15/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.
Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação.
Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
Organize os alunos sentados em uma roda, no chão. Cada aluno deverá ter em mãos um copo de plástico. Escolha um aluno para iniciar a exploração sonora com o copo, ao som do tambor, que marcará a pulsação. Estabeleça que cada criança deverá “tocar o seu copo” 8 vezes (batendo-o no chão, por 8 pulsos). Assim que terminar, quem estiver ao lado inicia sua performance. Oriente-os no sentido de não repetirem a forma de tocar dos demais. Listamos abaixo algumas formas de tocar os copos:
1) copo com a boca virada para baixo;
2) copo com a boca virada para cima;
3) copo deitado, percutindo no chão de forma paralela;
4) copo inclinado, com a borda da boca percutindo o chão;
5) copo inclinado, com a borda da parte traseira (fundo) percutindo o chão;
6) copo com a boca virada para baixo, arrastando;
7) copo com a boca virada para cima, arrastando;
8) mão percutindo na boca do copo;
9) mão percutindo na parte traseira (fundo) do copo.
Dica
Proponha variação no andamento a cada rodada.
Organize os alunos sentados em roda, no chão. Cada aluno deverá ter um copo de plástico em mãos. Você deverá marcar a pulsação em um tambor ou qualquer outro instrumento de percussão. Cada aluno deverá propor quatro formas de tocar o copo, durante quatro pulsos. Os demais devem repetir. Veja o exemplo abaixo (os números entre parênteses referem-se ao pulso em que se está tocando):
1º aluno – Copo para baixo (1), Copo para baixo (2), Copo para cima (3), Copo para cima (4).
Turma – Imitação.
2º aluno (propõe uma nova sequência a ser imitada pelos demais) - Copo para baixo (1), Copo para cima (2), Copo para baixo (3), Copo para cima (4).
Turma – Imitação.
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada.
2) Proponha agrupamentos de pulsos maiores ou menores a cada rodada. Por exemplo, no lugar de 4 pulsos por pessoa, estabeleça 8 pulsos. Posteriormente, mude para 2 pulsos por pessoa.
3) Proponha agrupamentos de pulsos maiores ou menores dentro de uma mesma rodada: o primeiro aluno deverá tocar seu copo em dois pulsos; o segundo aluno deverá tocar em 4 pulsos e o terceiro deverá tocar em 8 pulsos, todas essas execuções intercaladas com a imitação rítmica da turma. A brincadeira continua e os demais participantes da roda voltam a fazer a sequência de 2, 4 e 8 pulsos.
Escolha um aluno para ser o “guia”. Ele deverá se posicionar de costas para os demais, que estarão sentados um do lado do outro, em linha reta. Você marcará a pulsação em um tambor. O aluno escolhido deverá reproduzir ostinatos rítmicos simples, a cada 4 pulsos, explorando duas possibilidades sonoras com o copo: copo virado para cima (copo “aberto”) e copo virado para baixo (copo “fechado”).
Organização espacial dos alunos:
(imagem de nossa autoria)
Legenda: |
COSTAS - aluno "guia" de costas. |
A - demais alunos, virados para o aluno "guia". |
Antes do jogo começar, identifique, junto à turma, a diferença de timbre e altura entre as duas formas de tocar : o som do copo “aberto” é mais agudo e estalado; o som do copo “fechado” é mais grave e velado.
O “guia” tocará o primeiro ostinato rítmico com seu copo e a turma deverá imitar o ritmo e o timbre propostos, e assim sucessivamente.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de copos de plástico (copos de mate, por exemplo) e de instrumentos de percussão para as atividades propostas.
Definição para "Ostinato" - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Textos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
Projeto "Lenga la lenga: jogos de mãos e copos":
http://www.lengalalenga.com.br/
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos exploraram várias possibilidades de timbre com os copos, se realizaram os ostinatos rítmicos e as sequências propostas nas Atividades 2 e 3 através da imitação e se diferenciaram o timbre dos copos na Atividade 3, executando a tarefa proposta.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/03/2013
Quatro estrelasGostei bastante da maneira como o conteudo e as atividades são apresentadas. Assim os alunos tambem tem chance de improvisar e compor. No entanto é bem complicado de praticar jogo de copos com turmas de educação infantil.
24/05/2012
Cinco estrelasMais uma fonte de inspiração enriquecedora. Acho q te reencontrei, depois do "Jogos de mão: execução, adaptação e composição", neste maio/2012, no CMB. Vc manda muito bem! bjo
03/08/2011
Três estrelasotima temática de aula,envolvendo os alunos os ensinando a trabalhar em comunidade.