16/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas;
Dominar relações entre fonema e grafema.
Conhecer as letras do alfabeto; Diferenciar consoantes e vogais;
1- Reconhecendo unidades fonológicas
Faça uma roda com as crianças para discutir os sons de algumas palavras.
Comece com palavras mais conhecidas do universo infantil, tais como:
(dê preferência à palavras que apresentem sílabas canônicas).
Peça às crianças que digam as possíveis letras usadas para escrever estas palavras.
Escreva no quadro as palavras uma a uma, destacando o som de cada sílaba.
Se forem sugeridas letras incorretas, é bom que mesmo assim as escreva e explique qual o som que esta letra formará ex: se ao invés de vaca a criança disser b no lugar do v, escreva baca e pronuncie o som formado com letra b + a. Compare com a grafia correta, sempre apontando para a grafia enquanto pronuncia o som. 2 - Conhecendo a sílabas e sua correspondência sonora:
Faça pequenas placas com as sílabas e peça às crianças que façam a leitura coletivamente.
Ajude as crianças a ler as sílabas e formar cada palavra sempre lendo em voz alta e pedindo as crianças que repitam o som de cada sílaba.
Mostre todas as palavras juntas e peça às crianças que leiam novamente a palavra formada.
Tenha o cuidado de escolher dentre estas outras palavras formadas por sílabas canônicas ( consoante- vogal – consoante-vogal).
Caso a criança dê algum exemplo de sílaba não canônica, responda a questão dela, escreva, demonstre para que ela já tenha a noção de outros tipos de formação silábica.
Ex: cachorro ( encontro de CH e RR).
*Oralmente, explique para as crianças sobre a rima, que são sons parecidos no final das palavras, muito comuns de serem ouvidos em músicas e poesias.
Para auxiliar na explicação sugiro a leitura de um poema.
Leilão de Jardim
Cecília Meireles
Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e pas- sarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este ca- racol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera
uma estátua da Pri- mavera?
Quem me compra este for- migueiro?
E este sapo, que é jar- dineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
Este é meu leilão!
Esta poesia foi retirada de um site que apresenta várias outras poesias infantis:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-cecilia-meireles/leilao-de-jardim.php
Com as palavras formadas pelas placas, apresente algumas rimas como exemplo, depois peça às crianças que tentem encontrar palavras que rimem.
Ex: moleza – beleza; bolo – lobo; girafa – garrafa; etc. 3 – Treinando a escrita e escuta de sílabas canônicas.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Escreva palavras com a sílaba abaixo, você pode usar esta sílaba no começo, no meio ou no final da palavra que você escolheu.
BO _ BOLO________________________
MA _________________________________
CE _________________________________
SA _________________________________
LO _________________________________
DE _________________________________
TA _________________________________
Agora escreva as palavras que a sua professora vai ditar, depois escreva na linha da frente uma palavra que rime com esta, ou seja tenha o mesmo som no final.
Palavra ditada Rima
Caneco Peteleco
_____________________________________ __________________________________
_____________________________________ __________________________________
_____________________________________ __________________________________
_____________________________________ __________________________________
*Dica: faça esta atividade devagar, escolhendo palavras adequadas ao nível da turma para que as crianças encontrem uma rima.
Em um primeiro momento é interessante deixar que a criança faça sozinha: faz parte da sua avaliação e do que foi aprendido na aula. A correção desta atividade pode auxiliar a ampliar a apreensão do conceito de sílabas e rimas.
Quando a criança não souber ainda escrever, peça a ela que leia o que escreveu para você e anote para que depois facilite a sua avaliação.
Para ampliar o tema sugiro a aula Bichonário:
Trabalhando o alfabeto utilizando o nome de animais (bichos + dicionário) no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8066
Site com palavras ilustradas: http://alfabetizandocomfantasia.blogspot.com/2009/08/silabas-nao-canonicas.html
Atividades 3 - verifique se a criança é capaz de identificar as rimas.
As sílabas e sons existentes no final de palavras foram compostos por sons semelhantes ou diferentes? Ex: rimou faca com marmelada?
Outra observação a ser feita é se a criança já consegue dominar a relação entre fonema e grafema.
Se consegue, mesmo que ainda esteja escrevendo em nível pré-silábico (uma letra para cada sílaba) reproduzir uma palavra ditada com correspondência sonora equivalente? Ex: BNA = BANANA ( B=BA N=NA A=NA).
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2015
Quatro estrelasParabéns. Obrigada pelas sugestões.
09/02/2015
Cinco estrelasEXCELENTE. MUITO VALIOSO!
20/01/2015
Cinco estrelasAssunto esclarecedor, muito importante. Aprofundei os meus conhecimentos sobre silabas canônicas. Peço permissão para aplicar o conteúdo aos alunos da turmas que estudam comigo. Obrigado.
04/05/2014
Cinco estrelasEsta aula veio ao encontro daquilo que estava precisando para enriquecer minha aula. Otimó
08/11/2013
Cinco estrelasConteúde de ótma qualidade, esse sim serve para completar estudos inicias
25/07/2013
Cinco estrelasEstas atividades podem ser aplicadas em turmas das séries iniciais fundamental do 3ºano ,gostei das atividades pode ser trabalhado rimas, ordenando as palavras, fazer a interpretação do texto, trabalhando poemas com rimas, cantigas. Muito interessante para o 3º ano.
22/03/2011
Cinco estrelasAmei, pois preciso dar aula sobre esse assunto para o 2º ano e preciso de mais recursos... Muito obbrigada! Parabéns pelo site
03/03/2011
Quatro estrelasamiga gostei muito da sua aula ,vai me ajuda muito com a turma que estou este ano.