20/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Proponha que desenvolvam o experimento "Ensinar o conceito de tensão superficial" para que conheçam o conceito de tensão superficial. Para tanto, organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. A medida que observam o que ocorre com as reações, avaliem esta propriedade (tensão superficial) na água devem fazer apontamentos no caderno de modo a construir o relatório. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21058 Acesso em 01/10/2010.
Para desenvolver esse experimento você irá precisar:
Professor para prosseguir a aula pergunte aos alunos: O que ocorre com uma pedra que é arremessada em um rio? Porque ao perfurar um balão com espeto de madeira o balão não estoura? O que ocorre quando se coloca pequenos pedaços de papel sobre uma superfície de água? Explique aos alunos que tais situações ocorrem devido ao fenômeno da tensão superficial. Como se mede a tensão superficial? Como pode ser definida? E se colocarmos algumas gotas de detergente na água? Porque ao introduzir agulhas em uma taça de vidro repleta de água até a borda a água não derrama?
O professor pode explicar que a força existente na superfície de líquidos em repouso é denominada tensão superficial. Esta tensão superficial é devida às fortes ligações intermoleculares, as quais dependem das diferenças elétricas entre as moléculas.
Esta atividade tem como objetivo reconhecer a aplicação da tensão superficial. Deve ser desenvolvida na sala de aula com uso da TVPendrive, no laboratório de informática ou em casa. Para saber mais sobre TV Pendrive pode-se acessar o link: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/tutoriais/utilizando_pendrive.pdf.
Os alunos devem ser organizados em grupos composto por cinco ou seis integrantes. Assistir o vídeo disponível no link abaixo, conhecer porque o sabão deixa a água mais "molhada" e sua relação com a tensão superficial, efetuar interações entre os componentes da equipe e responder as seguintes questões: Porque o sabão deixa a água mais "molhada"? Porque a "pele da água" não se rompe?
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-GprcRs56ug Acesso em 01/10/2010.
O vídeo apresenta o experimento da tensão superficial da água sendo quebrada por uma substancia surfaquitante. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f-7jumNoQyg&NR=1 Acesso em 01/10/2010.
O video da UNB que apresenta o desenvolvimento de um experimento sobre tensão superficial. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fjxEBiH7YHw Acesso em 01/10/2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_superficial Acesso em 01/10/2010.
Disponível em: http://www.algosobre.com.br/fisica/tensao-superficial.html Acesso em 01/10/2010.
Disponível em: http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/fluidos/tension/introduccion/introduccion.htm Acesso em 01/10/2010.
Livros
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.
LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.
Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná. http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf
Este site trata do Jornal na Escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=810 Acesso em 01/10/2010.
É oportuno que o professor informe aos alunos os critérios pelos quais serão objeto de avaliação. Esta deve ocorrer de forma diagnóstica, contínua e formativa. Critérios que pode ser implementados no processo:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!