19/06/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Com estas aulas os alunos aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros!
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou da Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso pode ser salvo em DVD e transmitido pela televisão.
Sugerimos que o professor leve à sala de aula vários livros infantis (Fig. 1) para que os alunos possam visualizá-los, manuseá-los etc.
Figura 1 – Imagem de livros infantis
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ihxvBxC9f5g/SdEW5METkOI/AAAAAAAABVQ/g4e3hpI_9ak/s320/festa_livro_infantil_002.jpg
Acesso em: 12. Jun. 2009.
Feito isto, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
- Vocês já pararam para pensar como um livro infantil é feito?
- Como é o processo de criação de um livro?
- Observem que há no livro (geralmente na capa) o nome do autor e do ilustrador. Vocês sabem qual é a diferença entre autor e ilustrador?
É importante que, neste momento, cada aluno tenha em mãos um livro e que aqueles que quiserem expressar seus conhecimentos prévios sobre a diferença entre autor e ilustrador possam fazê-lo!
- Vamos agora assistir um vídeo em que vamos aprender como este processo é feito; o processo de criação da história e de criação da ilustração do livro!
Em seguida, os alunos deverão se dirigir até o Laboratório de Informática ou à Sala de Vídeo para assistir o Recurso, que é um vídeo.
Recurso:
Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8832
O Recurso (Fig.2) é um episódio da série Viagens de Leitura, da TV Escola em que mostra o processo de construção física do livro e como ocorre a união entre a escrita e a imagem nas páginas dos livros. Este ressalta a importância da ilustração para o desenvolvimento da criatividade nas crianças, bem como o aprendizado da Língua Portuguesa. Além disso, o vídeo favorece a possibilidade dos alunos esclarecem dúvidas e curiosidades ao conversarem diretamente com escritores e ilustradores de livros infantis sobre o processo de criação das histórias destes. O vídeo tem a duração aproximada de treze (13) minutos.
Figura 2 - Imagem do Recurso
Após conhecerem o processo de criação de um livro, desde sua concepção até sua ilustração, os alunos deverão, neste momento, dividir-se em duplas para que cada dupla elabore um livro!
É importante que o professor auxilie os alunos no momento de formação das duplas, para que estas sejam de certa forma, heterogêneas, ou seja, que em uma dupla haja um aluno que tenha mais facilidade para escrever e outro mais facilidade para desenhar! No entanto, é importante que o trabalho (elaboração de um livro) seja feito em parceria (Fig. 3), que ambos tenham participação na criação da história e também na confecção das ilustrações.
Ressaltamos que o professor deve incentivar a cooperação entre os membros do grupo, para que possam criar uma história e suas ilustrações em comum acordo, sempre que um respeite a idéia do outro!
Para isso, o professor deverá disponibilizar aos alunos papéi s de sulfite (ou outro) para que façam seus livros. O professor deverá orientar os alunos a fazerem uma capa, colocar nela o nome dos autores e ilustradores.
Desta forma nestas aulas, além da criatividade e do trabalho com as Artes (ilustrações), a Língua Portuguesa e sua escrita também serão trabalhadas!
Figura 3 – Imagem de crianças trabalhando em conjunto.
Disponível em: http://www .colegiomonteirolobatoaraxa.com.br/mediac/400_0/media/DIR_99245/mesa$20de$20letras.jpg Acesso em: 08. Jun. 2009.
1)Sugerimos que após o término da confecção dos livros, que o professor, juntamente com os alunos, organize uma “Feira do Livro” para que possam mostrar aos demais alunos da escola a produção de seus livros, incentivando assim que os alunos da escola também produzam seus livros!
2) Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com seus alunos uma aula publicada no site do Portal do Professor que aborda, entre outras atividades, como o papel é produzido.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1595
Livros de Literatura Infantil, Papéis, lápis de cor.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas; desde os momentos de discussão inicial até o momento de finalização do livro infantil!
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/12/2015
Cinco estrelasMaravilhosa oportunidade de entusiasmar o alunado e experimentar um momento de criação e organização com total envolvimento da turma, esta como protagonista do projeto. Parabéns!
30/07/2014
Cinco estrelasAmei este projeto vou fazer com meus alunos.
11/09/2013
Cinco estrelaseu adorei muito me ajudou demais
08/05/2013
Cinco estrelasADOREI SUA SUGESTÃO, É ESTE TIPO DE TRABALHO QUE FAZ O ALUNO CRESCER,E SE SENTIR VALORIZADO. JÁ FIZ ALGO SEMELHANTE E DEU MUITO CERTO, FOI UM TRABALHO TIPO MONOGRAFIA DE CADA ALUNO TURMA DO 5º ANO. PARABÉNS.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante e significativa.Pois,iniciou-se à atividade contando a história do livro,como surgiu... Isso dá um prazer maior aos alunos,eles ficam interessados na história,principalmente se visualizarem através do uso tecnológico.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante esse tipo de aula.Também já desenvolví um projeto cujo o nome era: l FESTIVAL DE LEITURA E ESCRITA. Este projeto oportuniza os alunos a criarem suas próprias histórias e apresentarem atrvés de um livro. Um projeto desse tipo não pode faltar na escola, pois além de trabalhar a imaginção, a arte de ilustrar e elaborar textos desenvolve em nossos alunos o prazer pela leitura e escrita.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito,achei hiper interessante e com certeza é um trabalho que proporciona aprendizagem aos alunos. Parabéns. Geísa Macambira
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula por tudo, os recursos são excelentes para incentivar e despertar os alunos uma vez que os nossos recursos de materiais e pouco
24/03/2010
Uma estrelaA professora se utiliza de expressões que na minha opinião não são esclarecedoras para crianças na etapa de ensino.Além do que não deixa claro que passos utilizou, que estratégias foram pensadas e/ou que recursos foram necessários para o processo de elaboração do livro pelas duplas.Não basta dividir as crianças em pares e, simplesmente, após o manuseio de livros e de assistirem a um vídeo pedir p/ que "criem" um livro nas mesas, sem que haja direcionamento para um tema ou construção de história.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, muito rica e significativa, também gosto de trazer novidades para minhas aulas e torná-las mais atraentes aos alunos. O trabalho com leitura, além de sua importância no aprendizado, me fascina. parabéns!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasUma atividade realmente atraente e significativa. O estimulo a leitura e sua valorização como fonte de prazer e informação deve fazer parte do cotidiano da escola.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei tua atividade. Tambem desenvolvo este tipo de atividade. Acredito que tem diversos significados e muita importância para o aluno. Esta atividade oportuniza aos alunos criarem suas próprias histórias e apresentarem através do livro. É obra inédita.É deles. Ficam muito orgulhosos com a produção. Entendo ser um dos melhores caminhos para a apropriação da escrita e desenvolvimento do gosto da leitura pelos alunos. Parabens. Muito sucesso. Prof. Ivo
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é super interessante uma vez que ensina de forma lúdica todos os passos para a construção de livros, esse recurso que não pode faltar em nehuma sala de aula. Melhor ainda quando é confeccionado inteiramente pelas crinaças. Nota 10 para essa aula.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é bem interessante, ajuda aqueles que gostam de desenhar a desenvolver seu lado artistico. Uma sugestão é que os alunos poderiam escrever suas próprias histórias dentro do livro confeccionado. Seria uma autobiografia.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é maravilhosapois, além de trabalha a imaginação, a arte de ilustrar e de elaboração de textos. Instiga ainda, o gosto pela leitura.