Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A contagem do tempo: milênio, século, década, ano.

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender as maneiras utilizadas pelos homens de representar a passagem do tempo.

- Entender como calculamos século, década, ano inicial e final de um determinado século.

- Entender como calculamos há quanto tempo que um acontecimento ocorreu.

- Compreender porque utilizamos a expressão antes de Cristo e depois de Cristo.

- Compreender que a contagem do tempo é fundamental para o estudo da História.

- Localizar e interpretar, em um texto historiográfico, jornalístico ou documento de época, estas medidas de tempo.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas de como ocorre a passagem de tempo para os homens. É interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula: " As diferentes maneiras dos homens controlarem o tempo: tempo da natureza, tempo do relógio" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24019 ).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Descobrindo as diferentes maneiras de representar a passagem do tempo.

Solicite aos alunos que exponham quais são as unidades de tempo que os homens utilizam para representar a passagem do tempo.

Instigue  os alunos a pensar como isto acontece em seu cotidiano, levantando questões como:

- como marcamos a hora do recreio?

- como marcamos nossa data de nascimento e nossa data de aniversário?

Atenção professor! Os alunos costumam misturar a data de nascimento com a de aniverário. Diferencie com o aluno que uma só acontece uma vez, a outra todo ano.

Vá anotando no quadro as respostas dos alunos.  Caso eles  não consigam levantar algum exemplo de ano, década, século ou milênio,  complete, com exemplos seus,  no quadro. Após completar os exemplos, peça para que eles anotem no caderno as respostas.

Observação: os alunos podem citar como exemplos , hora, dias, semanas, mês. Todas essas respostas estão corretas, mas enfatize  que, nesta aula, vamos aprofundar nosso estudo no milênio, século, década, ano, porque são as medidas de tempo mais usada nos textos de História. 

Para que o aluno tenha uma referência dessa contagem do tempo, propomos uma dinâmica com bexigas. A dinâmica acontecerá da seguinte forma:

- Em bexigas, colocar papéis com exemplos de uma década, um século, um ano, um milênio. Estes exemplos devem ser bem relacionados com a vivência dos alunos. Por exemplo:

1- Quase todos os alunos do 5º ano têm uma década de vida.

2- Vivemos no século XXI.

3- Vivemos no terceiro milênio.

4- A professora nasceu em 14/01/1980.

5- assim por diante, até completar a metade do número de alunos existentes na turma.

- Em outros balões colocar os pares destas afirmações acima.

1- Milênio é igual a 1000 anos.

2- Século é igual a 100 anos.

3- Década é igual a 10 anos.

4- A data possui dia, mês e ano.

5- assim por diante, até completar  o número de afirmações colocadas nos balões anteriores.

Jogue as bexigas para cima e peça para os alunos estourarem, lerem um por um e irem procurando seu par, como jogo da memória. Depois registre estas frases no caderno e faça um registro final que sintetize o significado de cada uma destas medidas de tempo.

Possibilidade de registro:

  • Década - corresponde a um período de 10 anos, começa sempre com um ano com final 1 e termina com o ano de final 0. Por exemplo: a década de 1990 iniciou-se em 1991 e terminou em 2000. Outra possibilidade de escrever década é  ANOS 90.
  • Data - a data corresponde a um dia de um determinado mês de um determinado ano. Por exemplo: 20/10/1980
  • Século - corresponde a um períodos de 100 anos. O século começa em um ano que tem final 01e termina com o ano que tem final 00. Por exemplo: século XVII teve início em 1601 e terminou em 1700.
  • Milênio - corresponde ao período de 1000 anos. O milênio começa em um ano que tem final 001 e termina com o ano que tem final 000. Por exemplo: 1º milênio teve início no ano 001 e terminou no ano 1000.

Professor, destaque com os alunos porque estas medidas de tempo são tão importantes para o estudo da História, exemplificando que os historiadores para escreverem a História utilizam muito estas medidas (milênio, século, década, ano). Por exemplo, ao invés de falarmos que estamos no 2010, poderíamos falar que estamos no século XXI.

Atividade 2 -  Calculando medidas de tempo

O objetivo desta atividade é ensinar o aluno a identificar o século a que um determinado ano pertence e o ano que o século inicia e termina. Para isso é útil ensinarmos para os alunos algumas  "regrinhas" para se encontrar o ano inicial, ano final e o século.

Atenção professor! Nesta atividade utilize as "regrinhas" que vamos disponibilizar abaixo. Porém, construa com o aluno as bases do conhecimento dessas "regrinhas". Entregue uma tabela com os séculos I a XXI e seus anos inicias e finais. Peça para os alunos observarem o que tem de comum nos anos iniciais (todos terminam em 01, e começam com um algarismo menor do que o do algarismo do século) e nos anos finais (todos terminam em 00 e começam com o mesmo algarismo do século). Em seguida, inicie o contato com as "regrinhas", de forma que o aluno participe o tempo todo da sua construção, a partir das semelhanças observadas na tabela.

Cabe destacar que damos maior ênfase ao século porque é a medida de tempo que mais aparece nos textos de História, mas o raciocínio para décadas e milênio é semelhante.

A) Como fazemos para descobrir a que século pertence um ano?

Regra 1: Se o ano termina em 00, basta cortar os dois zeros e tem-se o século que você quer saber. Depois, basta escrever o número em algarismo romano.

Exemplo: 1500  (corta 00) = século  XV

Regra 2: Se ano não termina em 00, cortam-se os dois últimos algarismos do ano, soma-se 1 ao número que resta e tem-se, assim, o século que você quer saber. Basta finalmente, escrevê-lo em algarismo romano.

Exemplo: 1822  (corta 22) = 18+1= 19  = século XIX

B) Como fazemos para saber quais anos fazem parte de um século?

Regra 3 - ano inicial de um século: Para descobrir o ano inicial subtraímos uma unidade do século e acrescentamos os algarismo 01 na frente do resultado da subtração.

Exemplo: século XIX  = 19- 1= 18 (acrescenta 01) = 1801.   O ano inicial do século XIX é 1801.

Regra 4 - ano final de um século: Para descobrir o ano final acrescentamos 00 ao número do século.

Exemplo: século XIX  = 19 (acrescenta 00) = 1900.  O ano final do século XIX é 1900.

C) Como descobrimos  há quanto tempo um acontecimento ocorreu?

Atenção, professor! Para os alunos compreenderem estas regras  é importante informar que o calendário que seguimos é o calendário Cristão que tem com referência o ano do nascimento de Jesus Cristo, Ano 1. Por isso quando nos referimos aos acontecimentos anteriores ao nascimento de Jesus usamos a expressão antes de Cristo (a.C). Os anos que se seguem ao nascimento de Cristo (d.C) depois de Cristo. Esta é  a maneira mais convencional de marcar os acontecimentos no mundo.

Regra 1 - Se o acontecimento foi vivido depois de Cristo (d.C.), devemos diminuir o ano em que o fato aconteceu do ano em que estamos.

Exemplo: Se o homem inventou o computador em 1946 depois de Cristo, então quanto tempo tem que ele inventou o computador?

2010 - 1946 = 64 anos.

O homem inventou o computador há 64 anos.

Atenção, professor! Antes de apresentar a regra, faça uma linha do tempo no quadro, registrando o ano atual e o ano em que o acontecimento ocorreu.  Depois, instigue o aluno a desenvolver o raciocínio que os faça concluir porque usar o ano corrente para descobrir a resposta, porque fazer operação de subtração. Depois construa a regra com os alunos e peça para eles a registrarem no caderno.

Regra 2 - Se o acontecimento foi vivido antes de Cristo (a.C.) devemos somar o ano em que o fato aconteceu com o ano em que estamos.

Exemplo: Se o homem inventou a escrita no ano 3600 antes de Cristo, então quanto tempo tem que ele fez esta descoberta?

3600 + 2010 = 5610  O homem inventou a escrita a 5610 anos.

Atenção, professor! Antes de apresentar a regra, faça uma linha do tempo no quadro, registrando o ano atual e o ano em que o acontecimento ocorreu.  Depois, instigue o aluno a desenvolver o raciocínio que os faça concluir porque usar o ano corrente para descobrir a resposta, porque fazer operação de adição.  Depois construa a regra com os alunos e peça para eles a registrarem no caderno.

Proposta de atividade interdisciplinar:  Todas a atividade 2 requer conhecimentos matemáticos (algarismo romano, ordem crescente e decrescente dos números, operações de adição e subtração, interpretação de problemas). Assim, esta é uma excelente oportunidade de integrar o estudo de História com o de Matemática.

Atenção, professor! Faça essa atividade de maneira que chame a atenção do aluno para a importância de se conhecer as regras para facilitar o entendimento de textos de História, de jornal, revista que explicam sobre um acontecimento, localizando-o no tempo através das palavras século, década.

Atividade 3-  Sintetizando o conhecimento sobre as maneiras de medir o tempo

- Entregue para os alunos um texto de história ou de jornal que usa século  para localizar um acontecimento.

- Leia o texto com os alunos e identifique qual o acontecimento nele registrado.

- Em seguida, indague os alunos:

.  Em que século este acontecimento ocorreu?

. Então entre que anos ele aconteceu?

. Como podemos descobrir isso rapidamente?

 . Esse acontecimento é antes ou depois de Cristo?

. Como faço para descobrir há quanto tempo ele ocorreu?

Importante! Para que o aluno se sinta mais estimulado, procure trabalhar com documentos, textos históricos ou jornalísticos que abordem à região em que os alunos moram. Assim, ao ler o texto, o aluno, além de localizar  as medidas de tempo que estudamos: milênio, século, década,  ano final, ano inicial, mês,  se o acontecimento ocorreu antes ou depois de Cristo,  poderá também conhecer e refletir sobre a História de sua região. 

Atividade 4 - Representando as medidas de tempo.

Peça para os alunos fazerem um desenho, representando milênio, século, década, ano, mês, dia. Não vale fazer um calendário, eles devem usar a imaginação para tentar representar essas medidas de tempo.

Possibilidade de trabalho interdisciplinar: trabalhe com o professor de Educação Artística nessa atividade.

Recursos Complementares

Para enriquecer a aula utilize o vídeo disponível no site da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1105

 

Sinopse do vídeo: Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea. Neste episódio, os “Viajantes da História” voltam à Antigüidade Clássica para mostrar como eram os mestres e discípulos no passado e de que forma a educação evoluiu até chegar ao que é em nossos dias.  

Avaliação

A avaliação  da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Através destas atividades, o professor deve diagnosticar se os alunos conseguem compreender como os homens representam a passagem de tempo, entender a importância, para o trabalho do historiador e ´para a leitura de textos históricos, saber  calcular século, ano inicial, ano final de um determinado século, calcular há quanto tempo um acontecimento ocorreu, compreender a utilização das expressões antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.),  localizar, em um texto histórico,  as medidas de tempo que estudamos nesta etapa da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 44 classificações

  • Cinco estrelas 29/44 - 65.91%
  • Quatro estrelas 11/44 - 25%
  • Três estrelas 1/44 - 2.27%
  • Duas estrelas 1/44 - 2.27%
  • Uma estrela 2/44 - 4.55%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernanda, Olimpo - DF , Distrito Federal - disse:
    nandacporto@gmail.com

    30/01/2014

    Cinco estrelas

    Muuuito obrigada, me ajudou bastante com a minha pesquisa de história


  • priscila, Alemanha - disse:
    priscila_steffany@hotmail.com

    08/10/2013

    Uma estrela

    não obtive o resultado que esperava


  • madson, uniasselvi , Pará - disse:
    madsondiego99@yahoo.com.br

    05/07/2013

    Cinco estrelas

    excelente explicação


  • Clarice Coimbra, Universidade Cândido Mendes , Rio de Janeiro - disse:
    clarice411@gmail.com

    16/06/2013

    Cinco estrelas

    Fácil compreensão.


  • Adelaide Mendes, Escola Municípal "Cecília Botão" Anexo Tarquino Viana de Sousa. , Maranhão - disse:
    adelaidepmendes@hotmail.com

    28/05/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns, obrigada, foi ótimo os exemplos e todos os contexto. Tinha pesquisado em livros mais ainda não tinha encontrado nessa metodologia. Ajudou-me bastante. Abraço, saudações.


  • Ana Alexandrina Maia da Silva, colégio Polícia Militar , Bahia - disse:
    anasilva_70@hotmail.com

    09/04/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa, para mim foi de ótimo esclarecimento


  • sheila, conhecimentos gerais , Rio Grande do Sul - disse:
    sheiladalmas@hotmail.com

    03/04/2013

    Cinco estrelas

    ótima aula ,obrigado..


  • marcos, Laos - disse:
    marcoscosmo@ymail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    muito bom


  • ingllyd, casa , Acre - disse:
    eldencarvalho@hotmail.com

    26/03/2013

    Quatro estrelas

    e bem explicativa so algumas que nao da pra entedermos direito mas a nota e 10


  • paula, e.e pedro de alcantra nogueira , Minas Gerais - disse:
    pauliceamaria@hotmail.com.br

    24/03/2013

    Quatro estrelas

    nossa valeu de montâo,meu prof: esplicou mais eu havia me esquecido.ótimoooooo bjao..


  • sandra, E.E.DR.Jose Pacheco Pimenta , Minas Gerais - disse:
    sandrafp2008@hotmail.com

    24/02/2013

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Gicélia Cruz Marques Guimarães, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE DEMONSTRAÇÃO E ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE MÉDIO PADRE HILDON BANDEIRA , Paraíba - disse:
    gicelialula@gmail.com

    08/02/2013

    Quatro estrelas

    ADOREI A EXPLICAÇÃO DA AULA. PERFEITA. PARABÉNS!


  • isabely, mauricio nazar , São Paulo - disse:
    isabele_gata_htinha@hotmail.com

    06/02/2013

    Cinco estrelas

    Adorei ensinou muito bem


  • Gabriela, Peru - disse:
    julia_cavchi@hotmail.com

    01/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente ><


  • fernando, CEL - CENTRO EDUCACIONAL DA LAGOA , Rio de Janeiro - disse:
    fernandopolicarpossilva@gmail.com

    04/12/2012

    Cinco estrelas

    Bom! Eu não lembrava como fazer este calculo(calculo do século) e essas informações me ajudaram a recordar, gostei!


  • Marcos Martins, Pessoal , Mato Grosso - disse:
    macosmartinstj@hotmail.com

    30/08/2012

    Duas estrelas

    Boa aula, mas gostaria de fazer uma observação com relação a data de nascimento de Jesus. Quando Jesus apresentou-se para batizar a Bíblia diz em Lucas 3:23 que ele tinha 30 anos, esse evento ocorreu no 15° ano do reinado de Tibério César, um imperador romano , e a história confirma que Tibério começou a reinar no ano 14 EC. Portanto se Jesus tinha 30 anos de idade no ano calendar 29 ele não nasceu no ano 01 como muitos pensam. Obrigado


  • viviane, escola estadual deputado renato azeredo , Minas Gerais - disse:
    viviane_142202@hotmail.com

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    muito bom adorei bem explicado!!!!


  • Kamilla, Centro Educacional Educar Brincando , Bahia - disse:
    minhokinha_2009@hotmail.com

    26/04/2012

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito amei o site espero que tenha essa site com vários assuntos assim seria um dos meus sites prediletos s2.Obrigado, Fique consciente que ajudou


  • thiara, salvador-BA , Sergipe - disse:
    thiarabastos@hotmail.com

    18/04/2012

    Três estrelas

    eu achei boa mas podia explicar melhor


  • Sheila Fernandes, Colégio Marista Patamares , Bahia - disse:
    sheilamanoela@hotmail.com

    18/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa a sequencia didática. Parabéns!


  • Rodrigo Desidério, Escola Estadual Emílio Sander , Rio Grande do Sul - disse:
    srdesiderio@hotmail.com

    16/03/2012

    Cinco estrelas

    Achei excelente, tanto a sugestão de atividade, como as regrinhas para entender a contagem dos anos, séculos e etc. Bem prático e sem complicação.


  • Belânia, 1ª , Pernambuco - disse:
    belannia@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei demais, foi muito proveitodo essa aula para nos professorres de História é sempre bom apredermos mais na criatividade de aulas. Parabéns!!!


  • igor, ggg , Rio de Janeiro - disse:
    hugo.fluminense@hotmail.com

    08/03/2012

    Quatro estrelas

    muito boa!!!!!!!!!!!!!!!!!111


  • luis, pitagoras , Minas Gerais - disse:
    luis33correa@hotmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Arthur Victor, colegio Brito Elias , Rio de Janeiro - disse:
    sandraesteves01@hotmail.com

    25/02/2012

    Quatro estrelas

    foi muito bem explicada, consegui fazer o dever que o professor me passou e eu não entendi, muito obrigada pela explicação.


  • ana, Austrália - disse:
    anaclara@hotmai.com

    25/02/2012

    Quatro estrelas

    muito bom!!!!!!!!


  • Paulo, NAO HA , São Paulo - disse:
    didikratos@live.com

    17/02/2012

    Cinco estrelas

    Meus parabéns,essa aula foi muito bem elaborada gostei muito indicarei ao meus familiares e amigos,pois sei que muitos pessoas tem dificuldades quanto se trata da passagem de tempo na historia. Conhecimento partilhado é abençoado. Abaixo a cabeça e me faço solícito e receptivo a tudo o que puder aprender, me omito aos aplausos do sucesso, agradeço à todos que o compartilham comigo. RUBENS COSTA.


  • Carla Vanessa, Ensino Superior , Pernambuco - disse:
    krla_lala@hotmail.com

    16/02/2012

    Cinco estrelas

    Muitos bom, coisas simples que com o tempo acabamos esquecendo...


  • Denise Camargo Alves de Araujo, E. E. Prof. Agenor Couto de Magalhães , São Paulo - disse:
    denisecaa@uol.com.br

    16/02/2012

    Cinco estrelas

    Ótima aula, tirou muitas dúvidas minhas.


  • Margareth Cirilo, EE José Álavares Duarte , Minas Gerais - disse:
    garethregina@gmail.com

    14/02/2012

    Quatro estrelas

    Adorei a aula. Está facil de ser entendida. Apliquei-a nos alunos de 6° ano.


  • Joyce candido, Colegio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado , Goiás - disse:
    joyce.100gatinha@gmail.com

    13/02/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a explicação, aprendi muito muito mesmo...show


  • Sirlei Aparecida de Paula Melo, Sec.Educação , Goiás - disse:
    sirlei_melo@yahoo.com.br

    09/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse conteúdo e da forma como foi explicado, dessa forma é mais fácil entender, pois consegui ajudar meu sobrinho fazer uma tarefa.


  • ana paula, ok , São Paulo - disse:
    paulinha.andrade.silva123@hotmail.com

    05/02/2012

    Cinco estrelas

    achei esse site muito bom muito obrigado me ajudou muito


  • cileuda, particular , Ceará - disse:
    leuda1977@hotmail.com

    26/01/2012

    Cinco estrelas

    adorei me ajudou bastante , é realmemte os exemplos foi muito claro para podermos entendermos . muito obrigada ! e tenha sempre ex: assim ,bem claro .


  • Angela, Pessoal , Rio de Janeiro - disse:
    sallesangela@bol.com.br

    29/12/2011

    Cinco estrelas

    Muito prático.


  • ANNE KAROLINY FERNANDES MENDES, Alemanha - disse:
    ANECAROLINY11@HOTMAIL.COM

    24/11/2011

    Cinco estrelas

    MINHA MÃE E PROFESSORA ELA UTILIZA MUITO ESSE PORTAL DO PROFESSOR POR ISSO ELE TAMBEM ELE ME AJUDA MUITO NOS MEUS TRABALHOS DE ESCOLA POR ISSO ELE SE TORNA MUITO UTIL PARA MIM E PARA MINHA MÃE


  • JACKES DOUGLAS DA SILVA, EU MESMO , São Paulo - disse:
    jackes.i@ig.com.br

    13/10/2011

    Quatro estrelas

    bao noite muito bom (parabéns) obbrigado.


  • MARILYN, PARTICULAR , Rio de Janeiro - disse:
    marilynwerner@terra.com.br

    12/09/2011

    Cinco estrelas

    NOTA 10


  • ROBERTA, avaliacão , Maranhão - disse:
    robertarodrigues@hotmail.com

    26/04/2011

    Quatro estrelas

    eu adorei é legal d+ me ajudou muito mas acho que teria que ter mais coisas


  • walkiria , E. M. Stella Brandão Campelo" , Minas Gerais - disse:
    grossiwalkiria@yahoo.com.br

    09/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante a forma como voce abordou este assunto. Me ajudou muito.


  • francielly, liberato , Rio Grande do Sul - disse:
    franmarques98@hotmail.com

    30/03/2011

    Uma estrela

    minha opinião é que melhorem as dicas por exemplo:a de milênio, décadas e séculos


  • Sandra Mendes, Escola Mun. Joaquim Teodoro Pires , Goiás - disse:
    mendes.sandra@hotmail.com

    28/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom, amei a aula, vou usá-la com meus alunos. Parabéns Aléxia!


  • Camila, JApim , Amazonas - disse:
    camilaszferreira@yahoo.com.br

    06/03/2011

    Cinco estrelas

    MUiiito boom , encontrei tudo pra estuda na minha prova !!


  • MAYRO, GETÚLIO VARGAS , Rondônia - disse:
    wirllenpvh69@hotmail.com

    20/02/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTA METODOLOGIA DE COMO TRABALHAR DÉCADAS, SÉCULOS E MILÉNIOS. PARABÉNS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.