25/11/2010
Charlene de Oliveira Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Desenvolver o equilibrio por meio de atividades diversificadas para melhor aperfeiçoamento e desenvolvimento motor
Desenvolver a lateralidade por meio de atividades diversificadas para melhor aperfeiçoamento e desenvolvimento motor
Desenvolver e melhorar a noção de limite por meio de atividades diversificadas
Não é necessário para o desenvolvimento das atividades propostas trabalhar qualquer conhecimento prévio.
Reunir a turma e dividir em equipes mistas. De preferência em duas equipes para não se demorar muito nas atividades. Trabalhar em espírito de gincana, para haver a colaboração de todos e unir as pessoas. As provas necessariamente devem priorizar o desenvolvimento das capacidades motoras de membros superiores, pois além de ser o objetivo da aula, haverá oportunidade posterior para o desenvolvimento motor priorizando membros inferiores.
Professor, antes de iniciar a atividade proposta, preferencialmente, trace uma linha no chão e solicite que cada aluno tente passar por ela equilibrando-se sobre a mesma para melhor desenvolver o seu equilíbrio. É importante este treino seja muito mais fácil para que não se torne desinteressante a aula.
- Solicite aos alunos participantes das atividades propostas latas de refrigerantes; Dependendo do nível da turma, da facilidade do proposto, formar um trajeto mais ou menos longo. A quantidade de latas será dependente do tamanho do percurso, mas para cada metro de tábua, colocar cerca de 10 latas;
- Providencie algumas tábuas que serão o trajeto dos alunos;
- Construa uma linha com as latas de refrigerantes solicitadas;
- Em cima da linha traçada com as latas de refrigerantes coloque a tábua;
- Após toda a organização e preparação do espaço, forme filas de acordo com as equipes participantes;
- Em seguida, solicite que cada membro da equipe caminhe por cima da tábua completando todo o percurso proposto;
- Caso o aluno participante caia, o mesmo deverá reiniciar o percurso;
- Ganhará a brincadeira a equipe que concluir o percurso mais rápido;
Fonte: o autor
Importante não serem muito grossas, portanto pesadas, as tábua que serão colocadas em cima das latas de refrigerante. Caso não tenha como ter acesso a tábuas mais leves, pode-se fazer um teste antes colocando-se mais latas que o aqui indicado.
- Para aumentar o grau de dificuldade e motivar a turma a participar da 3ª atividade, providencie uma bandeja;
- Em seguida disponha objetos diversificados sobre a mesma. Comece com a bandeja vazia para dar aos alunos uma noção de equilíbrio com o uso das mãos limitado. Depois coloque na bandeja latas vazias que não foram usadas, cadernos ou livros que sejam de fácil equilíbrio. No fim desta atividade, colocar alguma bola de tênis ou de vôlei para dificultar o trajeto e tornar a brincadeira mais competitiva.
Cada volta das equipes pode-se aumentar o número de objeto.
Para a melhor compreensão desta tarefa,acesse o link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12729
Nesta próxima atividade, sugiro a confecção de pranchas que serão usadas. O professor distribui placas de madeira de diferentes tamanhos e espessuras para cada grupo.
Fonte: o autor
Como na figura acima, as madeiras levadas pelo professor servirão de base onde as pranchas serão colocadas. Quanto mais fina a parte da madeira que estiver em contato com a prancha, maior será o grau de dificuldade a ser superado pelos alunos.
Trocar a madeira por uma bola é interessante. Note que quanto mais vazia a bola estiver, mais fácil a atividade se torna. Assim como, para propor o desafio e tornar a aula mais interessante, deve-se manter a bola que servirá de base gradativamente mais cheia no desenvolvimento da aula.
Fonte: o autor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2704
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10892
A aula poderá ser avaliada mediante o interesse dos alunos no decorrer da atividade. Pode ser interessante colocar prova escrita para avaliar a desenvoltura da coerência na explicação de: por que as latas não amassaram? Ou por que quanto maior a altura com relação da tábua ao chão, mais difícil se torna o equilíbrio? Perguntas que explorem não exatamente o conteúdo da aula, mas o conhecimento que a aula conseguiu projetar nos alunos em outras situações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!