Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Baby, baby, baby! – debatendo sobre o primeiro amor e gravidez na adolescencia em Inglês

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Debater o tema primeiro amor e gravidez na adolescência   

- Desenvolver e utilizar as estratégias de compreensão auditiva em Língua Inglesa: reconhecimento do vocabulário-chave

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “primeiro amor e gravidez na adolescência”, o professor exibirá o vídeo “Justin Bieber - Baby ft. Ludacris” (Fig. 1), com a duração de 3:45 minutos, conforme postado abaixo; o qual trata-se do videoclipe da música “Baby” do cantor Justin Bieber (com a participação especial do cantor Ludacris).   

RECURSO - Vídeo “Justin Bieber - Baby ft. Ludacris”

http://www.youtube.com/watch?v=kffacxfA7G4&ob=av2e    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo em DVD para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!   

Após assistirem ao vídeo, o professor proporá as seguintes questões, em aula aberta, preferencialmente em Inglês:   

  • Which is the situation presented in the video? How do you know it?(Qual é a situação apresentada no vídeo? Como você sabe?)   
  • What words or sentences of the song help you to understand the situation presented? (Que palavras ou frases auxiliam você a compreender a situação apresentada)?   What is the song about? (Sobre o que é a música)?   

Assim, por exemplo, um aluno poderia dizer:   

“The teenagers are having fun. A boy (Justin Bieber) is trying to get his ex-girlfriend back to him. Everybody dances. He talks to her but she does not want to talk to him. The words that help to understand the song are, for example: love, heart, baby, girl, dream, mine. The song is about the love of a boy for a girl that broke up with him.   (Os adolescentes estão se divertindo. Um garoto (Justin Bieber) está tentando reconquistar sua ex-namorada. Todo mundo dança. Ele fala com ela, mas ela não quer falar com ele. As palavras que ajudam a compreender a música são, por exemplo: love, heart, baby, girl, dream, mine (amor, coração, “querida”, menina, sonho, minha). A música é sobre o amor de um garoto por uma garota que terminou com ele.”   

O professor poderá exibir o vídeo novamente, quantas vezes julgar necessário. Neste momento, o professor deverá organizar e estimular o debate entre os alunos, para que sejam levantadas hipóteses a respeito do significado da música em questão.

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de Motivação, o professor dividirá os alunos em grupos de três a quatro integrantes para que acessem a letra da música apresentada no vídeo na Internet (Fig. 2) e verifiquem se a compreensão que tiveram da mesma foi adequada ou não.   

RECURSO   

Letra da Música “Baby” de Justin Bieber com tradução em Português

http://letras.terra.com.br/justin-bieber/1625061/traducao.html    

Letra da Música “Baby” de Justin Bieber sem tradução em Português

http://www.elyricsworld.com/baby_(feat._ludacris)_lyrics_justin_bieber.html

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Neste momento é importante que o professor circule entre os grupos e estimule para que comparem e contrastem suas interpretações da música, verificando se as palavras que citaram como pertencentes a ela realmente o são e se a música realmente trata daquilo que eles imaginavam.   

OBSERVAÇÃO: caberá ao professor propor que os alunos consultem a letra da música na Internet com ou sem tradução, avaliando a competência para o uso da Língua Inglesa dos mesmos.   

Em seguida, o professor proporá que os alunos apresentem suas conclusões em aula aberta, comparando-as entre si. A música proposta poderá ser vista como uma declaração de amor de um garoto para uma garota que termina com ele. E as palavras love, heart, baby, girl, dream, mine - amor, coração, “querida”, menina, sonho, minha – são algumas das quais podem auxiliar os alunos à chegar a tal conclusão.   

Para concluir esta etapa o professor exibirá o videoclipe da música novamente, para que os alunos percebam a relação da situação apresentada no mesmo (uma garota que não quer falar com um rapaz) com a letra da música.   

ATIVIDADE 2   

A partir da compreensão do sentido da música, o professor proporá para que os alunos, ainda em grupos, debatam sobre o tema “first love – primeiro amor”, preferencialmente em Inglês:   

  1. What is your definition of love? (Qual é sua definição de amor?)
  2. Do you believe in love at first sight? (Você acredita em amor à primeira vista?)
  3. Do you think it is better to be single or to be married? (Você acredita que é melhor ser solteiro ou casado?)
  4. What qualities are important in a boyfriend or girlfriend? (Que qualidades são importantes em um namorado ou namorada?)
  5. At what age do you think that dating should begin? (Com qual idade o namoro deveria começar?) Is sex before marriage good or bad? (O sexo antes do casamento é bom ou ruim?)
  6. How old should people start a sex life? (Com que idade as pessoas deveriam iniciar uma vida sexual?) Why do people break up with their partners? (Por que as pessoas terminam com seus parceiros?)

Questões adaptadas de: http://iteslj.org/questions/love.html  e http://www.esldiscussions.com/s/sex.htm lAcesso em: 10 de setembro de 2010.      

Tais questões serão exibidas em forma de transparência ou slide para que todos os alunos possam visualizá-las; e o professor deverá circular entre os grupos, estimulando e orientando as discussões.   

Ao final deste momento, promoverá o jogo “Batata Quente” da seguinte forma: todos ouvirão uma música enquanto passam um saquinho com as perguntas que foram debatidas em grupo. Cada vez que a música for interrompida pelo professor, o aluno que estiver com o saquinho na mão retirará uma pergunta e a responderá (em Inglês ou em Português).

ATIVIDADE 3   

Como continuidade às discussões, o professor requisitará que os alunos, em grupos, acessem o site “Imagining Ourselves” (Fig. 3) para que visualizem algumas fotos.   

RECURSO – Site “Imagining Ourselves”

http://imaginingourselves.imow.org/pb/Story.aspx?id=1133&lang=1

Figura 3 – Imagem do Recurso

Tais fotos são de uma menina de 16 anos que vive em uma favela do Rio de Janeiro e que está grávida. Os alunos deverão comentá-las, preferencialmente em Inglês, a partir das seguintes questões norteadoras:   

  1. How old is the girl, in your opinion? (Quantos anos a menina tem, na sua opinião?) – Open answer. (Resposta aberta).
  2. What is the situation of this girl? (Qual é a situação da menina?) – She is pregnant. (Ela está grávida.)
  3. Where is the father of the baby? Do you think he is her boyfriend? (Onde está o pai do bebê? Você acredita que ele seja seu namorado?) – Open answer. (Resposta aberta).
  4.  Is this a common situation? (Esta situação é comum?) – Open answer. (Resposta aberta).   

Tais questões serão exibidas na forma de transparência ou slide para que os grupos as visualizem e comentem. Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos, estimulando o debate.   

ATIVIDADE 4   

Como sequência da atividade anterior os alunos, ainda em grupos, lerão o texto “Teen Pregnancy in Brazil” (Fig. 4), visando verificar as respostas dadas as perguntas, isto é, se as hipóteses levantadas sobre a situação da garota da foto estão corretas, conforme os dados apresentados no texto.   

RECURSO – Texto “Teen Pregnancy in Brazil”

http://imaginingourselves.imow.org/pb/Story.aspx?id=1133&lang=1&g=0

Figura 4 – Imagem do Recurso   

Assim, as respostas às perguntas da atividade anterior, conforme o texto, são:    

  1. How old is the girl, in your opinion? (Quantos anos a menina tem, na sua opinião?) – Sixteen (Desesseis).
  2. What is the situation of this girl? (Qual é a situação da menina?) – She is pregnant. (Ela está grávida.)
  3. Where is the father of the baby? Do you think he is her boyfriend? (Onde está o pai do bebê? Você acredita que ele seja seu namorado?) – We only have the information that the girl lives with her mother and that the father of her son is her boyfriend.  (Temos apenas a informação de que a garota mora com sua mãe e que o pai de seu filho é seu namorado.)
  4. Is this a common situation? (Esta situação é comum?) – Yes, according to the text, the statistics show that in 2005 the number of mothers aged ten to fourteen increased by 93.7 %, while the number of those aged fifteen to nineteen increased by 41.5 %. (Sim, conforme o texto, as estatísticas demonstram que em 2005 o número de mães com idade entre dez e quatorze anos cresceu em 93,7%, enquanto que o número daquelas entre quinze e dezenove anos cresceu em 41,5%.)   

A partir da leitura do texto, os alunos, em grupos, produzirão fotonovelas em Inglês sobre o tema “primeiro amor e gravidez na adolescência”. Para tanto, poderão consultar os seguintes sites para maiores informações sobre o tema:   

RECURSO – Sites Para Consulta

http://www.childbirthsolutions.com/articles/pregnancy/teensex/index.php    

http://www.pregnantteenhelp.org/    

http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm    

http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/    

Os grupos criarão a fotonovela a partir de fotos já existentes e/ou feitas exclusivamente para a atividade. Também, deverão elaborar as falas dos personagens propostos. Para a criação da fotonovela sugerimos o recurso postado abaixo.   

RECURSO – Criação da Fotonovela

http://www.comeeko.com/home 

Figura 5 – Imagem do Recurso   

O Comeeko é uma ferramenta gratuita. Para usá-la é necessário criar um login e senha. Utilizando imagens, principalmente fotos, podemos criar falas em balões, pequenos textos e ainda colocar acessórios para complementar o trabalho. O Comeeko permite o exame de suas fotos e coloca-as em tiras. Cada imagem ou balão também recebe efeitos especiais e alterações de contraste, brilho, saturação e cor. A qualquer momento, um clique em “preview” mostra como o resultado está ficando. Ao terminar, é só clicar em “save” para ganhar um link pra tirinha ou a linha de HTML para publicá-la diretamente como uma imagem numa homepage. Se o usuário quiser, pode torná-la pública na galeria do Comeeko ou fazer o download para o computador. Na Galeria pode-se visualizar as imagens criadas pelos outros usuários. (texto adaptado de: http://comeekoproa17b.blogspot.com/. Acesso em: 11 de setembro de 2010).   Durante a criação da fotonovela o professor deverá supervisionar a atividade, orientando quanto à organização do texto e as informações nele apresentadas.

A escrita da fotonovela, que será coordenada pelo professor, deverá seguir os seguintes passos:

1. Criação do título: o título deve retratar o tema da história

2. Criação do Enredo:  os alunos devem pensar no enredo da história sem esquecer de suas partes as quais são.

  • apresentação - apresentação de alguns personagens e exposição de algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar em que a ação se desenvolverá. Cria-se um cenário e uma marcação de tempo para os personagens iniciarem suas ações.
  • complicação  - é a parte do enredo em que as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax.
  • clímax - é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável.
  • desfecho - é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

(adaptado de: http://www.brasilescola.com/redacao/construcao-enredo.htm  Acesso em: 16 de outubro de 2010.)

3. Escrita da Fotonovela e elaboração das falas das personagens

Nesta etapa é importante pensar nas caracteristicas dos personagens e como se expressam.

4. Seleção das imagens que serão utilizadas

Caso os alunos forem fotografar, é importante que reflitam onde e como serão fotografadas as cenas da fotonovela.

5. Criação da fotonovela

É o momento do planejamento, da construção gráfica da fotonovela, da transformação da história criada em quadros, com diálogos e pouca descrição.Antes mesmo de criar a fotonovela, fotografar e inserir os diálogos, peça para os alunos fazerem uma storyboard que servirá como norteador dessa produção.

Há no Portal do Professor uma aula que explica como se faz uma storyboard chamada "Storyboard: a produção de textos não verbais" veja em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19941 

Para finalizar as atividades destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar as fotonovelas criadas pelos colegas, sugerindo alterações e revisões quanto ao uso da Língua Inglesa e a organização dos diálogos, por exemplo.

Também, poderão tirar suas conclusões  a respeito do tema “primeiro amor e gravidez na adolescência”. Neste momento  que o professor medie um debate, com base nas seguintes questões:

1) No Brasil, o número de adolescentes que engravidam tem aumentado todo ano e cada vez mais a gravidez acontece em adolescentes mais novas. Na sua opinião, por que isso está acontecendo?

2) Você conhece alguma adolescente grávida ou algum adolescente que tenha engravidado uma menina?

3) Quais foram as conseqüências dessa gravidez na vida dela e na vida dele? O que mudou?

4) O que você pensa sobre a gravidez na adolescência? 

5) O que você acha que os adolescentes têm que fazer para não engravidarem sem querer?

(adaptado da aula "GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: a importância da prevenção" disponível no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7608  Acesso em 16 de outubro de 2010).

SUGESTÕES   

1.    Em colaboração com o professor de Biologia, pesquisar sobre o processo de concepção e os métodos contraceptivos.

2.    Assistir e debater algum episódio do programa “Sixteen and Pregnant – Grávida aos 16”, exibido pela rede de televisão MTV (trata-se de um programa lançado simultaneamente no mundo inteiro que trata da gravidez na adolescência e todas suas implicações). Os episódios podem ser acessados em: http://mtv.uol.com.br/16andpregnant/home

Recursos Complementares

1) Dicionário português-inglês: Dictionary. com   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

2) Aula: Pai, eu? Mãe, eu? Gravidez na adolescência

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21901

3) Aula: Negociando o uso do preservativo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19787 

4) Aula: Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4917 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como o uso adequado das estratégias para compreensão e produção de textos orais e escritos em Língua Inglesa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Lucia, Colégio Estadual "Rodolfo Inácio Pereira"-E.F.e M." , Paraná - disse:
    mlfreitas72@yahoo.com

    13/10/2011

    Cinco estrelas

    Eu achei ssa aula muito boa ,é prática vai atrair a atenção dos alunos por se tratar de um tema atual,e por usar diferentes recursos.E també utilizar a música de Justin Bieber como recurso atrai para a questão da gravidez , tema muito sério e polêmico.


  • neide vasconcelos, escola municipal sebastiao jose de faria , Goiás - disse:
    neidephs@hotmail.com

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    adorei sua aula, trabalharei com meus alunos...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.