Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Semana de Arte Moderna

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas o que foi a “Semana de Arte Moderna” e o que ela representou na época e até hoje para a cultura brasileira. Estas aulas podem ser trabalhadas com alunos que tenham alguma deficiência ou Necessidade Educacional Especial.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas, porém é importante destacar que os questionamentos feitos na “Motivação” da aula têm o intuito de, além de motivar os alunos, propiciar que eles expressem o que sabem sobre o assunto e então que possam perceber que os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema que será trabalho nas aulas é valorizado pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:


- Aula Interativa;


- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá apresentar aos alunos algumas imagens (Figs. 1, 2) e 3 e perguntar o que eles pensam quando as vêem.

Figura 1 – Imagem da tela “O Abaporu” de Tarsila do Amaral
Disponível em: http://fernandasouza.files.wordpress.com/2007/11/abaporu.jpg  Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 2 – Imagem de uma obra da artista Anita Malfatti
Disponível em: http://www.escritoriodearte.com/l2006/agosto/Quadros/Tozzi_Papagalia.jpg  Acesso em: 11. Jun. 2009.

Figura 3 – Imagem da obra “Moças de Guaratinguetá” de Di Cavalcanti
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SSES7DE24BI/AAAAAAAACLM/9Mky7K_TfVo/s400/cinco_mocas_de_guaratingueta_1930.jpg
Acesso em: 11. Jun. 2009.


Depois de ouvi-los a respeito das imagens, o professor poderá dizer que são imagens da cultura brasileira, especificamente da década de 20, período em que a Arte no Brasil passa a ser chamada de “Arte Moderna”.

Atividade 1

Neste momento os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos, compostos por três alunos, para que realizem pesquisas sobre o contexto histórico, político e econômico da década de 20 (Fig. 4) década em que ocorreu a primeira e tão importante “Semana de Arte Moderna” que foi um marco da cultura brasileira.

Figura 4 – Imagem de uma cidade do Brasil na década de 20
Disponível em: http://www.catanduvanarede.com/imagens/pass_brasil02.jpg  Acesso em: 11. Jun. 2009.

Sugerimos os seguintes temas para realização das pesquisas e estudo:


- Contexto Político – como era a organização política da década de 20 no Brasil.


- Contexto Econômico - como era a economia da época, o que predominava: comércio, agricultura e etc.


- Modernismo – o que foi o Modernismo Brasileiro.


- Semana de Arte Moderna – o que foi, onde ocorreu, o que significou e ainda significa para a Arte brasileira (para este tema três ou quatro grupos poderão fazer as pesquisas, pelo fato de ser o tema central das aulas).

Estas pesquisas po derão ser feitas por meio de diferentes fontes, tais como: (Enciclopédias, Dicionários, Livros Didáticos e Paradidáticos), e Internet.

 
Os sites indicados para as pe squisas estão relacionados abaixo:

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/  
http://almanaque.folha.uol.com.br/semana22.htm  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna  
http://www.museuvillalobos.org.br/villalob/biografi/semanart/imagens/fo to_01.gif  
http://acervos.ims.uol.com.br/local/Image/biblioteca/ingresso1.jpg  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo  
http://www.graud ez.com.br/literatura/modernismo.html  
http://www.puccamp.br/centros/clc/jornalismo/projetosweb/2003/Semanade22/oquefoi.htm  

Atividade 2


Os grupos poderão apresentar por meio de seminários (linguagem oral) os resultados de suas pesquisas, dando ênfase à linguagem falada, porém poderão também elaborar alguns cartazes contendo as informações principais da pesquisa. É muito importante que os alunos saiam do Ensino Fundamental com esta competência (oralidade) trabalhada pela escola básica, pois mais tarde, na vida acadêmica ou no mundo do trabalho as pessoas precisam se expressar por meio das palavras!
O professor deverá ficar atento no momento das apresentações orais dos alunos, procurando intervir sempre em que considerar necessário, nos casos de dúvidas e também complementar as informações trazidas pelos alunos, sobretudo a respeito da “Semana de Arte Moderna".

Atividade 3

Neste momento, ainda em pequenos grupos, os alunos poderão fazer uma visita virtual ao “Museu de Arte Moderna de São Paulo”, (Fig. 5) através do link abaixo:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=4&tamanhoPagina=25&categoria=5&outrosPaises=false  

Figura 5- Imagem do Museu do Ipiranga


Após selecionar o link do Museu de Arte Moderna de São Paulo, sugerimos que os alunos cliquem na opção “Educativo” para iniciar sua visita a tal Museu. O objetivo desta atividade é que eles tenham contato também com a arte da época atual (pós ano 2000), já que o tema principal da aula foi a década de 20 e a Semana de Arte Moderna.

Sugestões:

Sugerimos que o professor trabalhe outras aulas disponíveis no Portal do Professor que versam sobre “Artes”. A seguir algumas aulas:


Kandinsky e a Música: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1973  

O sonho de Dalí: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1871  

Fazendo Artes gráficas com os dedinhos das mãos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2018

Recursos Complementares

Dicionários, Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias e Internet.

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados no momento em que estiverem apresentando os resultados de suas pesquisas. As avaliações podem ser feitas em relação à linguagem oral e também escrita, por meio da construção dos cartazes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.