Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Índia e sua diversidade...

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas a localidade geográfica em que se encontra a Índia, bem como algumas especificidades deste país – sua cultura, religião, costumes e etc.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:


- Aula interativa;


- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Estando no Laboratório de Informática o professor deverá dizer aos alunos que eles estudarão sobre um país, que atualmente está sendo muito comentado. Em seguida deverá mostrar a seguinte imagem (Fig. 1) e perguntar se eles sabem qual país será o tema das aulas.

Figura 1 – Imagem de uma mulher Indiana
Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_322/122396318584bi0n.jpg Acesso em: 12. Jun. 2009.

Após ouvir as respostas e opiniões dos alunos sobre o país - tema das aulas, o professor deverá dizer aos alunos que eles deverão encontrar no Mapa Mundial tal país (Índia - se os alunos não acertarem qual é o país, o professor deverá dizer a eles) por meio Recurso (Fig. 2) a seguir:



Recurso:

Link do Recurso o site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=1933

Este Recurso é um Mapa, que tem o objetivo de mostrar o território mundial visto de uma projeção superior. Por meio de suas cores é possível delimitar as áreas da Terra, como o Oceano e a superfície terrestre.
Observamos que para a exploração do Recurso os alunos deverão estar divididos em duplas ou trios no Laboratório de Informática.


Atividade 1

Para auxiliar os alunos no reconhecimento da Índia no Mapa Mundial, eles poderão comparar a imagem da Figura 2 com outras apresentadas em Mapas disponíveis em Livros Didáticos, Atlas, entre outros. Sugerimos mapas que poderão ser vistos através do link abaixo (Fig. 2):

http://planetageo.sites.uol.com.br/fmapas.htm  Mapa Mundial

Figura 2 - Imagem do site

É importante que o professor disponibilize também outros materiais para a pesquisa, como, por exemplo, livros didáticos, Atlas entre outros materiais para a realização desta pesquisa.

Após ter feito o reconhecimento da Índia no Mapa do Recurso, e por meio do auxílio do mapa apresentado os alunos, eles poderão fazer pesquisas sobre o país e suas características.

Atividade 2

É importante que cada grupo faça pesquisas sobre uma característica do país estudado – Índia. Sugerimos abaixo os temas indicados para pesquisa e seus respectivos sites:

1- Informações gerais: http://www.suapesquisa.com/paises/india/  

2- Moeda Indiana: http://especial.caminhodasindias.globo.com/conexao-india/

3- Religião: http://especial.caminhodasindias.globo.com/conexao-india/category/religiao/  

4 – Cultura: http://especial.caminhodasindias.globo.com/conexao-india/category/cultura/     

5 – O Hinduísmo: http://especial.caminhodasin dias.globo.com/conexao-india/2008/12/09/o-hinduismo/  

6- Outras informações sobre a índia: http://especial.caminhodasindias.globo.com/conexao-india/2008/12/09/conheca-a-india/

7- As ruas: (Fig. 3)
http://especial.caminhodasindias.globo.com/conexao-india/2008/12/09/as-ruas-carros-riquixas-e-camelos-se-misturam-harmoniosamente/  

8- O que é um Daliti?:
http://especial.caminhodasindias.globo.com/voce-sabia/2009/03/03/o-que-significa-ser-um-dalit/

9- O que significam as Castas:
http://especial.caminhodasindias.globo.com/conexao-india/2008/12/23/divididos-em-castas/

10 – Informações sobre a novela “O caminho das Índias”:  http://caminhodasindias.globo.com/

Figura 3 - Imagem do site que fala sobre as ruas e o trânsito na índia

Com esta atividade, os alunos poderão aprender, por meio de suas pesquisas a diversidade que existe na Índia, bem como as diferenças que existem entre este país e o nosso. Poderão assim, trabalhar o respeito que deve haver entre as diferenças de cultura, religião, etnia, entre outros aspectos! Para isso, é fundamental que o professor oriente os alunos neste sentido.


Atividade 3

Neste momento cada grupo apresentará os resultados de suas pesquisas por meio da linguagem oral. Sugerimos que cada grupo elabore um texto jornalístico, do tipo notícia, e apresente as informações pesquisadas para o professor e os demais alunos da sala de aula.

Para explicação do que seja um texto jornalístico, sugerimos que o professor apresente a seguinte informação aos alunos, conforme o site (Fig. 4) abaixo:

http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/  

Figura 4 - Imagem do site sobre o texto jornalístico

Com o objetivo de fazer o fechamento destas aulas, sugerimos que o professor apresente novamente a figura 1 do início destas, e favoreça que os alunos possam concluir que esta se trata da figura da mulher muçulmana (que faz parte da religião mulçumana) e de uma etnia muito diferente da maioria dos brasileiros...

Sugestões:

1) Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com o assunto da diversidade, por meio de algumas aulas publicadas no site do Portal do Professor, tais:


- Conhecendo as Linguagens das Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1227

- Festas Populares Brasileiras: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1652

2) Sugerimos também que o professor trabalh e o assunto da etnia e para isso, poderia trabalhar com os al unos, primeiramen te, o que significa esta palavra!

Recursos Complementares

Internet, livros, Atlas, mapas etc.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente no momento em que deverão expor os conhecimentos adquiridos através das pesquisas na internet entre outras fontes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.