19/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Espera-se, com essa sequência didática, que os alunos desenvolvam habilidades de:
Professor,
É importante que os alunos consigam identificar informações explícitas e implícitas nos textos.
Se a turma for mais imatura com relação à compreensão de textos, você deverá conduzí-la através de uma leitura compatilhada. Vá lendo e comentando os aspectos relevantes de cada texto. Permita e incentive a participação dos alunos nesse processo de construção do entendimento do texto.
Primeira aula - 50 min.
Professor,
Antes desta aula, imprima as imagens postadas a seguir, plastifique-as e as disponha nas paredes da sala.
Iniciada a aula, peça que os alunos se levantem, andem pela sala, com papel e lápis em mãos, para registrar o que veem em cada uma das figuras.
Podemos ver um coelho ou um pato.
Podemos ver um elefante, um cavalo e um gorila.
Podemos ver uma caveira ou um casal dançando.
Podemos ver uma jovem ou uma idosa.
Podemos ver um bando de pássaros ou um rosto feminino.
http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html, acesso em 11-09-09
Terminada a atividade, converse com eles sobre a possibilidade de um texto transmitir mais de uma mensagem, seja ele composto por linguagem verbal, não verbal, ou por ambas. Se for o caso, trabalhe os conceitos que envolvem esses termos para que os alunos saibam exatamente o que você está tratando nesta aula.
Aproveite para retomar as características desses dois tipos de linguagem.
Em seguida solicite que os alunos consultem no dicionário o conceito da palavra ambiguidade e copiem no caderno, como fonte de consulta.
Segunda aula - 1h e 40 min.
Relembre com os alunos o conceito de ambiguidade e projete a propaganda a seguir.
http://www.1001franquias.com.br/noticia/562/Bio_Ritmo_lanca_ToTTal_Promocao._Seu_peso_vale_desconto_em_dobro.htm, acesso em 11-09-10
Proponha oralmente aos alunos as seguintes questões:
Deixe que os alunos exponham suas respostas, em seguida, distribua o texto abaixo e desafie-os com as seguintes perguntas ( a serem repondidas por escrito ):
Texto a ser entregue para os alunos:
Ela pode ser redonda, quadrada, digital ou até mesmo analógica, mas, de fato, não é muito adorada pelas pessoas. A relação com a balança é ambígua, mas isso pode mudar. Para incentivar as pessoas a perderem os quilinhos extras, a Bio Ritmo Academia acaba de lançar mais uma promoção de peso. Ou melhor, que transformará a massa corporal em desconto no ato da matrícula ou rematrícula do plano anual integral ou parcial. Trata-se da campanha: “Se a balança trincar, comemore!”.
A peça, que se diferencia das demais feitas pelo mercado fitness que sempre aborda o corpo sarado, já pode ser vista nas revistas Veja e no portal Uol. Em breve as rádios Band News, Su l América Trânsito, Metropolitana e 89FM receberão spots de 30 segundos.
Os interessados têm até o dia 31 de dezembro para passar em uma das unidades participantes e conferir até onde vai o ponteiro. O índice apontado será multiplicado por dois e convertido em reais, sendo o limite de peso de 150 quilos. Por fim, o valor obtido corresponderá ao crédito concedido e debitado somente na primeira parcela da mensalidade do plano escolhido.
Pessoas com obesidade ou patologias não serão contempladas e menores de 18 anos deverão ser acompanhados dos respectivos pais no ato da matrícula e na concessão da dedução. “A principal intenção é desarticular a ideia de que o peso é algo totalmente negativo. Neste caso, ele pode ser muito útil e ainda servir de estímulo para entrar em forma”, afirma Edgard Corona, CEO da Bio Ritmo. A promoção é valida para as 11 unidades de rua da rede em São Paulo (Paulista, Santo Amaro, Centro, Studium Morumbi, Continental Shopping, Shopping Interlagos, Shopping West Plaza, Shopping Tamboré, Shopping Pátio Higienópolis, Campo Belo e Cerro Corá) bem como as franqueadas Belém e Santo André.
http://www.1001franquias.com.br/noticia/562/Bio_Ritmo_lanca_ToTTal_Promocao._Seu_peso_vale_desconto_em_dobro.htm, acesso em 11-09-10
Se houver dúvidas quanto ao vocabulário, oriente os alunos a tentarem ler o texto globalmente e, a partir da compreensão apresentada por eles, refletir sobre os significados das palavras desconhecidas.
Corrija oralmente as questões com os alunos.
Espera-se que eles percebam que a ambiguidade presente na propaganda é proposital, tendo como objetivo divulgar uma promoção voltada para o público "gordinho", a balança, nesse caso, é vista de forma positiva. O cliente deverá comemorar porque quebrou um objeto do qual não gosta, ou porque receberá desconto na academia?
Quanto à eficácia ou não da propaganda, respeite as opiniões, levando sempre em conta os argumentos.
Projete outras propagandas para a turma e discuta com os alunos as ambiguidades presentes em cada uma:
http://2.bp.blogspot.com/_ptqCAo-0vmk/S_MCvKIk4NI/AAAAAAAAAJc/Nxt5_DaJBtY/s1600/foto1.jpg, acesso em 11-09-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15226, acesso em 11-09-10
Aproveite a propaganda acima para conversar com os alunos sobre a função do dicionário, explique que ele é um instrumento de consulta muito importante e que seu uso nada tem a ver com "burrice".
Terceira aula - 50 min.
Professor,
Inicie, refletindo com os alunos a respeito das propagandas trabalhadas na aula anterior. Lembre-os de que nela a ambiguidade foi utilizada propositalmente como um recurso para divulgar produtos e serviços.
Em seguida, escreva no quadro as frases a seguir e peça que os alunos identifiquem, expliquem e corrijam as ambiguidades presentes.
Sugestão: esse exercício ficará mais interessante se as frases forem coletadas dos textos dos próprios alunos. Não identifique os alunos autores dos textos para evitar constrangimentos de quaiquer natureza. Estimule-os a dar opinião sobre o que está ou não ambíguo e como seriam as formas de dar clareza ao texto.
Na correção da atividade, conduza os alunos a perceberem que as ambiguidades presentes nas frases não são propositais, mas causadas pelo uso incorreto de elementos da língua. Insista para que eles se coloquem em relação ao que é ou não um uso proposital.
Disponibilize jornais para os alunos peça que, em grupos, eles:
Depois de concluir a atividade, cada grupo deverá apresentar suas frases para a turma.
Quarta aula - 1h e 40 min.
Essa aula deverá ter duração de 1 hora e 40 minutos, se possível.
Disponha novamente a turma em grupos e distribua revistas com muitas propagadas para que eles se habituem com as características do gênero. Deixe que folheiem livremente, durante uns 15 minutos.
Peça que eles escolham um produto (real ou fictício) e que elaborem um roteiro de propaganda para divulgá-lo no blog da turma. Lembre-os de usar a ambiguidade como recurso.
Em seguida, leve-os ao laboratório de informática para que criem as propagandas, utilizando o programa Corel Draw.
Acompanhe todo o processo, de preferência com o auxílio do professor de informática.
Terminada a tarefa, poste as propagandas no blog da turma.
Observação: Se a escola não dispuser de laboratório de informática, sugere-se que os alunos façam cartazes de propaganda. Fotografe-os e indique a publicação no jornal da escola.
http://www.brasilescola.com/redacao/ambiguidade.htm, texto didático sobre ambiguidade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=738, aula sobre ambiguidade
Professor,
Leve em conta todo o desempenho do aluno no processo de formação do conhecimento. Veja se ele conseguiu compreender o que significa ambiguidade, quando ela é um recurso e quando representa um erro.
Nas exposições orais, não avalie apenas a desenvoltura e a adequação da linguagem, mas também o comportamento com relação à escuta.
Nas atividades escritas, aponte os erros, mas não as corrija, problematize essas incorreções para que o aluno reflita sobre os usos da língua. Assim, ele aprenderá mais, corrigindo os próprios erros. Sempre proponha a reescrita e nunca seja o primeiro ou o único leitor dos textos de seus alunos.
Proponha que eles avaliem o que aprenderam e como se deu esse processo. Se ainda há dúvidas, não hesite em convidar outros alunos para ajudar aos colegas que ainda não se apropriaram dos conceitos estudados.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/11/2014
Cinco estrelasachei excelente, e de fácil acesso, principalmente para os alunos de letras/português. sou psicopedagoga clinica e institucional sempre estou antenada nas duas áreas educ e saúde.
07/10/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho! Bem estruturado, boa pesquisa, tempo viável. Só tenho elogios. Irá com certeza me ajudar com as turmas de EM.