25/11/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
§ Conhecer obras de Allex Vallauri;
§ Pesquisar o Stencil Art enquanto linguagem plástica da arte contemporânea;
§ Elaborar projetos em desenho e produzir uma composição plástica em Stencil Art.
Ø Noções Básicas de Desenho;
Ø Repetição e seqüência;
Ø Recorte e colagem.
Aulas de minha autoria no Portal do Professor:
*Mosaico rendado – a beleza do kirigami http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7993
*A poética das mandalas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7997
Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de recorte o papel, criando representações de determinados seres ou objetos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kirigami
> Prepare tesouras, fita crepe, jornais, pincéis grossos e rolinho de espuma (próprio para pintura);
> Comente que os graffitis ou Stencil Art normalmente são feitos com tintas automotivas em spray:
*O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Trata-se de uma técnica simples que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas.
> Siga as sugestões para uma aula teórica sobre Stencil Art, Arte Grafite e Allex Vallauri:
*Apresente aos seus alunos a aula Pichação e Arte Grafite - Portal do Professor
Autoria: Marleusa de Oliveira Reducino
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9427
*Mostre aos alunos a foto de Allex Vallauri e fale sobre ele:
A partir de 1978, é um dos primeiros a utilizar os muros da cidade como suporte da criação.Começa a grafitar silhuetas de figuras, com tinta spray aplicada sobre moldes de papelão.Cria mulheres misteriosas e também figuras como cupidos, bruxas e panteras, que semisturam a símbolos da comunicação de massa, tais como televisões e telefones.Apropria-se ainda de personagens de histórias em quadrinhos, como o Mandrake(personagem de Lee Falk). Já nos grafites Acrobatas, faz referências a O Circo, quadroinacabado de Seurat (1859 - 1891).Seus grafites são deslocados para camisetas, adesivos, tela ou papel. Reproduzidos emrecortes de PVC, servem para a decoração de ambientes. Destaca-se em sua produção asérie A Rainha do Frango Assado, amplamente reproduzida nos muros de São Paulo, pelaqual o artista se torna conhecido, e que foi tema de uma instalação apresentada na 18ªBienal Internacional de São Paulo.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/Enc_Artistas/artistas_imp.cfm?cd_verbete=991&imp=N&cd_idioma=28555
Foto do artista Allex Vallauri
http://artevaral.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
Alex Vallauri (1949-1987) é considerado um dos precursores do grafite no Brasil. Etíope, chegou a São Paulo em 1965. Estudou gravura e formou-se em Comunicação Visual pela FAAP. Em 1978, passou a fazer grafites em espaços públicos da cidade. Produziu silhuetas de figuras, utilizando tinta spray sobre moldes de papelão.
http://www.slideshare.net/normaalmeida/graffite-como-arte-de-rua
Foi, entretanto com Alex Vallauri que o grafite, com as características plásticas que são hoje em dia associadas à grafitagem, ganhou uma dimensão popular. Vallauri trabalha sozinho, utilizando máscaras simples, nas quais o contorno da figura predominava, para formar imagens de elementos do cotidiano, tais como o telefone, o cachorrinho, e as famosas botas. Sua figura mais conhecida foi a "Rainha do Frango Assado", mas seu repertório de imagens logo ganhou um vasto público nos bairros de classe média paulistana, como Pinheiros, Bexiga e Vila Madalena. Depois, quando ficou mais conhecido, passou a fazer trabalhos mais elaborados e tinha alguns assistentes, como Carlos Matuck e Júlio Barreto. As máscaras passaram a ser feitas em cartolina grossa, utilizando-se o estilete para vazar os moldes, que se tornavam cada vez mais complexos e continuaram a ser confeccionados em locais separados do lugar da grafitagem (ateliês, oficinas, etc.) e serem aplicados à parede com sprays. Os desenhos passam a ser sofisticados e assinados (como vimos, alguns colocando até o telefone para contato direto com o artista). As cores passam a ser suaves e em alguns casos se aproximando muito de fotografias.
http://www.miniweb.com.br/Artes/artigos/grafite_sp.pdf
*Sobre Stencil Art:
http://www.artenaescola.org.br/dvdteca/pdf/arq_pdf_38.pdf
* Mostre aos alunos uma obra de Vallauri em Stencil Art para apreciação estética:
- O que você vê nesta imagem?
- O que você percebe?
As ninfas de Vallauri em danças circulares. Stencil Art - Desenho traçados com tinta sprays através de moldes vazados
Aulas 4, 5 e 6
> Escolha uma parede branca e trabalhe com a turma uma oficina de pintura coletiva em Stencil Art, seguindo os mesmos passos da aula 2;
> Divida os alunos em grupos e oriente-os na criação de um painel muralista usando a técnica do stencil/graffiti com tinta branca própria para parede. Para obtenção das cores utilize bisnagas de corantes ou pó xadrez.
Composição plástica em Stencil Art
Oficina de Pintura coordenada pelo artista e professor de Artes Visuais Vitor Marcelino da Silva
Comunidade Vida Nova - Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos, 2009
Fonte: Vitor Marcelino da Silva e Soraia Lelis
Composição plástica em Stencil Art
Oficina de Pintura coordenada pelo artista e professor de Artes Visuais Vitor Marcelino da Silva
Comunidade VIda Nova - Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos, 2009
Fonte: Vitor Marcelino da Silva e Soraia Lelis
Pintura muralista - Composição plástica em Stencil Art
Oficina de Pintura coordenada pelo artista e professor de Artes Visuais Vitor Marcelino da Silva
Comunidade VIda Nova - Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos, 2009
Fonte: Vitor Marcelino da Silva e Soraia Lelis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafite_(arte)
Pintura Muralista:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralismo
Kirigami - É uma técnica mista em que além de utilizar a dobradura no papel – origami, utiliza-se cortes – kiri. O kirigami normalmente é feito com base em um papel de gramatura maior onde, ao introduzirmos alguns cortes, podemos dobrá-lo para formar as figuras desejadas. É uma técnica cuja simplicidade chega a impressionar dado os resultados que são possíveis de obter. http://origami.em.blog.br/archives/kirigami/
Como avaliação propõe-se a verificação da capacidade de apreensão do conteúdo trabalhado (construção do conhecimento) e a maneira como o aluno coloca os novos saberes em prática (aplicação técnica), assim, torna-se um processo e não a síntese de um resultado, com a troca contínua e efetiva de experiências e a autoavaliação como referência para subsidiar a apreciação da aprendizagem pelo professor.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/05/2011
Cinco estrelasAchei muito boa a aula, e como complemento a aula de grafite x pichaçao onde os alunos são convidados a pesquisar em sua cidade grafites, pichações entrevistar grafiteiros, temas mais conhecidos etc.