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Qualidade da água

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os indicadores químicos e físicos, relacionando-os com a qualidade da água.

Conhecer protocolos de avaliação rápida de qualidade da água.

Relacionar a presença ou ausência de alguns seres vivos com a qualidade da água.

Identificar macroinvertebrados em diferentes condições de qualidade de água.

Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter noção o conceito de Bioindicador, invertebrados e insetos. Ver link de aulas anteriores:

Invertebrado bicho é... - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20152 (consultado em 16/09/10, às 10h25min).

Quem são os insetos? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20162  (consultado em 16/09/10, às 10h27min).

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Qualidade da Água

1.Parâmetros de qualidade da água

A água contém, geralmente, diversos componentes, os quais provêm do próprio ambiente natural ou foram introduzidos a partir de atividades humanas.

Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.

Parâmetros Físicos

a) Temperatura

b) Sabor e odor

c) Cor

d) Turbidez

e) Sólidos

f) Condutividade Elétrica

Parâmetros Químicos

a) pH (potencial hidrogeniônico)

b) Alcalinidade

c) Nitrogênio

d) Oxigênio Dissolvido (OD)

e) Matéria Orgânica

O QUE SÃO BIOINDICADORES?           

Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental. Os bioindicadores são importantes para correlacionar com um determinado fator antrópico  ou um fator natural com potencial impactante, representando importante ferramenta na avaliação da integridade ecológica (condição de “saúde” de uma área, definida pela comparação da estrutura e função de uma comunidade biológica entre uma área impactada e áreas de referência).            

Os bioindicadores mais utilizados são aqueles capazes de diferenciar entre oscilações naturais (por exemplo: mudanças fenológicas, ciclos sazonais de chuva e seca) e estresses antrópicos.

MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS SÃO BONS BIOINDICADORES            

Os macroinvertebrados bentônicos têm sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água e saúde de ecossistemas por apresentarem as seguintes características:

· Ciclos de vida longo, comparando-se com os organismos do plâncton que em geral tem ciclos de vida em torno de horas, dias, 1 ou 2 semanas; os macroinvertebrados bentônicos podem viver entre semanas, meses e mesmo mais de 1 ano, caracterizando-se como "organismos sentinelas";

· Em geral, são organismos grandes, sésseis ou de pouca mobilidade, ou seja, são relativamente sedentários e mais fáceis de serem amostrados do que os organismos nectônicos, como os peixes;

· Fácil amostragem, com custos relativamente baixos;

· Elevada diversidade taxonômica e de identificação relativamente fácil (ao nível de família e alguns gêneros);

· Organismos sensíveis a diferentes concentrações de poluentes no meio, fornecendo ampla faixa de respostas frente a diferentes níveis de contaminação ambiental.              

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency-USEPA) recomenda a utilização de critérios biológicos (que utilizam a condição de um organismo ou conjunto de organismos para descrever a integridade ecológica de uma área impactada, pouco impactada, ou áreas de referência), para complementar as informações sobre qualidade de água, tradicionalmente baseados em parâmetros químicos e físicos. A utilização dos bioindicadores é uma medida integrada e atualizada de todos os estresses ambientais, mais eficientes do que inferências biológicas de comparações de valores obtidos em ensaios em laboratório de medidas instantâneas no campo ou contaminantes similares.            

Após a coleta de informações dos bioindicadores, a etapa seguinte é a integração de dados mensuráveis (por exemplo: estimativas de densidade, contagem de espécies) e a combinação de variáveis na proposição de índices adequados para avaliar as condições ambientais em estudo.

Adaptado de: http://www.ufv.br/dea/lqa/qualidade.htm (consultado em 06/09/10, às 15h54min) &   http://www.icb.ufmg.br/big/benthos/index_arquivos/Page1631.htm (consultado em 06/09/10, às 15h55min).   

Outra sugestão de texto para o professor: http://www.icb.ufmg.br/big/beds/arquivos/invertaquaticos.pdf (consultado em 06/09/10, às 15h56min).     

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos: 

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática de avaliação da qualidade de alguma fonte de água, bem como análise de bioindicadores de qualidade de água, discussões entre eles acerca do assunto, além de leitura e interpretação de textos e vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de orientação de discussões entre os alunos, atividade experimental de análise de qualidade da água, bem como apresentação de textos, vídeos e figuras para que os alunos construam seus conhecimentos de forma mais lúdica.   

Atividade Inicial: Introduzindo o assunto             

Professor, num primeiro momento da aula, inicie o assunto discutindo como os alunos podem definir (a) qualidade da água. Deixe que eles se manifestem, dando suas opiniões. É possível que apontem inicialmente as características visíveis e que são perceptíveis sem a necessidade de instrumentos: cor, cheiro e sabor. Ressalte que ao desconhecer-se a procedência da água não se deve prová-la. Questione os alunos sobre os motivos para isso. Escreva no quadro as impressões dos alunos.             

Depois deste primeiro momento, providencie alguns materiais para demonstração de qualidade de água, de forma que os alunos consigam perceber como águas de diferentes locais podem ter aspectos diferentes e que estas características da água podem significar baixa qualidade.

Materiais necessários:

- Borra de café

- Quatro copos transparentes

- Água

- Vinagre

Modo de fazer: 

Coloque em um dos copos a mistura de borra de café com água, misture até ficar uma mistura homogênea (1). No outro copo coloque água e vinagre (2). Em outro copo coloque água filtrada (3), e no último apenas água de torneira (4). Numere os copos.   

Mostre para a turma os copos e explique que eles representam água tirada de várias fontes. Questione em qual dos copos teria água contaminada. Deixe que os alunos expressem suas opiniões. É possível que digam que apenas o copo com borra de café (1) tem água contaminada, devido à coloração.

E em qual copo a água não estaria contaminada? É possível que a turma pense que todos os outros copos (2, 3 e 4) contêm água limpa, pois estão incolores. Vá anotando no quadro de giz as observações dos alunos.

Sugestão de diálogo:

- Então vocês acham que se excetuando o copo 1, as outras águas estão limpas?

- Sim, pois não estão escuras como o copo 1.

- Muitas vezes, apenas olhar a água não é suficiente para afirmar se ela está ou não contaminada. Agora eu quero que cheirem a água presente nos copos. O que vocês acham?

- Nossa, a água 2 também está contaminada, pois tem um cheiro forte, incomum.

- Estão vendo? Antes, somente olhando, achávamos que apenas a água 1 estaria contaminada. Agora, depois de analisarmos mais um parâmetro, o cheiro, percebemos que a água 2 também está contaminada. Será que tem como sabermos mais ainda, analisarmos mais alguma coisa para concluirmos se as outras águas estão limpas?

- Deve ter um jeito de olhar estas águas com lupa!

- Uma boa forma seria olhar com lupa ou microscópio mesmo, analisando se existem alguns seres que podem nos indicar se a água é boa ou não. Estes seres são chamados de bioindicadores, pois são seres vivos que, quando presentes ou ausentes, podem indicar uma água de qualidade boa ou ruim.

- Mas por que isso, professor? Como um bichinho pode nos dizer se aquela água é boa ou não?

- Isso eu quero saber de vocês: o que acham?

- Eu acho que estes bichinhos só conseguem viver em locais onde tem água limpa!

- Isso mesmo! Alguns pequenos animais, por exemplo, só vivem em fontes de água muito limpas, sem poluição, pois quando há poluição eles não conseguem sobreviver. Então, os cientistas que estudam a água perceberam isso, e agora usam estes pequenos animais como base para saberem se uma água está limpa ou não.

- Então, além de observarem características da aparência da água, também observam quais seres vivos vivem nesta água?

- Exatamente! A água é essencial à vida, no entanto ela também pode prejudicar: fontes de água contaminadas podem causar doenças e levar outros seres vivos à morte. Água de boa qualidade apresenta condições que são ideais e essenciais para alguns seres vivos. Lembrem-se também que estes seres vivos precisam do oxigênio que está dissolvido na água, e quando a água está com pouco oxigênio, devido à poluição, até mesmo animais grandes, como peixes, podem morrer, indicando uma grande contaminação desta água.   

Sugestão: Professor, caso na cidade exista uma Estação de Tratamento de Água (ETA), seria interessante realizar uma visita para que a turma presencie as etapas do tratamento de água que será distribuída em suas casas, percebendo a importância de se fazer estes tratamentos antes de a água chegar em nossas casas.   

Ressalte que alguns organismos como bactérias, Escherichia coli, indicam que a água está contaminada com coliformes fecais, pois essa bactéria vive no intestino de vertebrados, inclusive do homem. Assim, sua presença não significa que ela nos causará doenças, mas que a água pode conter outros organismos causadores que estão presentes em fezes. Essa bactéria não é visível, ela só é detectada através de análise em laboratórios.

Mostre as seguintes imagens de seres vivos para a turma e peça que eles indiquem quais deles podem ser indicadores de boa qualidade da água e quais poderiam ser considerados indicadores de má qualidade de água.

Figura 1: Plecoptera

http://web.cortland.edu/broyles/plecostoneflylarvae1.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h17min).    

Figura 2: Plecoptera

http://www.rmrs.nau.edu/usamab/images/Olympic_plecoptera.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h18min).    

Figura 3: Trichoptera

http://www.aquatax.ca/trichoptera/CaddisLarvae.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h19min).    

Figura 4: Casulo de Trichoptera

http://magickcanoe.com/aquatics/caddis-tubes-large.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h20min).    

Figura 5 – larva de Ephemeroptera

http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao17/imgs/imagem_materia5.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h21min).    

Figura 6 – adulto de Ephemeroptera

http://www.877termite.com/media/pics/gallery/ephemeroptera_redeye-bug72_600.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h22min).    

OBS: As figuras de 1 a 6 indicam organismos sensíveis ou intolerantes a qualquer modificação no ambiente, e assim indicam ambiente preservado, água limpa.   

Figura 7 – ninfa de libélula (Odonata)

http://www.odonata.su/uploads/photos/vidy-raznokrylykh-strekoz-juzhnogo-urala/odonata00459.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h23min).    

Figura 8 – adulto de Libélula (Odonata)

http://www.aquatax.ca/Odonata/Calopteryx-aequabilis.JPG (consultado em 06/09/10, às 17h24min).    

Figura 9 – Amphipoda

http://www.dfg.ca.gov/abl/images/invertebrates/amphi1.JPG (consultado em 06/09/10, às 17h25min).    

OBS: As figuras 7 a 9 indicam organismos tolerantes, ou seja, que estão numa faixa que toleram um pouco de poluição, mas não o extremo.   

Figura 10 – larva de Chironomus

http://www.zi.ku.dk/personal/kpbrodersen/Chiropics.htm (consultado em 06/09/10, às 17h26min).    

Figura 11 – adulto de Chironomus

http://www.zi.ku.dk/personal/kpbrodersen/Chiropics.htm (consultado em 06/09/10, às 17h27min).    

Figura 12 - Tubificidae

http://www.msnucleus.org/watersheds/mission/images/WORM.jpg (consultado em 06/09/10, às 17h28min). 

OBS: As figuras 10 a 12 indicam organismos resistentes, ou seja, resistem bem em ambientes muito poluídos, pois vivem praticamente sem oxigênio por muitas horas, costumam ser detritívoros e fossoriais.   

É possível que os alunos tendam a indicar a maioria dos animais demonstrados como sendo indicadores de baixa qualidade de água, devido à aparência destes animais. Após eles indicarem aqueles que eles julgam viver em ambientes contaminados e de boa qualidade, faça a correção em uma discussão, explicando corretamente o que cada um indica. Explique os motivos de cada ser vivo ser classificado como intolerante, tolerante ou resistente, diferenciando suas características. Peça que os alunos registrem no caderno suas observações sobre estes animais, para posteriormente usarem na avaliação da qualidade de água.

Atividade prática: Avaliando a qualidade da água             

Professor, após a análise das figuras de bioindicadores de qualidade de água e sua discussão, leve a turma para um ambiente que tenha água próximo à escola, como lagoas, lagos, rios, córregos ou outra fonte de água. Planeje a atividade de forma a resguardar a segurança dos alunos. Divida a turma em pequenos grupos de três a quatro alunos e oriente-os como fazer a avaliação da qualidade daquela fonte de água. Entregue para os alunos o protocolo de avaliação rápida contido no link  http://www.icb.ufmg.br/big/benthos/index_arquivos/pdfs_pagina/Curso%20Biomonitoramento/Arquivos/Protocolo.pdf (consultado em 06/09/10, às 17h51min) e peça que a partir de suas observações do local, preencham o que está sendo solicitado. Explique cada parâmetro analisado no protocolo, e quais os motivos de serem usados para esta análise.              

Após todos os grupos terem preenchido seus protocolos, volte com a turma para a sala de aula e inicie uma discussão, deixando que cada grupo exponha seus resultados e explique os motivos de terem encontrado tal resultado. A maior pontuação indica um local preservado, enquanto a menor pontuação indica um local antropizado, sob a ação humana e pouco preservado. É possível que os grupos encontrem pontuações um pouco divergentes, devido às diferenças observadas de cada grupo. Mas isto será interessante para incentivar as discussões entre os grupos, e com isso os alunos conseguirão construir conceitos com mais clareza, fixando-os.

Texto para os alunos:             

Professor, após as investigações acerca da qualidade de água e discussões, entregue para os alunos um texto sobre o assunto, pedindo que cada um leia atentamente de forma silenciosa, grifando as informações mais relevantes.             

Abaixo segue sugestão de texto:

Macroinvertebrados Aquáticos Bioindicadores da Qualidade da Água

A qualidade do hábitat é um dos fatores mais importantes no sucesso de colonização e estabelecimento de seres vivos em ambientes de lagos ou de rios.

Nas últimas décadas, os ecossistemas aquáticos têm sido alterados em diferentes escalas como conseqüência negativa de atividades humanas (por exemplo, mineração, canalização, construção de represas, etc.). Os rios integram tudo o que acontece nas áreas de entorno.  Assim, suas características ambientais, especialmente as comunidades de seres vivos, fornecem informações sobre as conseqüências das ações do homem.

A qualidade de água é um conceito relativo que depende diretamente do uso da mesma:

a) usada para beber;

b) irrigar campos;

c) transportar mercadorias;

d) favorecer a vida dos peixes;

e) manter o ecossistema com todas as suas características funcionais.

Consequentemente, neste contexto, o sistema de avaliação da qualidade será diferente. Para que se faça uma avaliação é necessário seguir alguns critérios:

i) as concentrações, espécies e tipos de substâncias orgânicas (matéria em decomposição) e inorgânicas (sais minerais, por exemplo) presentes na água;

ii) a composição e o estado da biota aquática (seres vivos presentes na água).

As propriedades das populações e dos fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (não vivos, como quantidade de oxigênio, transparência) que atuam em certo lugar representam uma das principais características da descrição de um ecossistema. A qualidade do hábitat é um dos fatores mais importantes no sucesso de colonização e estabelecimento das comunidades biológicas em ambientes de rios e lagos. A flora e a fauna presentes em um ambiente aquático são também influenciadas pelo ambiente físico do corpo d'água (temperatura do local, tipo de solo, por exemplo). Estando a situação de um corpo de água estreitamente relacionada às atividades humanas realizadas à sua volta, o primeiro passo para a compreensão de como as comunidades de macroinvertebrados (seres vivos que vivem em ambientes aquáticos) estão reagindo à alteração da qualidade de água é identificar quais variáveis físicas, químicas e biológicas estão afetando os organismos.

Os macroinvertebrados constituem uma importante fonte alimentar para os peixes, são valiosos indicadores da degradação ambiental, além de influenciarem na ciclagem de nutrientes e na decomposição. Estes organismos habitam fundo de lagos e rios (sedimentos, detritos, troncos, plantas aquáticas, algas e etc) de hábitat de água doce, em pelo menos uma fase de seu ciclo vida.

Os invertebrados compreendem o maior número de indivíduos, espécies e biomasa em quaisquer ambientes de água doce, entre estes destacam-se em especial os insetos, que dominam os sistemas de água doce.

Os macroinvertebrados são representados por vários grupos taxonômicos, como - Platyhelminthes, Annelida, Crustacea, Mollusca, Insecta, sendo este último, o mais diversificado e abundante.

Os principais fatores que levam os pesquisadores a utilizarem os macroinvertebrados como bioindicadores, são:

a) o tamanho relativamente grande, sendo visíveis a olho nu;

b) a coleta destes organismos não é difícil e existem técnicas de amostragem que não requerem equipamentos caros;

c) alguns organismos apresentam ciclos de desenvolvimento longos, o que lhes faz permanecer nos cursos de água o tempo suficiente para detectar alterações na qualidade da água, facilitando o exame das mudanças que ocorreram ao longo do tempo, indicando concentrações variáveis de poluentes;

d) a grande abundância e diversidade de organismos há uma infinita variedade de tolerância a diferentes formas de contaminação;

e) o fato de estarem intimamente associados ao substrato (local onde vivem), os deixa expostos a ações de alterações ambientais;

f) representam uma soma de fatores ambientais presentes e passados e funcionam como uma "memória" da qualidade da água de um corpo d'água.

Adaptado de: http://ambientes.ambientebrasil.com br/agua/artigos_agua_doce/macroinvertebrados_aquaticos_bioindicadores_da_qualidade_da_agua.html (consultado em 06/09/10, às 18h12min). 

Ferramentas tecnológicas:             

Professor, após a interpretação do texto pelos alunos, apresente para a turma alguns vídeos sobre a qualidade da água. Peça que assistam com atenção, registrando no caderno as informações que julgarem mais importantes.             

Depois, organize/coloque os alunos em duplas na sala e peça que cada dupla faça um texto contendo as ideias principais que construíram na aula de hoje, utilizando para tanto as informações que registraram no caderno.             

Este texto poderá ser usado como forma de avaliação do ensino-aprendizagem dos alunos.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:

População busca por mais qualidade na água - http://www.youtube.com/watch?v=JG2C-5xzJ0g (consultado em 06/09/10, às 18h21min).    

Monitoramento da qualidade da água nas nascentes de SJCampos - http://www.youtube.com/watch?v=Jp8009ur2rE&feature=related (consultado em 06/09/10, às 18h12min).    

A Água, a Natureza... A Vida... Parte I - http://www.youtube.com/watch?v=9rdy60YuIFc&feature=related (consultado em 06/09/10, às 18h22min).    

A Água, a Natureza... A Vida... Parte II - http://www.youtube.com/watch?v=NKd3w0-bW3Q&feature=fvw (consultado em 06/09/10, às 18h23min).    

Moradores de Quixadá aprendem a monitorar chuvas e qualidade da água - http://www.youtube.com/watch?v=rl4VTfb1o54 (consultado em 06/09/10, às 18h24min). 

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares que poderão ser usados na aula, caso sinta necessidade, ou apenas para acrescentar informações:            

http://educar.sc.usp.br/biologia/prociencias/qagua.htm (consultado em 06/09/10, às 18h36min).    

http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp (consultado em 06/09/10, às 18h37min).    

http://www.icb.ufmg.br/big/beds/arquivos/goulartecallisto.pdf (consultado em 06/09/10, às 18h38min).  

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/qualidade_da_agua_e_os_bioindicadores.html (consultado em 06/09/10, às 18h39min).    

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/avaliacao_da_qualidade_da_agua.html (consultado em 06/09/10, às 18h40min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/01/das-nuvens-para-o-consumidor/ (consultado em 06/09/10, às 18h41min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2009/261/cebola-contra-poluicao (consultado em 06/09/10, às 18h42min).    

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3862278-EI8147,00-Vagalumes+podem+ser+usados+como+bioindicador+ambiental.html (consultado em 06/09/10, às 18h43min).    

http://www.icb.ufmg.br/big/benthos/index_arquivos/pdfs_pagina/jessicaprovoc.pdf (consultado em 15/09/10, às 11h23min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Recolha os textos feitos pelas duplas anteriormente, avaliando se as considerações dos alunos são pertinentes. Entregue para cada aluno a Declaração dos Direitos da Água e oriente-os a confeccionarem, em grupos, cartazes contendo as diretrizes deste documento, de forma que possam expor na escola a importância da água em nossas vidas. Neste cartaz, outras informações também deverão estar presentes, como os bioindicadores de qualidade de água, sua importância para avaliação desta qualidade, dentre outros aspectos. Com isto, você poderá avaliar como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

Abaixo segue o texto da Declaração de Direitos da Água:

Declaração dos Direitos da Água

Documento foi escrito na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água A declaração abaixo, escrita na mesma data em que foi criado o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, lembra a todos como esse recurso natural é importante para a existência da vida na Terra.

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/agua-e-vida/declaracao-dos-direitos-da-agua/ (consultado em 06/09/10, às 18h28min). 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • MARGARETH L T MACADO, ESCOLA.M.JOVELINO LANZA , Minas Gerais - disse:
    TE.TEIXEIRA@YAHOO.COM.BR

    05/11/2012

    Cinco estrelas

    FOI O Q EU BUSCAVA. OBRIGADA


  • Adauto Juarez, USP , São Paulo - disse:
    adauto.g@gmail.com

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente.


  • toninha, Escola Municipal Bueno de Paiva , Minas Gerais - disse:
    toninhapsouza@gmail.com

    06/09/2011

    Cinco estrelas

    A aula foi muito proveitosa para meus alunos,pois pude obtwr mais informações sobre a água ,com a aula da professora


  • Vanessa, Universidade Cidade de São Paulo , São Paulo - disse:
    vanessa.araujosilva@hotmail.com

    07/12/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, irei apresentar um Projeto na Faculdade onde um dos assuntos a serem abordados é o biomonitoramento com invertebrados. Está tudo certinho.Muito bom!


  • Giusany Pacheco, E. E Eurico Gaspar Dutra , Mato Grosso do Sul - disse:
    prof.giusany@gmail.com

    21/09/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sua aula, ela me ajudou a realizar uma atividade do Curso Pitec. Foi muito aproveitosa com meus aluno, obrigada!!


Sem classificação.
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