecimentos a respeito do processo de formação e consolidação do sistema feudal na Europa.
Iniciar a aula com a projeção do filme: Cruzada - Uma jornada através dos tempos
Chamar a atenção dos alunos para a sinopse que alerta: "Um jovem do século XXI está prestes a começar uma aventura no século XII":
http://www.cinepop.com.br/filmes/cruzada_jornadaatravesdostempos.htm
http://www.youtube.com/watch?v=YYcMTwLgOLU&feature=player_embedded
Atividade 1- Debate a respeito das ideias centrais do filme
A partir do filme, levantar algumas questões para orientar o debate entre os alunos:
Depois de refletirem sobre estas questões e apresentarem as suas conclusões no debate, os alunos devem fazer um relatório com as considerações finais a respeito das idéias centrais do filme.
Atividade 2- Viagem no tempo
Orientações:
1- Propor aos alunos que imaginem ter viajado pela Idade Média no tempo do feudalismo e dos cavaleiros, como fez o personagem do filme visto.
2- Peça que elaborem uma carta relatando os momentos vividos, o que mais lhes chamaram a atenção, o que mais gostaram e o que não gostaram.
3-Ao terminarem a carta, peça que troquem as informações com os colegas.
Atividade 3 - Produção de Charge
http://drauziomilagres.blogspot.com/2009/03/igreja-charges-aborto-e-excomunhao.html
Orientações:
1- Peça aos alunos que observem atentamente a charge e reflitam sobre a sua ideia central.
2- Oriente os alunos a fazerem uma comparação a respeito da influência da Igreja na Idade Média e a sua influência nos dias atuais.
3- Os alunos devem ser orientados a produzir uma charge sobre o tema.
Atenção: esta atividade pode ser desenvolvida conjuntamente com o professor da Área de Artes.
Estes sites poderão ser consultados para ampliar os conhecimentos e as discussões sobre a temática abordada:
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nos debates, na produção da carta, na produção das charges e também nas atividades escritas e registradas no caderno.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/08/2012
Três estrelasDeveria ter as respostas
20/08/2012
Quatro estrelasfaltou as respostas,sera que poderia informar?obrigado!!!
17/05/2012
Quatro estrelaso filme é bem interessante para os alunos do 1º ano do Ens. médio