Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ambiguidade na construção dos textos da propaganda

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

         Espera-se, com essa sequência didática, que os alunos desenvolvam habilidades de:

  • entender o que é ambiguidade;
  • perceber a ambiguidade em situações de uso incorreto, como um problema estrutural e semântico;
  • perceber a distinção dos usos da ambiguidade: de um lado o uso incorreto e de outro seu uso como recurso estilístico;
  • elaborar textos explorando a ambiguidade como recurso estilístico;
  • problematizar e avaliar as possibilidades de uso da ambiguidade, aplicando-a em textos próprios.
Duração das atividades
4 aulas, sendo duas de 1h e 40 min. e duas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

É importante que os alunos consigam identificar informações explícitas e implícitas nos textos.

Se a turma for mais imatura com relação à compreensão de textos, você deverá conduzí-la através de uma leitura compatilhada. Vá lendo e comentando os aspectos relevantes de cada texto. Permita e incentive a participação dos alunos nesse processo de construção do entendimento do texto.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

Professor,

Antes desta aula, imprima as imagens postadas a seguir, plastifique-as e as disponha nas paredes da sala.

Iniciada a aula, peça que os alunos se levantem, andem pela sala, com papel e lápis em mãos, para registrar o que veem em cada uma das figuras.

Podemos ver um coelho ou um pato.

Podemos ver um elefante, um cavalo e um gorila.

Podemos ver uma caveira ou um casal dançando.

Podemos ver uma jovem ou uma idosa.

Podemos ver um bando de pássaros ou um rosto feminino.

http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html, acesso em 11-09-09 

Terminada a atividade, converse com eles sobre a possibilidade de um texto transmitir mais de uma mensagem, seja ele composto por linguagem verbal, não verbal, ou por ambas. Se for o caso, trabalhe os conceitos que envolvem esses termos para que os alunos saibam exatamente o que você está tratando nesta aula.

Aproveite para retomar as características desses dois tipos de linguagem.

Em seguida solicite que os alunos consultem no dicionário o conceito da palavra ambiguidade e copiem no caderno, como fonte de consulta.

Segunda aula - 1h e 40 min.

Relembre com os alunos o conceito de ambiguidade e projete a propaganda a seguir.

 

http://www.1001franquias.com.br/noticia/562/Bio_Ritmo_lanca_ToTTal_Promocao._Seu_peso_vale_desconto_em_dobro.htm, acesso em 11-09-10 

Proponha oralmente aos alunos as seguintes questões: 

  1. Qual é o tema da propaganda?
  2. Que tipo de serviço é oferecido nela?
  3. Qual o nome da empresa prestadora do serviço anunciado?
  4. A imagem utilizada é comum em propagandas de academias?
  5. Qual a relação da balança com o anúncio?
  6. Qual o sentido da palavra trincar no texto?
  7. Por que a pessoa deve comemorar se conseguir trincar a balança?

Deixe que os alunos exponham  suas respostas, em seguida, distribua o texto abaixo e desafie-os com as seguintes perguntas ( a serem repondidas por escrito ):

  •  Qual a ambiguidade presente na propaganda?
  •  Ela contitui um erro, ou é proposital?
  •  Qual a mensagem por transmitida pelo, e com qual objetivo?
  •  A que público esta propaganda se destina?
  •  Na sua opinião, ela é eficaz? Justifique.

Texto a ser entregue para os alunos:

Ela pode ser redonda, quadrada, digital ou até mesmo analógica, mas, de fato, não é muito adorada pelas pessoas. A relação com a balança é ambígua, mas isso pode mudar. Para incentivar as pessoas a perderem os quilinhos extras, a Bio Ritmo Academia  acaba de lançar mais uma promoção de peso. Ou melhor, que transformará a massa corporal em desconto no ato da matrícula ou rematrícula do plano anual integral ou parcial. Trata-se da campanha: “Se a balança trincar, comemore!”.

A peça, que se diferencia das demais feitas pelo mercado fitness que sempre aborda o corpo sarado, já pode ser vista nas revistas Veja e no portal Uol. Em breve as rádios Band News, Su l América Trânsito, Metropolitana e 89FM receberão spots de 30 segundos.

Os interessados têm até o dia 31 de dezembro para passar em uma das unidades participantes e conferir até onde vai o ponteiro. O índice apontado será multiplicado por dois e convertido em reais, sendo o limite de peso de 150 quilos. Por fim, o valor obtido corresponderá ao crédito concedido e debitado somente na primeira parcela da mensalidade do plano escolhido.

Pessoas com obesidade ou patologias não serão contempladas e menores de 18 anos deverão ser acompanhados dos respectivos pais no ato da matrícula e na concessão da dedução. “A principal intenção é desarticular a ideia de que o peso é algo totalmente negativo. Neste caso, ele pode ser muito útil e ainda servir de estímulo para entrar em forma”, afirma Edgard Corona, CEO da Bio Ritmo. A promoção é valida para as 11 unidades de rua da rede em São Paulo (Paulista, Santo Amaro, Centro, Studium Morumbi, Continental Shopping, Shopping Interlagos, Shopping West Plaza, Shopping Tamboré, Shopping Pátio Higienópolis, Campo Belo e Cerro Corá) bem como as franqueadas Belém e Santo André.

http://www.1001franquias.com.br/noticia/562/Bio_Ritmo_lanca_ToTTal_Promocao._Seu_peso_vale_desconto_em_dobro.htm, acesso em 11-09-10 

Se houver dúvidas quanto ao vocabulário, oriente os alunos a tentarem ler o texto globalmente e, a partir da compreensão apresentada por eles, refletir sobre os significados das palavras desconhecidas.

    

Corrija oralmente as questões com os alunos.

Espera-se que eles percebam que a ambiguidade presente na propaganda é proposital, tendo como objetivo divulgar uma promoção voltada para o público "gordinho", a balança, nesse caso, é vista de forma positiva. O cliente deverá comemorar porque quebrou um objeto do qual não gosta, ou porque receberá desconto na academia?

Quanto à eficácia ou não da propaganda, respeite as opiniões, levando sempre em conta os argumentos.

Projete outras propagandas para a turma e discuta com os alunos as ambiguidades presentes em cada uma:

http://2.bp.blogspot.com/_ptqCAo-0vmk/S_MCvKIk4NI/AAAAAAAAAJc/Nxt5_DaJBtY/s1600/foto1.jpg, acesso em 11-09-10 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15226, acesso em 11-09-10 

Aproveite a propaganda acima para conversar com os alunos sobre a função do dicionário, explique que ele é um instrumento de consulta muito importante e que seu uso nada tem a ver com "burrice".

Terceira aula - 50 min.

Professor,

Inicie, refletindo com os alunos a respeito das propagandas trabalhadas na aula anterior. Lembre-os de que nela a ambiguidade foi utilizada propositalmente como um recurso para divulgar produtos e serviços.

Em seguida, escreva no quadro as frases a seguir e peça que os alunos identifiquem, expliquem e corrijam as ambiguidades presentes.

  1. Além do dentista, eu uso e recomendo. (Propaganda da Kolynos)
  2. O comerciante disse ao cliente que seu preço estava incorreto.
  3. João pediu a seu pai para preencher a ficha.
  4. Testemunhas viram o criminoso passar pela janela.

Sugestão: esse exercício ficará mais interessante se as frases forem coletadas dos textos dos próprios alunos. Não identifique os alunos autores dos textos para evitar constrangimentos de quaiquer natureza. Estimule-os a dar opinião sobre o que está ou não ambíguo e como seriam as formas de dar clareza ao texto.

Na correção da atividade, conduza os alunos a perceberem que as ambiguidades presentes nas frases não são propositais, mas causadas pelo uso incorreto de elementos da língua. Insista para que eles se coloquem em relação ao que é ou não um uso proposital.

Disponibilize jornais para os alunos peça que, em grupos, eles:

  •  procurem exemplos de frases ambíguas,
  •  recortem-nas do jornal,
  •  colem-nas caderno,
  •  reescrevam-nas.

Depois de concluir a atividade, cada grupo deverá apresentar suas frases para a turma.

Quarta aula - 1h e 40 min.

Essa aula deverá ter duração de 1 hora e 40 minutos, se possível.

Disponha novamente a turma em grupos e distribua revistas com muitas propagadas para que eles se habituem com as características do gênero. Deixe que folheiem livremente, durante uns 15 minutos.

Peça que eles escolham um produto (real ou fictício) e que elaborem um roteiro de propaganda para divulgá-lo no blog da turma. Lembre-os de usar a ambiguidade como recurso.

Em seguida, leve-os ao laboratório de informática para que criem as propagandas, utilizando o programa Corel Draw.

Acompanhe todo o processo, de preferência com o auxílio do professor de informática.

Terminada a tarefa, poste as propagandas no blog da turma.

Observação: Se  a escola não dispuser de laboratório de informática, sugere-se que os alunos façam cartazes de propaganda. Fotografe-os e indique a publicação no jornal da escola.

      

Recursos Complementares
Avaliação

Professor,

Leve em conta todo o desempenho do aluno no processo de formação do conhecimento. Veja se ele conseguiu compreender o que significa ambiguidade, quando ela é um recurso e quando representa um erro.

Nas exposições orais, não avalie apenas a desenvoltura e a adequação da linguagem, mas também o comportamento com relação à escuta.

Nas atividades escritas, aponte os erros, mas não as corrija, problematize essas incorreções para que o aluno reflita sobre os usos da língua. Assim, ele aprenderá mais, corrigindo os próprios erros. Sempre proponha a reescrita e nunca seja o primeiro ou o único leitor dos textos de seus alunos.

Proponha que eles avaliem o que aprenderam e como se deu esse processo. Se ainda há dúvidas, não hesite em convidar outros alunos para ajudar aos colegas que ainda não se apropriaram dos conceitos estudados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivete Queiroz, educação , Paraíba - disse:
    iqqueirozivete@gmail.com

    12/11/2014

    Cinco estrelas

    achei excelente, e de fácil acesso, principalmente para os alunos de letras/português. sou psicopedagoga clinica e institucional sempre estou antenada nas duas áreas educ e saúde.


  • Sandra Vieira, Colégio Estadual José Martins da Costa , Rio de Janeiro - disse:
    sahevi2003@yahoo.com.br

    07/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho! Bem estruturado, boa pesquisa, tempo viável. Só tenho elogios. Irá com certeza me ajudar com as turmas de EM.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.