28/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Primeiro Momento: Os Futebol e suas Possibilidades
Duração: Aproximadamente 20 minutos Recursos:
Texto – O Futuro e as Fagartixas
O FUTURO E AS LAGARTIXAS
José Roberto Torero (colunista da Folha de São Paulo)
Caro Leitor, querida, bela e encantadora leitora, o futebol está morrendo. Tudo nasce, cresce e morre, e não será diferente com o ludopédio. Alguns podem contestar, dizendo que ele é o principal esporte do planeta, o maior e mais poderoso. A estes responderei que os dinossauros também reinaram sobre a terra e hoje só o que nos resta deles são as lagartixas e talvez o Jader).
Claro que essa extinção não é uma coisa para amanhã, para depois de amanhã ou para daqui a um mês. Charles Darwin nos ensinou que os fenômenos naturais seguem uma lenta progressão, na qual os mais adaptados acabam por se impor. Assim sendo, temos que nos preparar para a morte do Futebol. Entretanto, em vez de chorar, é melhor imaginar as lagartixas, os futuros descendentes do nosso esporte bretão. Um deles, que já podemos observar hoje, é o futevôlei, praticado em quase todas as praias brasileiras. Mas podemos pensar em outros, muitos outros. Por exemplo:
1) Futesquete – uma mistura de futebol com basquete. Os times seria de cinco jogadores, mas eles só poderiam usar os pés e a cabeça. Seria um esporte ágil: as equipes seriam obrigadas a passar para o campo ofensivo em apenas dez segundos. O faltoso seria expulso do jogo na quinta falta e uma cesta de longe valeria três pontos. Aí brilhariam os Arces e Petkovics da vida.
2) Futênis – igual ao tênis, mas substituindo aquela bolinha verde-limão por uma bola de futebol, além de trocar a raquete pelo pé do jogador (aliás, dessa forma o futênis realmente mereceria o nome de tênis, ao contrário do tênis de hoje, que deveria chamar-se raquete). Já posso até imaginar as paralelas, as deixadinhas e os golpes, imaginem, de bicicleta. De cara, poderíamos ter um grande craque: Guga, que gosta dos dois esportes.
3) Futênis de mesa – uma variante do esporte anterior. Seria jogado, de preferência, com cabeçadas. Aí brilhariam o Viola, Luizão e o Somália.
4) Arremesso de bola – Mais ou menos como o arremesso de disco. Só que usando uma bola de futebol. Com um pouco de imaginação podemos até ver a estátua do bobóbolo substituindo o discóbolo. Ele, porém, não estaria nu, e sim vestido um uniforme bem colorido. Neste esporte brilhariam os goleiros, como o velho Leão e o Dida.
5)100m rasos com lelê – nesse caso, os corredores teriam que percorrer a distancia fazendo embaixadas. Seria um jogo de habilidade pura, ideal a um Robert ou um Edilson. A prova também poderia ter uma variante, os 100 m com obstáculos, na qual, em vez de barreiras, seriam utilizados buracos, cachorros e até velhinhas.
6) Futepólo aquático – seria obviamente, uma mistura entre pólo aquático e futebol. Um bom esporte para o peixe. Os atletas jogariam numa piscina, com um gol de cada lado. A água iria até o pescoço, e a bola teria que ser bem pesada, para ficar no fundo da piscina. O divertido seria que os jogadores pareceriam estar sempre em câmera lenta.
Enfim, leitor, eis a verdade: mais cedo ou mais tarde o futebol morrerá, e o que vai sobrar serão apenas mutações, lagartixas que lembrarão de longe o remoto ancestral, desse antigo esporte. Mas, infelizmente, nesse dia faremos tão parte do passado quanto os dinossauros.
O texto pode ser acessado também pelo link: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/brinquedo,%20peteca,%20futebol.pdf (Acesso em 06/09/2010).
Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) irá propor a leitura do texto. A mesma será realizada pelos alunos e o(a) professor(a) destacará pontos centrais presentes ao longo do texto. Faz-se relevante destacar para os alunos(as) que os jogos mantém relações com o contexto atual dos esportes e suas perspectivas históricas, sociais e culturais. Tome cuidado para não generalizar, afirmando que determinada prática é ou não o futebol ou outra modalidade esportiva.
Atividade 1: Experimentando as modalidades: basquete, tênis e futebol
Duração: aproximadamente 50 minutos
Recursos: Bolas das modalidades e quadra.
Descrição: No espaço da quadra, a turma em pequenos grupos. Em um primeiro momento proponha mini-jogos de tênis. A rede de vôlei poderá ser abaixada e utilizada para este esporte. Em um segundo momento reorganize a turma em 2 equipes e proponha o jogo de basquete. Dentre as regras oficias deste esporte, enfatize que quando uma das equipes ultrapassar o meio da quadra esta terá 10 segundo para arremessar a bola na cesta. Por fim, proponha jogos de futebol para a turma.
Para auxiliar o(a) professor(a), abaixo seguem algumas sugestões de aulas que tematizam os esportes acima:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13591 (Acessado em 06 de Setembro de 2010).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15943 (Acessado em 06 de Setembro de 2010)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13620 (Acessado em 06 de Setembro de 2010)
Atividade 2: Jogando o Futesquete
Duração: aproximadamente 40 minutos
Recursos: Bola de Futebol e Quadra de Basquete
Descrição: Nesta atividade proponha a divisão da turma em duas equipes. Da maneira como é organizado uma partida de basquete, neste jogo algumas regras deverão ser colocadas, tais como:
1. Ao invés das mãos utilizaremos os pés para arremessar à cesta e passar para o colega;
2. A cabeça também poderá ser utilizada nas jogadas;
3. O jogador que cometer 5 faltas ficará 1 minuto de fora, para cumprir “suspensão”.
4. Cada jogador poderá ficar com a posse da bola por no máximo 10 segundos;
5. Após a bola ultrapassar a marca do meio de campo, a equipe que estiver com sua posse terá 10 segundos para arriscar um arremesso à cesta.
Atividade 3: Jogando o Futênis
Duração: aproximadamente 40 minutos
Recursos: Espaço da quadra de vôlei, bola de futebol (mais leve) e mini-gols.
Descrição: Nesta atividade, conduza os alunos até a quadra de vôlei. Abaixe a rede de vôlei para que esta fique parecida com a rede de tênis. Coloque os mini-gols próximos da linha de fundo da marcação da quadra de vôlei, como no desenho abaixo:
Divida a turma em grupos contendo 4 membros. As duplas de cada grupo irão ocupar o espaço e irão iniciar o jogo de tênis com os pés. Neste jogo não será permitido tocar a bola com as mãos. Demais partes do corpo poderão ser utilizadas. Cada equipe poderá trocar 3 passes entre si antes de mandar para o campo do time adversário. A pontuação será efetuada no momento em que a bola entrar no gol. Reveze os grupos no espaço da quadra para que todos possam experimentar a atividade.
Vídeos Futênis:
http://www.youtube.com/watch?v=RtlzF5YeaOE (Acessado em 06/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=BJkCyq-Gi5c&feature=related (Acessado em 06/09/2010).
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Material: Na atividade 3 o(a) professor(a) poderá utilizar “cestas” de basquete móvel, manufaturadas com baldes e cabos de vassouras. Na atividade 4 pode-se utilizar um elástica ou corda para construir a rede e também diferentes objetos para a marcação dos gols, como por exemplo, chinelos, garrafas tipo pet, cabo de vassoura etc.
Quanto ao corpo do Colega: Nas atividade 2, 3 e 4 os jogadores podem montar duplas e de mãos dadas formam um “único jogador”.
O Link abaixo demonstra uma partida de Futênis que pederá enriquecer o conteúdo da aula.
http://www.youtube.com/watch?v=5bXz-D0E1kA (Acessado em 06 de setembro de 2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam da atividade de leitura do texto? Os(as) alunos(as) se mostram interessados com as informações do textos? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades que interagem diferentes esportes? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Que esportes já conheciam? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Qual(is) jogos gostariam de fazer novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/05/2012
Cinco estrelasmuito criativa e facilita a cooperação além de misturar os esportes que todos gostam