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Composição e organização textual de um "Jornal de Sonhos"

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer a leitura de jornais variados, diferenciando o tipo de linguagem utilizado em cada um, conhecendo os elementos que o compõem (cadernos, primeira página, artigos, editorial, tirinha, charge).

Selecionar os assuntos e os tipos de notícias veiculados nos jornais diariamente, estabelecendo distinção entre notícia e reportagem.

Elaborar um jornal diferente, evidenciando os sonhos das pessoas.

Relacionar os temas abordados e produzir textos com princípios de autoria.

Extrapolar as informações presentes nos textos.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer:

. o texto jornalístico, bem como algumas características desse tipo textual.

. a diferenciação entre texto literário e texto informativo, conhecendo as características de cada um.

. fazer o uso adequado do dicionário, coletando sinônimos para ampliação vocabular.

. selecionar informações de acordo com determinados contextos.

. saber manusear um jornal, conhecer as seções que o compõem.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias seções, que, por sua vez, abrigam vários gêneros de texto. Há algumas características que são comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para individualizá-los.

Converse com os alunos sobre o uso social do jornal, a importância da mídia impressa como ferramenta necessária para o registro dos fatos e acontecimentos. Pergunte a eles se eles têm o hábito de leitura de jornais, se a família também lê e com qual frequência isso ocorre. Que jornais são lidos e quais cadernos são os mais procurados para a leitura?

Leve para a sala vários jornais impressos que sejam do mesmo dia, se possível. Assim, a análise pode ser também comparativa. Podem ser títulos variados e os distribua entre os alunos. Divida-os em duplas.

Peça que, inicialmente, folheiem todo o jornal. Chame a atenção dos alunos para a primeira página. O que está sendo informado? Que títulos/Manchetes aparecem? Que tipos de imagem foram colocadas?

Analise também os aspectos gráficos e estéticos: nome do jornal, se há um índice, diagramação das notícias. Se há imagens coloridas, que tipo de linguagem é utilizada nas legendas das imagens. Faça uma comparação entre as linguagens utilizadas, verifique os recursos linguísticos empregados nas notícias. Que leitores seriam para cada jornal analisado em sala de aula?

Que informações aparecem em todos os jornais? Que notícias aparecem em alguns? Por que isso acontece geralmente? Discuta a questão da linha de pensamento do jornal que é o mesmo que é o mesmo que LINHA EDITORIAL. Acesse os endereços a seguir, para melhor compreender a estrutura desse gênero textual:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Editorial 

(Acesso em 21/09/2010)

http://lucajor.vilabol.uol.com.br/fazendoeditorial.htm 

(Acesso em 29/10/2010)

Leia com os alunos o Editorial de cada jornal para a sala de aula, para que eles verifiquem o que se diz nessa seção e o que encontraram nos diversos cadernos ou seções.

Esse é um exercício importante para que os alunos se posicionem criticamente e possam desenvolver habilidades de argumentar com coerência, identificando e comparando elementos em um ou mais textos e até sobre a opinião dos colegas. É importante que tais posicionamentos sejam escritos também. Verifique se os alunos utilizam a língua escrita com a mesma habilidade com que se expressam oralmente. Averigue a linguagem argumentativa usada e a coerência interna e externa

Sobre as versões digitais: há diferença em relação ao tamanho e linguagem do conteúdo em uma ou outra versão? O que é privilegiado pela versão on line?  Peça para os alunos registrarem essas análises.

Leve seus alunos ao laboratório de informática e peça que acessem os sites dos respectivos jornais analisados em sala de aula. É importante que também leiam a versão digital. Assim, poderão fazer um novo estudo comparativo. Que notícias aparecem na versão da internet que não estão no jornal impresso e vice-versa? Quais são reincidentes? Há um motivo para isso acontecer? Qual?

Eis algumas sugestões de endereços eletrônicos de jornais:

http://oglobo.globo.com (Acesso em 21/09/2010) 

http://www.estaminas.com.br/em.html (Acesso em 21/09/2010) 

http://www.folha.uol.com.br (Acesso em 21/09/2010) 

Logo em seguida, peça para os alunos classificarem o que leram nas duas versões (impressa e digital) em:

. Notícias/ Reportagens que revelam atos bons

. Notícias/ Reportagens trágicas

Pergunte a eles qual foi a maior incidência?

Antes de apresentar os resultados das comparações feitas entre a versão impressa e on line, peça para os alunos analisarem os resultados, sobretudo em relação à incidência maior de um tipo de notícia (trágica, sensacioalista, de atitudes louváveis).

Aula 2

Professor,

Utilize vários textos retirados dos jornais analisados na aula anterior para mostrar as diferenças existentes entre uma notícia e uma reportagem. Oriente-se para delimitar essa diferença:

http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm 

(Acesso em 25/08/2010)

Depois, trabalhe com os conceitos e a aplicabilidade dos termos:

Manchete

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manchete (Acesso em 25/08/2010) 

http://www.manchetesdosjornais.com.br (Acesso em 2/08/2010) 

Lead

http://www.jorwiki.usp.br/gdmat08/index.php/Lead (Acesso em 25/08/2010) 

Público-Alvo

http://comercial.redeglobo.com.br/informacoes_comerciais_manual_basico_de_midia/manual_basico_publico.php

(Acesso em 25/08/2010)  

Planeje com os alunos uma visita a um jornal da cidade, para que eles possam ver como se faz um jornal, desde a reunião de pauta até a impressão. Agende essa visita e a faça. Caso em sua cidade não tenha a sede de um jornal, sugiro que leve seus alunos ao laboratório de informática e acesse uma redação on line de um jornal conhecido. Eis algumas sugestões:

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,3578,00.html  

(Acesso em 21/09/2010)

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=649 

(Acesso em 21/09/2010)

http://www.youtube.com/watch?v=_be3bQPnsx8 

(Acesso em 21/09/2010)

Peça aos alunos que registrem essa pesquisa de campo, da forma que acharem melhor: anotando, filmando, fotografando. Lembre-se de perguntar antes aos responsáveis pela empresa do jornal a ser visitado, se são permitidos tais registros.

Aula 3

Professor,

Agora, apresente para os alunos a história de um garoto chamado Lucas. Muito inventivo, mergulhado nos sonhos. Ele lança a ideia da existência de um "Jornal de Sonhos", onde só haveria notícias boas e nenhuma trágica.

Acesse a página referente à Cia Truks idealizadora dessa peça para conhecer um pouco mais essa história:

http://www.ciatruks.com.br/espet_sonhos.php  

(Acesso em 25/08/2010)

Utilize essa ideia e proponha aos seus alunos que criem um "Jornal dos Sonhos" com notícias e reportagens que seriam apenas de fatos e acontecimentos bons. Seria interessante que os alunos contactassem o grupo de teatro de bonecos para conhecerem  toda a história.

Divida os alunos em grupos para desenvolverem essa ideia. Em vez de cada grupo criar um jornal diferente do outro, divida-os em seções, formando assim, um único jornal.

Com a ajuda dos alunos, determine que seções teriam. Ao serem elencadas as seções a serem trabalhadas, inicia-se a pesquisa de campo, com entrevistas, captação de notícias e reportagens de atitudes e de inciativas boas. Veja de que forma os outros professores poderiam participar desse projeto. Quem sabe se elencassem em sala de aula sonhos que poderiam se tornar realidade dentro de suas áreas de conhecimento?

As atividades de elaboração do jornal seriam extraclasse e verificado em sala de aula por você, professor.

Promova a escolha do nome do Jornal. Escolha com eles a melhor diagramação e peça que digitem as notícias e as reportagens. Faça as correções e peça que revisem os textos. Você pode distribuir os alunos em grupos para a edição e revisão do jornal e a redação do Editorial. É importante ter um espaço para informações sobre o EXPEDIENTE - identificar a equipe de produção do jornal.

Há outros gêneros que poderiam ser utilizados para que os alunos registrassem o trabalho: é a redação do projeto e um relatório com detalhes sobre o processo, a avaliação e os desdobramentos da atividade realizada. Em Recursos Complementares, há algumas sugestões que nortearão essa fase da aula.

Com isso, os alunos teriam a oportunidade de vivenciar, discutir, projetar, reorientar atividades, avaliar todas as etapas do projeto e conhecer a importância da adequação da linguagem a cada um dos produtos finais e de seus posíveis leitores.

Acrescente as imagens.

Convide um colega professor da área de Arte para ajudar a fazer o layout do jornal, criar uma logo e a diagramação.

Aula 4

Professor,

Distribua os exemplares do jornal a todos da escola e da comunidade escolar. Divulgue amplamente esse projeto. Promova uma tarde ou manhã de autógrafos dos criadores do jornal para poderem explicar todo o trabalho.

Se sua escola tiver um site, divulgue o jornal criado por sua turma.

Não se esqueça de enviar alguns exemplares ao jornal visitado e também um exemplar para a Cia Truks de Teatro de Bonecos.

Recursos Complementares

Para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse:

http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0101.asp - Trabalho com jornal em sala de aula - Acesso em 25/08/2010 

http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/atividades-com-jornal  - Sugestões de intervenções pedagógicas com jornais - Acesso em 25/08/2010 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19312 - Criação de um jornal - Acesso em 25/08/2010 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12117 - Criação de uma logomarca - Acesso em 26/08/2010 

http://prof-marcosalexandre.blogspot.com/2009/06/passos-para-fazer-um-relatorio-escolar.html  - Como fazer um relatório escolar - Acesso em 26/08/2010 

Avaliação

Professor,

Durante a divulgação do jornal dos alunos, você pode perguntar a eles o que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela.

Essa é uma forma de avaliação muito válida. É sempre bom deixar que os alunos sejam os indicadores do seu próprio conhecimento, já que eles são os principais alvos das estratégias de ensino que criamos.

A partir da produção escrita que apresentaram, é possível analisar sua competência tanto no nível conceitual do que foi ensinado, quanto em relação à capacidade de articulação e uso da linguagem escrita.

Observe também o interesse dos alunos em relação às aulas, a participação, o nível de coerência de suas proposições.

A partir de suas observações e dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, estabeleça os conteúdos que terá prioridade em sua programação de aulas para aprimorar as habilidades de leitura e de escrita de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Marcia Mescouto, E.M.Profª Donatila Santana Lopes , Pará - disse:
    marciamescouto@gmail.com

    01/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente proposta de trabalho. Muito bem fundamentada. Estou pesquisando para um projeto com turmas de 8º e 9º ano e adorei a sequência didática.


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