21/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
- Debater o tema primeiro amor e gravidez na adolescência
- Desenvolver e utilizar as estratégias de compreensão auditiva em Língua Inglesa: reconhecimento do vocabulário-chave
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “primeiro amor e gravidez na adolescência”, o professor exibirá o vídeo “Justin Bieber - Baby ft. Ludacris” (Fig. 1), com a duração de 3:45 minutos, conforme postado abaixo; o qual trata-se do videoclipe da música “Baby” do cantor Justin Bieber (com a participação especial do cantor Ludacris).
RECURSO - Vídeo “Justin Bieber - Baby ft. Ludacris”
http://www.youtube.com/watch?v=kffacxfA7G4&ob=av2e
Figura 1 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo em DVD para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
Após assistirem ao vídeo, o professor proporá as seguintes questões, em aula aberta, preferencialmente em Inglês:
Assim, por exemplo, um aluno poderia dizer:
“The teenagers are having fun. A boy (Justin Bieber) is trying to get his ex-girlfriend back to him. Everybody dances. He talks to her but she does not want to talk to him. The words that help to understand the song are, for example: love, heart, baby, girl, dream, mine. The song is about the love of a boy for a girl that broke up with him. (Os adolescentes estão se divertindo. Um garoto (Justin Bieber) está tentando reconquistar sua ex-namorada. Todo mundo dança. Ele fala com ela, mas ela não quer falar com ele. As palavras que ajudam a compreender a música são, por exemplo: love, heart, baby, girl, dream, mine (amor, coração, “querida”, menina, sonho, minha). A música é sobre o amor de um garoto por uma garota que terminou com ele.”
O professor poderá exibir o vídeo novamente, quantas vezes julgar necessário. Neste momento, o professor deverá organizar e estimular o debate entre os alunos, para que sejam levantadas hipóteses a respeito do significado da música em questão.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de Motivação, o professor dividirá os alunos em grupos de três a quatro integrantes para que acessem a letra da música apresentada no vídeo na Internet (Fig. 2) e verifiquem se a compreensão que tiveram da mesma foi adequada ou não.
RECURSO
Letra da Música “Baby” de Justin Bieber com tradução em Português
http://letras.terra.com.br/justin-bieber/1625061/traducao.html
Letra da Música “Baby” de Justin Bieber sem tradução em Português
http://www.elyricsworld.com/baby_(feat._ludacris)_lyrics_justin_bieber.html
Figura 2 – Imagem do Recurso
Neste momento é importante que o professor circule entre os grupos e estimule para que comparem e contrastem suas interpretações da música, verificando se as palavras que citaram como pertencentes a ela realmente o são e se a música realmente trata daquilo que eles imaginavam.
OBSERVAÇÃO: caberá ao professor propor que os alunos consultem a letra da música na Internet com ou sem tradução, avaliando a competência para o uso da Língua Inglesa dos mesmos.
Em seguida, o professor proporá que os alunos apresentem suas conclusões em aula aberta, comparando-as entre si. A música proposta poderá ser vista como uma declaração de amor de um garoto para uma garota que termina com ele. E as palavras love, heart, baby, girl, dream, mine - amor, coração, “querida”, menina, sonho, minha – são algumas das quais podem auxiliar os alunos à chegar a tal conclusão.
Para concluir esta etapa o professor exibirá o videoclipe da música novamente, para que os alunos percebam a relação da situação apresentada no mesmo (uma garota que não quer falar com um rapaz) com a letra da música.
ATIVIDADE 2
A partir da compreensão do sentido da música, o professor proporá para que os alunos, ainda em grupos, debatam sobre o tema “first love – primeiro amor”, preferencialmente em Inglês:
Questões adaptadas de: http://iteslj.org/questions/love.html e http://www.esldiscussions.com/s/sex.htm lAcesso em: 10 de setembro de 2010.
Tais questões serão exibidas em forma de transparência ou slide para que todos os alunos possam visualizá-las; e o professor deverá circular entre os grupos, estimulando e orientando as discussões.
Ao final deste momento, promoverá o jogo “Batata Quente” da seguinte forma: todos ouvirão uma música enquanto passam um saquinho com as perguntas que foram debatidas em grupo. Cada vez que a música for interrompida pelo professor, o aluno que estiver com o saquinho na mão retirará uma pergunta e a responderá (em Inglês ou em Português).
ATIVIDADE 3
Como continuidade às discussões, o professor requisitará que os alunos, em grupos, acessem o site “Imagining Ourselves” (Fig. 3) para que visualizem algumas fotos.
RECURSO – Site “Imagining Ourselves”
http://imaginingourselves.imow.org/pb/Story.aspx?id=1133&lang=1
Figura 3 – Imagem do Recurso
Tais fotos são de uma menina de 16 anos que vive em uma favela do Rio de Janeiro e que está grávida. Os alunos deverão comentá-las, preferencialmente em Inglês, a partir das seguintes questões norteadoras:
Tais questões serão exibidas na forma de transparência ou slide para que os grupos as visualizem e comentem. Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos, estimulando o debate.
ATIVIDADE 4
Como sequência da atividade anterior os alunos, ainda em grupos, lerão o texto “Teen Pregnancy in Brazil” (Fig. 4), visando verificar as respostas dadas as perguntas, isto é, se as hipóteses levantadas sobre a situação da garota da foto estão corretas, conforme os dados apresentados no texto.
RECURSO – Texto “Teen Pregnancy in Brazil”
http://imaginingourselves.imow.org/pb/Story.aspx?id=1133&lang=1&g=0
Figura 4 – Imagem do Recurso
Assim, as respostas às perguntas da atividade anterior, conforme o texto, são:
A partir da leitura do texto, os alunos, em grupos, produzirão fotonovelas em Inglês sobre o tema “primeiro amor e gravidez na adolescência”. Para tanto, poderão consultar os seguintes sites para maiores informações sobre o tema:
RECURSO – Sites Para Consulta
http://www.childbirthsolutions.com/articles/pregnancy/teensex/index.php
http://www.pregnantteenhelp.org/
http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm
http://www.infoescola.com/sexualidade/gravidez-na-adolescencia/
Os grupos criarão a fotonovela a partir de fotos já existentes e/ou feitas exclusivamente para a atividade. Também, deverão elaborar as falas dos personagens propostos. Para a criação da fotonovela sugerimos o recurso postado abaixo.
RECURSO – Criação da Fotonovela
Figura 5 – Imagem do Recurso
O Comeeko é uma ferramenta gratuita. Para usá-la é necessário criar um login e senha. Utilizando imagens, principalmente fotos, podemos criar falas em balões, pequenos textos e ainda colocar acessórios para complementar o trabalho. O Comeeko permite o exame de suas fotos e coloca-as em tiras. Cada imagem ou balão também recebe efeitos especiais e alterações de contraste, brilho, saturação e cor. A qualquer momento, um clique em “preview” mostra como o resultado está ficando. Ao terminar, é só clicar em “save” para ganhar um link pra tirinha ou a linha de HTML para publicá-la diretamente como uma imagem numa homepage. Se o usuário quiser, pode torná-la pública na galeria do Comeeko ou fazer o download para o computador. Na Galeria pode-se visualizar as imagens criadas pelos outros usuários. (texto adaptado de: http://comeekoproa17b.blogspot.com/. Acesso em: 11 de setembro de 2010). Durante a criação da fotonovela o professor deverá supervisionar a atividade, orientando quanto à organização do texto e as informações nele apresentadas.
A escrita da fotonovela, que será coordenada pelo professor, deverá seguir os seguintes passos:
1. Criação do título: o título deve retratar o tema da história
2. Criação do Enredo: os alunos devem pensar no enredo da história sem esquecer de suas partes as quais são.
(adaptado de: http://www.brasilescola.com/redacao/construcao-enredo.htm Acesso em: 16 de outubro de 2010.)
3. Escrita da Fotonovela e elaboração das falas das personagens
Nesta etapa é importante pensar nas caracteristicas dos personagens e como se expressam.
4. Seleção das imagens que serão utilizadas
Caso os alunos forem fotografar, é importante que reflitam onde e como serão fotografadas as cenas da fotonovela.
5. Criação da fotonovela
É o momento do planejamento, da construção gráfica da fotonovela, da transformação da história criada em quadros, com diálogos e pouca descrição.Antes mesmo de criar a fotonovela, fotografar e inserir os diálogos, peça para os alunos fazerem uma storyboard que servirá como norteador dessa produção.
Há no Portal do Professor uma aula que explica como se faz uma storyboard chamada "Storyboard: a produção de textos não verbais" veja em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19941
Para finalizar as atividades destas aulas, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar as fotonovelas criadas pelos colegas, sugerindo alterações e revisões quanto ao uso da Língua Inglesa e a organização dos diálogos, por exemplo.
Também, poderão tirar suas conclusões a respeito do tema “primeiro amor e gravidez na adolescência”. Neste momento que o professor medie um debate, com base nas seguintes questões:
1) No Brasil, o número de adolescentes que engravidam tem aumentado todo ano e cada vez mais a gravidez acontece em adolescentes mais novas. Na sua opinião, por que isso está acontecendo?
2) Você conhece alguma adolescente grávida ou algum adolescente que tenha engravidado uma menina?
3) Quais foram as conseqüências dessa gravidez na vida dela e na vida dele? O que mudou?
4) O que você pensa sobre a gravidez na adolescência?
5) O que você acha que os adolescentes têm que fazer para não engravidarem sem querer?
(adaptado da aula "GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: a importância da prevenção" disponível no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7608 Acesso em 16 de outubro de 2010).
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de Biologia, pesquisar sobre o processo de concepção e os métodos contraceptivos.
2. Assistir e debater algum episódio do programa “Sixteen and Pregnant – Grávida aos 16”, exibido pela rede de televisão MTV (trata-se de um programa lançado simultaneamente no mundo inteiro que trata da gravidez na adolescência e todas suas implicações). Os episódios podem ser acessados em: http://mtv.uol.com.br/16andpregnant/home.
1) Dicionário português-inglês: Dictionary. com
2) Aula: Pai, eu? Mãe, eu? Gravidez na adolescência
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21901
3) Aula: Negociando o uso do preservativo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19787
4) Aula: Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4917
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como o uso adequado das estratégias para compreensão e produção de textos orais e escritos em Língua Inglesa.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/10/2011
Cinco estrelasEu achei ssa aula muito boa ,é prática vai atrair a atenção dos alunos por se tratar de um tema atual,e por usar diferentes recursos.E també utilizar a música de Justin Bieber como recurso atrai para a questão da gravidez , tema muito sério e polêmico.
08/11/2010
Cinco estrelasadorei sua aula, trabalharei com meus alunos...