16/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Professor/a,
Para a realização desta sequência didática é fundamental que os alunos dominem as habilidades de leitura e compreensão de textos, sabendo identificar as informações explícitas e, ao serem estimulados, inferir sobre informações implícitas.
Primeira aula - 50 min.
Professor/a,
Inicie esta sequência didática conversando com os alunos a respeito da propriedade que as palavras têm de apresentar diferentes sentidos de acordo com o contexto em que são utilizadas. Pergunte-lhes se sabem o que significam metáforas, comparações e metonímias. Se a resposta for positiva, peça-lhes exemplos dessas figuras de linguagem. Caso eles citem exemplos, anote no quadro os mais relevantes e peça que a turma explique o que as expressões querem dizer.
Para reforçar essa introdução ao conteúdo, apresente aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=im9vgeymeh4 - acesso em 10-10-10
O vídeo sugerido é uma aula do Telecurso 2000 sobre linguagem figurada, na qual são apresentados conceitos de comparação, metáfora e bons exemplos do uso da conotação:
Peça que os alunos registrem os exemplos no caderno e expliquem o significado de cada um deles. Faça a correção oral, ouvindo e comentando as respostas dos alunos.
Em seguida, projete ou passe no quadro o poema abaixo e peça que os alunos expliquem o sentido representado pela palavra sublinhada.
A laçada
Oswald de Andrade.
“O Bento caiu como um touro
No terreiro
E o médico veio de Chevrolé
Trazendo o prognóstico
E toda a minha infância nos olhos”.
http://www.infoescola.com/linguistica/metonimia/ - acesso em 10-10-10
Espera-se que eles percebam que a palavra Chevrolé (Chevrolet), uma marca de automóveis, está substituindo a palavra carro, com a qual mantém uma relação de sentido.
Corrija oralmente a atividade e converse com eles sobre outros exemplos de metonímia.
Sugestões de exemplos:
A partir dos exemplos, proponha que os alunos tentem conceituar, coletivamente, metonímia. Coloque o conceito construído em sala no quadro para que toda a turma possa registrá-lo no caderno.
Segunda aula - 1h e 40 min.
Projete para os alunos as imagens abaixo e solicite que eles identifiquem a figura de linguagem presente em cada uma delas e expliquem com que sentido foi utilizada.
http://keilinha-tecnoao.blogspot.com/2010/06/exemplos-de-propaganda-com-metafora-e.html - acesso em 10-10-10
Metonímia: a marca (Gillette) no lugar do produto (aparelho de barbear).
http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=4455 - acesso em 10-10-10
Metáfora: pense (como) magro.
http://blogdaleilahh.blogspot.com/2009/10/mais-afiada-que-lingua-de-sogra.html - acesso em 10-10-10
Comparação da faca com a língua da sogra.
Disponha os alunos em pequenos grupos e distribua para eles jornais e revistas. Solicite que identifiquem no material manchetes e propagandas com exemplos de metáfora, metonímia ou comparação. Dedique cerca de 15 minutos a essa atividade e, em seguida peça que os grupos apresentem para os colegas e expliquem os exemplos encontrados.
Terceira aula - 1h e 40 min.
http://www.energia.com.br/professores/portaldasletras/namorados/12.html - acesso em 08-10-210
Professor/a,
Distribua o texto indicado acima para os alunos, solicite que façam uma leitura silenciosa e, em seguida, oral (oriente que meninas e meninos leiam as falas alternadamente, como se estivessem dialogando).
Observação: retire o título e a conclusão da crônica para a realização da atividade. Desse modo os alunos terão um desafio maior na compreensão do texto.
Após a leitura do texto e da análise do vocabulário apresentado ao final, proponha as questões a seguir:
Respondidas as questões, distribua ou projete no quadro o título e a conclusão do texto (que foram retirados inicialmente) e dê as seguintes instruções aos alunos:
Enquanto realizam a correção, passe pelas carteiras auxiliando os alunos e observando as repostas para comentar ao final.
Depois da atividade, solicite que os alunos destroquem os cadernos, observem as correções e expliquem oralmente o texto. Deixe que participem voluntariamente e, ao final, faça as considerações que julgar necessárias.
Título: A ESTRANHA (E EFICIENTE) LINGUAGEM DOS NAMORADOS
Conclusão: Diálogo aparentemente louco, mas que dois namorados de imaginação mantêm todos os dias, com estas ou outras palavras igualmente mágicas. Não inventei nada. Apenas colecionei expressões ouvidas aqui e ali, e que me pareceram espontâneas, isto é, ninguém deve ter preparado antes o que iria dizer, de tal modo as palavras saíam entrecortadas de risos, interrompidas por afagos, brotando da situação. O amor é inventivo e anula os postulados da lógica. Ele tem sua lógica própria, tão válida quanto a outra. E os amantes se entendem sob o signo do absurdo – não tão absurdo assim, como parece aos não-amorosos. Já ouvi no interior de Minas alguém chamar seu amor de “meu bicho-de-pé” e receber em troca o mais cálido beijo de agradecimento.Esta coletânea de frases de amor está aqui como introdução ao projeto não comercial de comemorações do Dia dos Namorados. Não para quelas sejam repetidas mecanicamente. Todo namorado que se preze deve inventar as besteiras líricas e deliciosas que a gente não diz para qualquer pessoa, só para uma, e só em momentos de pura delícia. Funcionam? E como?
Observação: Para a próxima aula, solicite que os alunos pesquisem e anotem as metáforas que os casais com os quais convivem, ou que aparecem na televisão utilizam no tratamento cotidiano.
Quarta aula - 1h e 40 min.
Distribua tiras de papel para os alunos e solicite que eles escrevam em cada uma um exemplo de linguagem figurada utilizada por namorados (de acordo com a pesquisa solicitada na aula anterior). Dobre as tiras e as coloque em uma caixa.
Em seguida, leve a turma ao pátio da escola para a realização de um jogo, forme duas grandes equipes e dê as seguintes instruções:
Quinta aula - 1h e 40 min.
Ainda utilizando as metáforas da aula anterior, solicite que os alunos produzam um texto narrativo no qual os personagens principais sejam um casal de namorados.
Em seguida, proponha que eles troquem os textos entre si e comentem as produções uns com os outros, sugerindo correções.
Peça que os alunos partam para a reescrita dos textos, que deverá ser terminada para a próxima aula.
Sexta aula - 50 min.
Estimule os alunos a lerem os textos produzidos para toda a turma.
Em seguida, proponha a produção de um livro, mas explique que as narrativas deverão passar por novas revisões e reescritas antes da produção final.
Recolha os textos, leia-os e dê sugestões para a reescrita.
Sétima aula - 50 min.
Devolva os textos para os alunos e leve-os ao laboratório de informática para que eles digitem as narrativas, fazendo as correções.
Caso a escola não tenha laboratório de informática, solicite que os alunos digitem os textos em casa ou em uma lan house e enviem para o seu e-mail
Conclusão das atividades:
Faça uma última revisão dos textos e imprima cópias para cada aluno.
Solicite a ajuda do/a professor/a de artes para a produção final dos livros, pedindo que ele/ela trabalhe a elaboração das capas e encadernação com os alunos.
Organize com os alunos uma tarde de autógrafos, com a participação da família e de funcionários e professores da escola.
http://www.colegioweb.com.br/portugues/metafora.html - acesso em 10-10-10, texto sobre metáfora, com exemplos
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/metaforas_mente.htm - acesso em 10-10-10, texto sobre metáfora
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19893 - aula sobre metáfora e metonímia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8582 - acesso em 10-10-10, aula sobre conotação e denotação
Professor/a,
Avalie, através das atividades escritas e dos textos produzidos pelos alunos, as seguintes habilidades:
Avalie-os, também, quanto à participação nas atividades em grupo e quanto a expressão oral de suas opiniões e conclusões.
Proponha que os alunos realizem uma autoavaliação e apresentem suas opiniões sobre a sequência didática, levando em conta os conhecimentos construídos e desenvolvidos durante o processo.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/08/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula e da teleaula indicada no link do youtube ... Muito interessante e vai agradar aos alunos por ser uma forma atraente e prazerosa de se aprender. Parabéns!