Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Classificados de Jornal: introdução ao gênero

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer  a utilidade dos Classificados de Jornal, através de discussão oral.

Exercitar a leitura e a interpretação através de atividades sobre Classificados de Jornal.  

Produzir anúncios de jornal demonstrando conhecimentos sobre o gênero.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento e que já tenha familiaridade com JORNAL.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor pedirá aos alunos que levem jornais para a escola .

Após um tempo para leitura e manuseio individual (se possível sentados em círculo em um espaço diferente da sala de aula), o professor indagará aos alunos a respeito das partes (diferentes cadernos) encontrados em um jornal e pedirá que eles dêem atenção especial a uma parte que contenha anúncios (alguns jornais denominam essa sessão de CLASSIFICADOS)

(Imagem retirada do site: http://www.amaer.com.br/wp-content/gallery/imagens-do-portal/classificados.jpg

O professor pedirá a alguns alunos que leiam anúncios aleatórios, levando-os a refletir:

  • Para que serve essa parte do jornal?
  • Quem se interessaria por essa sessão?
  • Que tipos de anúncios encontramos no jornal?

Momento 2

Em um data-show o anúncio abaixo será apresentado aos alunos:

(Anúncio retirado do site: http://www.igf.com.br/imagens/artigos/7021-01.jpg

E o professor abordará a estrutura e a função desse gênero a partir de perguntas dirigidas, tais como:

  1. Qual o objetivo desse anúncio?
  2. O que está sendo anunciado?
  3. Como percebemos que se trata de uma venda de carro, já que não há a palavra "vende"?
  4. Quais características desse "produto" foram apresentadas?
  5. As características atribuídas ao carro podem ser falsas? Por quê?
  6. As características descritas são positivas e tratam o carro como sendo de qualidade?
  7. O que aconteceria se o anunciante (quem anuncia) destacasse aspectos negativos do carro?
  8. A figura torna o anúncio mais atrativo e mais completo? Por quê?
  9. Qual o objetivo do anunciante  ao anunciar um produto ou um serviço?
  10. Qual frase deixa o anúncio mais atrativo?
  11. Quem provavelmente se interessaria por esse anúncio?
  12. Na sua opinião, falta algo no anúncio? Com quem a pessoa que se interessar pelo carro deverá tratar?

Momento 3

Em duplas, os alunos recortarão os tipos de anúncios de jornais solicitados  e os colarão, agrupando-os em um quadro como o abaixo:

EMPREGOS

IMÓVEIS

VEÍCULOS

Momento 4

A segunda atividade, também em duplas, será a seguinte:

  • Escolha um anúncio de jornal e responda às perguntas relativas a ele:
  1. A que esse anúncio diz respeito? (O que está sendo anunciado?)
  2. Quais características do que foi anunciado foram ressaltadas e citadas?
  3. Ele apresenta ilustrações?
  4. Há utilização de cores diferentes para destacar alguma informação?
  5. Foi fácil compreender esse anúncio?
  6. Você gostou da forma como o anúncio foi realizado? Por quê?

Momento 5

Ainda em duplas, o professor solicitará que os alunos criem anúncios atrativos, da seguinte forma:

(Fonte: Livro "No Mundo da Alfabetização")

Momento 5

Como última atividade, o professor proporá que os alunos realizem uma brincadeira de troca de objetos na sala.

Para tanto, cada um terá que escrever um anúncio oferecendo seu objeto de forma chamativa. (caso os alunos queiram, poderão ilustrar ou colar uma foto do objeto).

Nesse anúncio os alunos precisarão descrever características POSITIVAS do seu objeto e estabelecer uma forma de contato para os interessados. (Telefone ou número da sala de aula, ou apenas o nome do anunciante)

Após essa escrita e correção pelo professor, os anúncios serão xerocados em uma ou mais folhas e comporão os CLASSIFICADOS DA TURMA.

Cada aluno receberá uma cópia dos CLASSIFICADOS para analisar e caso se interesse por algum objeto, poderá negociar com o colega que anunciou.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará as respostas orais dos alunos a respeito do anúncio do carro, verificando se eles compreendem a estrutura do gênero anúncio.

A fim de avaliar a compreensão dos alunos desse gênero, o professor observará a desenvoltura dos alunos nas atividades em duplas e se eles fora capazes de produzir anúncios atrativos de troca de objeto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • isabel cristina, E.E.Haydée maria Imaculada Schittini , Minas Gerais - disse:
    belcristinab@hotmail.com

    20/05/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a aula.Vou apropriar dela e trabalhar com a turma deste ano,uma turminha de 2º ano de escolaridade.


  • Nilcilene Aparecida dos Santos, Escola Municipal Adelaide Joaquina/CEIM.Antônia Barbosa , Minas Gerais - disse:
    nillsantos1000@bol.com.br

    05/06/2012

    Cinco estrelas

    É bom poder contar com novas ideias que nos auxiliam no processo de ensino/aprendizagem de maneira atrativa rumo a alfabetização e letramento.


  • Eliana Bastos, E. E. Américo Martins da Costa , Minas Gerais - disse:
    bastoslia@hotmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente atividade. Será muito útil. Obrigada.


  • ERICA, Escola , Ceará - disse:
    erica.karisna@hotmail.com

    08/09/2011

    Cinco estrelas

    adoreiasugestão de atividade


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.