12/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
1. Debater o tema pobreza no mundo e suas possíveis soluções
2. Conceituar o que e como são comparativos e superlativos em Inglês
3. Reconhecer a forma e o uso do tempo verbal Presente Contínuo em textos simples
4. Utilizar as estratégias de leitura de textos em Língua Inglesa – skimming and scanning
5. Produzir textos orais e escritos simples em Inglês
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, o professor dividirá os alunos em duplas para que explorem alguns sites relacionados ao tema destas aulas – poverty (pobreza). O intuito de tal exploração é, justamente, descobrir qual tema todos os textos dos sites tratam em comum. Portanto, o professor, sem dizer qual é o tema desta aula aos alunos deverá propor, no início das atividades a seguinte questão norteadora:
This class is about the main subject of these sites. What is it? How do you know? – Esta aula é sobre o assunto principal desses sites. Qual é ele? Como você sabe?
RECURSO – Sites Sugeridos para Pesquisa
http://www.care.org/campaigns/childrenpoverty/facts.asp
http://www.heartsandminds.org/poverty/hungerfacts.htm
http://www.dosomething.org/tipsandtools/11-facts-about-global-poverty
http://www.squidoo.com/poverty
http://povertyblog.wordpress.com/poverty_facts_and_statistics/
http://www.worldhunger.org/articles/Learn/world%20hunger%20facts%202002.htm
http://www.nativevillage.org/Messages%20from%20the%20People/21st%20poverty_facts_and_stats.htm (Fig. 1)
http://connect.worldvision.org/site/c.luLVJaMSKpH/b.851275/k.C452/Facts_About_Poverty.htm
Figura 1 – Imagem do Recurso
O assunto principal de todos os sites propostos é a pobreza (poverty). Isto se percebe a partir da repetição da palavra poverty ao longo dos textos apresentados nos sites, bem como seu uso nos títulos destes (textos). Para a compreensão do tema geral dos textos, os alunos deverão utilizar a estratégia de leitura “skimming”.
OBSERVAÇÃO: a aula “Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa!” estão disponibilizadas explicações e atividades relacionadas à estratégia de leitura proposta. A aula está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18950
Durante o processo de exploração do site pelos alunos, o professor deverá circular entre as duplas, orientando os alunos para que utilizem a estratégia adequada (skimming) para a sua compreensão.
Finalizado este momento, os alunos, que se sentirem à vontade, expressarão, em aula aberta, o que consideram ser o tema dos textos dos sites, o qual será o tema da aula. Caso o professor perceba que a turma, de uma forma geral, ainda está tendo dificuldades para a realização da tarefa, poderá sugerir que analisem os textos sob sua orientação. Ou seja, a turma toda se tornará um grupo que compartilha ideias sobre o que se apresenta no texto enquanto, e o professor orienta a busca de palavras chave (as que se repetem no texto).
Por exemplo, o professor solicitaria que todos os alunos se direcionassem a um, dois ou três sites (um de cada vez), e faria questões do tipo:
Concluindo este momento, o professor exibirá o vídeo “Erradicar a fome e a extrema pobreza...” (Fig. 2), com a duração de 1:35. Após a exibição do vídeo, deverá perguntar aos alunos:
RECURSO - Vídeo “Erradicar a fome e a extrema pobreza...”
http://www.youtube.com/watch?v=_nGHdgAaZaU&feature=related
Figura 2 – Imagem do Recurso
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de Motivação, o professor estimulará os alunos a refletirem sobre o que seja pobreza. Assim, cada dupla receberá uma folha de atividade (Fig. 3) com algumas questões sobre o tema, as quais devem ser debatidas, preferencialmente em Inglês.
RECURSO - Folha de Atividade
http://www.slideshare.net/jugense/poverty-5101287
Figura 3 – Imagem do Recurso
É importante que o professor circule entre as duplas e estimule os alunos a perceberem as semelhanças e as diferenças entre suas opiniões.
Ao final desta atividade, o professor promoverá um debate em aula aberta. Os alunos que se sentirem à vontade apresentarão suas respostas à turma, bem como, sob a supervisão do professor, questionarão as respostas de outras duplas.
Caso necessite de maiores informações sobre o tema destas aulas (poverty around the world – pobreza no mundo) para que possa gerenciar o debate, o professor poderá consultar alguns sites sobre o tema, como os sugeridos no recurso abaixo.
RECURSO - Sites sobre Pobreza
http://en.wikipedia.org/wiki/Poverty
Figura 4 – Imagem do Recurso
Se considerar conveniente, o professor poderá solicitar que os alunos visitem alguns dos sites sugeridos durante a realização do debate, para visualização de informações sobre o tema proposto.
ATIVIDADE 2
Finalizado o debate, o professor requisitará que as duplas realizem pesquisas na Internet para que descubram quais são os cinco países mais pobres do mundo, propondo as seguintes perguntas:
Para realização das pesquisas, sugerimos os seguintes sites:
RECURSO – Sites Sugeridos Para Pesquisa
http://www.infoplease.com/ipa/A0908763.html
http://www.hottnez.com/the-10-poorest-countries-of-the-world/
http://financialranks.com/?p=40
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)_per_capita
Assim que as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor orientará para que, sob sua supervisão, leiam o texto “Poorest Countries in the World” (Fig. 5) e verifiquem se suas respostas às questões propostas estavam adequadas. Para tanto, utilizarão a estratégia de leitura “scanning”, que consiste na busca de informações específicas no texto.
OBSERVAÇÃO: a aula “Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa” estão disponibilizadas explicações e atividades relacionadas à estratégia de leitura proposta. A aula está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18883
RECURSO - Texto “Poorest Countries in the World”
http://www.economywatch.com/node/5890/
Figura 5 – Imagem do Recurso
Conforme o texto proposto, os países mais pobres do mundo são, conforme a renda per capta média de seus habitantes: Sierra Leone (Serra Leoa), Tanzania (Tanzânia), Burundi, Malawi, Ethiopia (Etiópia), Níger (Nigéria), Guinea-Bissau, Dem. Rep. Congo (República Democrática do Congo), Mali e Congo.
Tendo os alunos descoberto quais são os países mais pobres do mundo, deverão continuar a pesquisar na Internet sobre os mesmos, para responder às seguintes perguntas:
RECURSO Sites para Pesquisa
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/sl.html
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/tz.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Burundi
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/by.html
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/mi.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Malawi
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1072164.stm
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/et.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Nigeria
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ni.html
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/pu.html
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1043287.stm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Democr%C3%A1tica_do_Congo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Congo
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/cg.html
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/cf.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Guinea
http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1021454.stm
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/gv.html (Fig. 6)
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/br.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Brazil
Figura 6 – Imagem do Recurso
Durante a realização da atividade, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as pesquisas. O professor deverá orientar, o tempo todo, que os alunos estabeleçam comparações entre as características dos países propostos entre eles e com o Brasil. Por exemplo, poderão dizer: “Brazil is richer than Nigeria (O Brasil é mais rico do que a Nigéria)” ou “Sierra Leone is the poorest country of the world” (Serra Leoa é o país mais pobre do mundo).
ATIVIDADE 3
A partir das pesquisas dos alunos, o professor proporá o estudo dos comparativos e superlativos em Inglês. Para tanto, sugerimos que os alunos, ainda em duplas, leiam sobre e analisem o conceito de superlativo e comparativo sob a supervisão do professor, a partir de pesquisas em sites da Internet.
RECURSO – Sites Sugeridos para Estudo de Comparativos e Superlativos em Inglês
http://www.inglesvip.com/grammar/degrees-of-comparison.html
http://www.zapenglish.com/gramatica/adjetivos-comparativos.php
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/adjetivos3.php
Após lerem sobre o conceito de comparativo e superlativo nos sites propostos, deverão criar, a partir das informações coletadas nas pesquisas, frases que contenham comparações ou superlativos. Por exemplo, os alunos poderão extrair frases como: “Brazil is richer than Nigeria (O Brasil é mais rico do que a Nigéria)” ou “Sierra Leone is the poorest country of the world” (Serra Leão é o país mais pobre do mundo).
O professor deverá o tempo todo circular entre as duplas e orientar quanto ao conceito de superlativo e comparativo quando se fizer necessário.
Na sequência, cada dupla apresentará, em aula aberta e oralmente, uma das frases produzidas utilizando superlativos e comparativos.
Dando continuidade, o professor auxiliará os alunos a concluirem sobre o que são compartivos e superlativos em Inglês, requisitando que respondam e debatam, em aula aberta, as seguintes perguntas:
Para finalizar este momento cada aluno deverá escrever em seu caderno a resposta das perguntas propostas. Por exemplo, um aluno poderá escrever:
Usamos comparativos para estabelecer relações entre as características de dois itens (por exemplo, entre dois países). Por exemplo: “Brazil is richer than Nigeria (O Brasil é mais rico do que a Nigéria)” Comparativos geralmente são formados usando o sufixo –er acrescentado ao adjetivo + than. Ex: rich – richer than (rico – mais rico que). Caso o adjetivo seja longo, usamos more + adjetivo + than. Por exemplo: Brazil is more beautiful than Nigeria (O Brasil é mais bonito do que a Nigéria).
Os superlativos são usados para indicar a superioridade de um dos itens de um grupo. Por exemplo, refletindo sobre o grupo de países mais pobres do mundo dizemos: “Sierra Leone is the poorest country of the world” (Serra Leoa é o país mais pobre do mundo). Para formar um superlativo geralmente usamos a forma: the + ADJETIVO–est (ex: the poorest). Também podemos, para adjetivos longos, usar a forma THE + MOST + ADJETIVO (ex: Brazil is the most beautiful country of the world = O Brasil é o país mais bonito do mundo.”).
ATIVIDADE 4
Ainda a partir das pesquisas, os grupos criarão um pôster virtual interativo escrito, preferencialmente, em Inglês, em que poderão incluir textos, imagens e sons. Tais pôsteres também são chamados de glogs, uma vez que são criados a partir da plataforma Glogster, um site que visa ser uma rede social em que as pessoas compartilham opiniões e ideias por meio de tais pôsteres interativos (Fig.7).
Redes sociais, de modo geral, podem ser entendidas como formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. (Adaptado de: http://dicionario.babylon.com/rede%20social/ Acesso em: 15 de junho de 2010.).
RECURSO - Glogster
Figura 7 – Imagem do Recurso
Sugerimos que o professor experimente criar um pôster virtual interativo antes do trabalho em classe com os alunos, acessando o Recurso postado abaixo:
RECURSO
http://www.glogster.com/edit/glog/?action=glogs_create
Observação: segundo informações do próprio site, a plataforma Glogster-Edu (Fig. 8), derivada do Glogster é uma ferramenta que possui interface que oferece mecanismos para trabalhos em grupo e uma sala de aula virtual segura, privativa, confiável e monitorada, que comporta até 100 alunos. Caso o professor deseje formar uma turma de alunos no Glogster-Edu é necessário que, primeiramente, crie sua conta em tal ambiente, clicando no ícone “edubasic – it is free – register now” e fornecendo os dados necessários, como, por exemplo, nome e data de nascimento.
Para que os alunos participem da turma do referido professor, este, logado em sua área, deverá acessar “My Dashboard” e em seguida em “Add new students” à direita da tela. O sistema pedirá, então, o número de alunos que se deseja adicionar à turma, gerando as contas, que poderão ser gerenciadas pelos alunos/professor. Ressata-se que para a realização de tal atividade não é obrigatória a criação de uma turma, mas como o Glogster objetiva ser uma rede social, em que as pessoas podem ser adicionadas a conta pessoal como amigas, tal procedimento seria interessante por facilitar a mediação da interação on-line entre os alunos da turma.
RECURSO - Glogster
Figura 8 – Imagem do Recurso
Durante a criação dos pôsteres o professor circulará pela sala, supervisionando o trabalho dos alunos.
Observação: Caso não seja possível criar os pôsteres virtuais interativos, sugerimos que os alunos criem apresentações de slides. Para tanto, poderá ser utilizado o software Impress, que pode ser baixado gratuitamente, conforme recurso postado abaixo.
RECURSO Impress
http://download.openoffice.org/
ATIVIDADE 5
Nesta etapa, os pôsteres criados serão finalizados e apresentados.
Ao clicar na opção “Save and Publish, o pôster virtual criado será salvo e logo após, em "Share Glog" uma janela com várias opções de envio direto da montagem para Redes Sociais (como, por exemplo, o Orkut) ou para um e-mail irá aparecer. Também é possível copiar o código-fonte do pôster criado e inseri-lo (embbed) em um blog da turma.
Considerando tais opções, o professor indicará aos alunos que salvem seus pôsteres da forma que considerar mais adequada. Sugerimos a criação de um blog da turma em que os mesmos sejam inseridos, tendo em vista que, objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida.
A criação do blog favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou páginas da Internet, bem como para mídias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)
Informações sobre como criar um blog (Fig. 9) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 9 – Imagem do Recurso
Após os pôsteres virtuais criados serem salvos, os grupos os apresentarão oralmente para a turma toda em aula aberta, preferencialmente em Inglês. Para tanto, sugerimos que seja utilizado equipamento do tipo “Data-Show” para que toda a turma possa visualizar as produções das duplas ao mesmo tempo.
ATIVIDADE 6
Para finalizar as atividades destas aulas, o professor proporá que as duplas escrevam, pelo menos, duas frases em Inglês sobre o que tem sido feito para erradicar a pobreza do mundo. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
Durante a escrita das frases é importante que o professor estimule os alunos para que utilizem o tempo verbal “Presente Contínuo”, por estarem referindo-se a ações em andamento. Por exemplo, uma dupla poderá escrever:
We are studying to have a better job. (Nós estamos estudando para ter um emprego melhor).
The social indicators in Brazil are improving.(Os indicadores sociais no Brasil estão melhorando).
Os alunos poderão, ainda, pesquisar sobre o tema proposto para a escrita das frases:
RECURSO - Sites Para Pesquisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Poverty_reduction
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/05/100525103939.htm
http://wiki.answers.com/Q/How_do_you_reduce_poverty
Depois de escritas as frases, as duplas que se sentirem à vontade apresentarão suas frases sobre o que tem sido feito para reduzir pobreza por eles, no Brasil e no mundo. Neste momento, o professor deverá salientar que o tempo verbal Presente Contínuo é utilizado pois visa-se ressaltar que a atividade tem uma duração no tempo e acontece agora. Por exemplo: We are studying to have a better job. (Nós estamos estudando para ter um emprego melhor), indica algo que tem sido feito em progresso no tempo atual, agora – estudar. As frases criadas poderão ser incluídas no blog da turma ou escritas na forma de cartazes (em cartolina) e afixadas nos corredores da escola, visando despertar o interesse de todos os alunos da escola sobre o tema.
SUGESTÕES
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em duplas, bem como a compreensão e criação dos textos e frases em Inglês sobre o tema proposto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/05/2011
Cinco estrelasMuito interessante! Adorei os recursos utlizados.