04/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Professor,
É fundamental que os alunos dominem as habilidades de leitura e escrita, e desejável que saibam reconhecer os verbos nos textos, mais especificamente os que se apresentam nos modos infinitivo e imperativo.
Primeira aula - 50 min.
Professor,
Projete na sala os textos abaixo e solicite que, oralmente, os alunos apontem as semelhanças e diferenças entre eles.
Espera-se que os alunos percebam que todos os textos apresentam verbos no imperativo, mas que pertencem a gêneros diferentes, tendo sido produzidos cada qual com um objetivo.
Aproveite esse momento para lembrá-los de que os textos são produzidos, levando em conta a mensagem a ser transmitida, em que situação e para quem.
Ao projetar cada imagem, leve os alunos a refletirem sobre esses aspectos e outros (como o uso de recursos visuais) e a apontarem por que o imperativo fora utilizado.
Espera-se que eles percebam diferentes implicações do imperativo na configuração do discurso
Texto 1
http://blog.educacional.com.br/meiregsouza/ , acesso em 11-09-10
Reflita com os alunos sobre o efeito da repetição aliada ao uso do imperativo na propaganda.
Texto 2
http://comunicapp.blogspot.com/ , acesso em 11-09-10
Reflita com os alunos sobre a importância da linguagem não verbal, nesse caso, para a compreensão da mensagem.
Eles deverão perceber que a imagem colada na frente do ônibus transforma a orientação em uma advertência.
Solicite que os alunos criem, coletivamente, uma frase que transmita a mensagem do texto anterior, sem utilizar o modo imperativo e o recurso da linguagem imagética. Registre no quadro.
Depois pergunte-lhes qual das duas advertências produz mais efeito sobre o pedestre e por quê.
Espera-se que eles concluam que é a primeira, devido ao uso de uma imagem chocante associada ao imperativo. Porém respeite as opiniões e argumentos dos alunos.
Texto 3
Ingredientes
2 latas de leite condensado,
2 colheres (sopa) de manteiga,
300 g de coco fresco ralado fino
Açúcar cristal Cravos-da-índia
Modo de Preparo
Numa panela, misture 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e 300 g de coco fresco ralado fino,
leve ao fogo,
deixe apurar por mais ou menos 15 minutos.
Retire do fogo e deixe amornar.
Faça bolinhas, passe pelo açúcar cristal e finalize com cravos-da-índia
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1252-beijinho.html, acesso em 11-09-10
Converse com os alunos sobre a estrutura do texto de receita.
Segunda aula - 50 min.
Solicite que os alunos, em grupos, elaborem cartazes com exemplos de uso do imperativo no texto.
Cada equipe deverá se concentrar em um sentido: ordem, conselho, pedido, orientação.
Oriente os alunos quanto à necessidade de planejarem os exemplos antes de começarem a produzir os cartazes.
Disponibilize dicionários para consulta, revistas, canetas coloridas, cartolinas, e todo material necessário para a atividade.
Depois de elaborados os cartazes, os grupos deverão apresentá-los e afixá-los no mural da sala, onde permanecerão como lembretes.
Terceira aula - 50 min.
Professor,
A partir desse momento é importante que as atividade sejam realizadas de forma interdisciplinar com o educador físico da turma.
Acesse a aula de educação física a seguir http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8050 , acesso em 11-09-19, elaborada pelo professor Túlio Campos do Centro Pedagógico da UFMG. Parte dela está reproduzida abaixo.
Brincando com a bola de vôlei
– jogo dos toques
Recursos: Bolas de Vôlei
Duração: Aproximadamente de 10 minutos
Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em trios.
Na quadra de jogo, cada trio deverá ter uma bola de vôlei.
O trio trocará passes, rebatendo a bola sem deixá-la cair.
Os passes podem ser realizados de qualquer maneira, com uma mão ou com as duas.
Atividade 2: Voleiperu
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Continuando com a mesma dinâmica da atividade anterior, mantenha alguns trios e fragmente outros para que alguns alunos possam fazer o papel do peru nos trios.
Os trios rebatem a bola e o peru tentará tomar a bola.
No momento em que o fizer, outro o substituirá.
Atividade 3: Perubacia
Recursos: bacias (desejável em número aproximado do total de alunos) e bolas de vôlei
Duração: aproximadamente 20 minutos
Descrição: Com a mesma dinâmica da atividade 2, distribua os baldes para os alunos que estão rebatendo a bola.
O peru continua fazendo parte do jogo.
Em seguida, oriente os grupos a tocaram a bola passando-a de balde em balde, sem deixá-la cair e sem que o peru a intercepte.
Caso ocorra, pessoa que perdeu a bola ou a deixou cair, passa a ser o peru.
Atividade 4: Voleibolbacia
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Recursos: Bacias e uma bola de voleibol
Descrição: Na quadra de vôlei o(a) professor(a) dividirá a turma em 4 equipes, cada uma ocupando seu campo de jogo.
Cada jogador terá em mãos uma bacia.
Professor(a), proponha as regras do jogo:
é permitido segurar o balde com uma ou com as duas mãos;
a bola tem que ser passada ao companheiro da equipe e/ ou retornar ao campo adversário; só é permitido 3 (três) “baldadas” – passes –;
não deixar a bola cair;
todo início de jogo será executado com um “saque baldada” – bola dentro do balde e será arremessada até o campo do time adversário.
Professor(a), para que todos possam jogar, faça com que cada partida tenha 5 minutos de duração.
Durante o jogo indique o que é regra no vôlei oficial e o que é possibilidade de construção de novas regras.
Professor,
Reproduza o texto acima para cada um dos alunos. Depois da leitura, discuta com a turma com que objetivo ele foi escrito e para quem. Peça que os alunos encontrem no próprio texto comprovações para suas respostas.
Espera-se que os alunos percebam que o texto foi escrito para orientar professores quanto à realização, nas aulas de educação física, dos jogos mencionados.
Reflita com os alunos sobre o modo como as orientações foram feitas: ora com verbos no infinitivo, ora com imperativo. Leve-os a perceber que o imperativo está sendo utilizado nos momentos em que o autor do texto está se dirigindo diretamente ao professor.
Quarta aula - 50 min.
Como atividade de produção de texto individual, sugira a seguinte:
Depois de corrigidos os textos, proponha uma reescrita coletiva. Convide o educador físico para esse momento e sugira que ele realize os jogos com os alunos no pátio ou na quadra da escola.
Quinta aula
Ainda em conjunto com o educador físico, divida a turma em cinco equipes e solicite que cada uma invente um jogo, como os sugeridos pelo professor Túlio Campos.
Os alunos deverão listar os seguintes itens:
Lembre-os de usar nas regras o imperativo.
Sexta aula - 1h e 40 min.
Essa aula deverá ser ministrada pelos dois professores envolvidos.
Leve os alunos para a quadra esportiva ou pátio da escola e oriente-os a testarem os jogos criados, da seguinte forma:
Sétima aula
Leve os alunos à sala de informática, para que cada equipe possa digitar, revisar e ilustrar seu texto.
Auxilie-os a verificarem a ortografia e a gramática dos textos.
Imprima cada jogo em uma folha e encaderne, formando um livro para ser exposto na feira cultural da escola.
Sugere-se que o educador físico inclua os jogos criados em seu planejamento, valorizando ainda mais a atividade.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7217 , aula sobre imperativo, utilizando como recurso jogos de tabuleiro.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19132 , aula sobre texto injuntivo.
http://atividadeseducativas-trocandoideias.blogspot.com/ - acesso em 27-10-10 - Textos sobre uso da informática educativa.
Professor,
Avalie o processo de construção do conhecimento, assim como o envolvimento dos alunos nas atividades.
Veja se eles aprenderam a identificar o uso de verbos no imperativo em diferentes gêneros textuais.
Observe se os jogos criados pelos alunos são coerentes e apresentam regras claras e objetivas, preferencialmente escritas no imperativo.
Nas produções de texto, assinale os problemas encontrados, teça comentários e proponha a reescrita. É fundamental que o aluno corrija os próprios erros para que o aprendizado seja efetivo.
Peça que os alunos também avaliem a sequência didática, apresentando sugestões e críticas construtivas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/08/2011
Cinco estrelasExcelente aula.