28/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Reconhecer a utilidade dos Classificados de Jornal, através de discussão oral.
Exercitar a leitura e a interpretação através de atividades sobre Classificados de Jornal.
Produzir anúncios de jornal demonstrando conhecimentos sobre o gênero.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento e que já tenha familiaridade com JORNAL.
Momento 1
O professor pedirá aos alunos que levem jornais para a escola .
Após um tempo para leitura e manuseio individual (se possível sentados em círculo em um espaço diferente da sala de aula), o professor indagará aos alunos a respeito das partes (diferentes cadernos) encontrados em um jornal e pedirá que eles dêem atenção especial a uma parte que contenha anúncios (alguns jornais denominam essa sessão de CLASSIFICADOS)
(Imagem retirada do site: http://www.amaer.com.br/wp-content/gallery/imagens-do-portal/classificados.jpg)
O professor pedirá a alguns alunos que leiam anúncios aleatórios, levando-os a refletir:
Momento 2
Em um data-show o anúncio abaixo será apresentado aos alunos:
(Anúncio retirado do site: http://www.igf.com.br/imagens/artigos/7021-01.jpg)
E o professor abordará a estrutura e a função desse gênero a partir de perguntas dirigidas, tais como:
Momento 3
Em duplas, os alunos recortarão os tipos de anúncios de jornais solicitados e os colarão, agrupando-os em um quadro como o abaixo:
EMPREGOS |
IMÓVEIS |
VEÍCULOS |
|
|
|
Momento 4
A segunda atividade, também em duplas, será a seguinte:
Momento 5
Ainda em duplas, o professor solicitará que os alunos criem anúncios atrativos, da seguinte forma:
(Fonte: Livro "No Mundo da Alfabetização")
Momento 5
Como última atividade, o professor proporá que os alunos realizem uma brincadeira de troca de objetos na sala.
Para tanto, cada um terá que escrever um anúncio oferecendo seu objeto de forma chamativa. (caso os alunos queiram, poderão ilustrar ou colar uma foto do objeto).
Nesse anúncio os alunos precisarão descrever características POSITIVAS do seu objeto e estabelecer uma forma de contato para os interessados. (Telefone ou número da sala de aula, ou apenas o nome do anunciante)
Após essa escrita e correção pelo professor, os anúncios serão xerocados em uma ou mais folhas e comporão os CLASSIFICADOS DA TURMA.
Cada aluno receberá uma cópia dos CLASSIFICADOS para analisar e caso se interesse por algum objeto, poderá negociar com o colega que anunciou.
Outros tipos de anúncio podem ser encontrados no site: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=an%C3%BAncios+de+jornal&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=
O professor avaliará as respostas orais dos alunos a respeito do anúncio do carro, verificando se eles compreendem a estrutura do gênero anúncio.
A fim de avaliar a compreensão dos alunos desse gênero, o professor observará a desenvoltura dos alunos nas atividades em duplas e se eles fora capazes de produzir anúncios atrativos de troca de objeto.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2013
Cinco estrelasmuito boa a aula.Vou apropriar dela e trabalhar com a turma deste ano,uma turminha de 2º ano de escolaridade.
05/06/2012
Cinco estrelasÉ bom poder contar com novas ideias que nos auxiliam no processo de ensino/aprendizagem de maneira atrativa rumo a alfabetização e letramento.
16/04/2012
Cinco estrelasExcelente atividade. Será muito útil. Obrigada.
08/09/2011
Cinco estrelasadoreiasugestão de atividade