03/12/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não pressupõe conhecimentos prévios
O álcool é muito usado em nossa sociedade. Inicie a aula perguntando a turma para que serve o álcool. Liste no quadro as diversas funções do álcool na sociedade contemporânea.
O álcool possui diversas funções em nossa sociedade. Mas... como se obtém o álcool? Que efeitos ele possui sobre os organismos e suas implicações na saúde e na sociedade?
Atividade 1:
Para conhecer um pouquinho da história do álcool na civilização humana, no laboratório de informática, em grupos de 4 a 5 alunos, percorra uma webquest previamente criada pelo professor com informações sobre a história das diferentes bebidas alcoólicas:
O professor deverá construir previamente uma webquest para orientar a pesquisa. Um bom espaço para criar uma webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/10/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (Acessado em 10/10/2010). Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 10/10/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/10/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 10/10/2010).
Alguns sites que podem ser interessantes como fonte de informações para usar na webquest:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alcoólica (Acessado em 10/10/2010).
http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/alcool.htm (Acessado em 10/10/2010).
http://www.istoe.com.br/reportagens/15193_PRAZER+MILENAR (Acessado em 10/10/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-vinho/historia-do-vinho-4.php (Acessado em 10/10/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uísque (Acessado em 10/10/2010).
http://whisky.com.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=57&Itemid=112 (Acessado em 10/10/2010).
http://www.cladowhisky.com.br/historia_do_whisky.php (Acessado em 10/10/2010).
http://www.culturajaponesa.com.br/htm/saque.html (Acessado em 10/10/2010).
http://www.japaoonline.com.br/pt/saque.htm (Acessado em 10/10/2010).
http://www.almacarioca.com.br/cerveja-historia.html (Acessado em 10/10/2010).
http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/historia-cerveja.asp (Acessado em 10/10/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-cerveja/historia-da-cerveja.php (Acessado em 10/10/2010).
http://www.brejas.com.br/historia-cerveja.shtml (Acessado em 10/10/2010).
http://www.cervejasdomundo.com/Na_antiguidade.htm (Acessado em 10/10/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerveja (Acessado em 10/10/2010).
http://www.caipiroska.hpg.com.br/historia.htm (Acessado em 10/10/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodca (Acessado em 10/10/2010).
http://www.vodkas.com.br/historia-da-vodka.html (Acessado em 10/10/2010).
É importante que os alunos percebem que o consumo de bebidas alcoólicas se estende por diversos países e remonta a história da civilização humana. É interessante perceber também as contradições envolvendo as bebidas alcoólicas, que por muitas vezes são colocadas na ilealidade e clandestinidade e estão intimamente ligadas a questões econômicas bastante fortes.
Além do consumo de bebidas alcoólicas, o etanol também é muito usado para outras finalidades, como combustível e como material de limpeza e higiene, além de seu uso farmacológico.
No laboratório de informática, acesse os recursos de áudio e vídeo, ou, faça o download dos mesmos, grave em pendrive (caso possua o recurso de TV Multimídia ou datashow) ou DVD e leve para a sala de aula e apresente aos alunos. Durante a apresentação dos vídeos, peça aos alunos que anotem os principais passos da fabricação do álcool. Quais são as etapas? Quais são os processos químicos envolvidos no processo de fabricação? Como é feita a extração do álcool usado para esta finalidade? E a fermentação alcoólica para a obtenção de bebidas alcóolicas, como é feita? Existe alguma diferença no processo?
Cachaça http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25968 (acessado em 10/10/2010). Este recurso apresenta um áudio sobre o processo de fermentação da cana-de-açúcar e a produção da cachaça. Após escutar o áudio, discuta com os alunos sobre o processo de fermentação e como o mesmo ocorre em alimentos ricos em açúcares e carboidratos. Aproveite para falar sobre o fermento biológico na produção de pães e leveduras na produção de cerveja e vinho.
Depois de ouvirem o áudio, como forma de visualizar o processo de produção do etanol ou da cachaça em destilarias, selecione um ou mais vídeos dos indicados abaixo e passe para os alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=J9nxw7wtXME (acessado em 10/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=KC_PyWaIN_c (acessado em 10/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=rFUCCP1A1nI (acessado em 10/10/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=AB81JjAGOkw (acessado em 10/10/2010).
Atividade 2:
Após ouvirem o arquivo de áudio e assistirem os vídeos, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que confeccionem cartazes, a partir das anotações que fizeram durante a apresentação dos recursos, mostrando as etapas do processo de produção do álcool para consumo como bebida alcoólica e como combustível ou material de limpeza e esterilização. Como forma de socialização, faça um mural com os cartazes dos grupos.
Uma levedura muito amiga http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16748 (acessado em 17/10/2010). Este recurso do portal apresenta uma atividade prática de fermentação de suco de uva com leveduras. Pode ser utilizado como atividade complementar e estimular a curiosidade dos alunos ao verem o processo de fermentação alcoólica.
Atividade 3:
A partir dos sites indicados abaixo e outros que podem ser pesquisados pelos alunos, discutam sobre as ações do álcool sobre o organismo e que tipo de consequências o consumo do álcool pode trazer. É importante que a discussão aborde aspectos sociais e biológicos do consumo de álcool. O que leva uma pessoa a consumir bebidas alcoólicas? Que tipo de consequências o abuso do consumo do álcool ode trazer? Após a discussão com a turma, peça que elaborem sketchs, ou pequenas cenas envolvendo o consumo do álcool e suas consequências. Uma sketch é uma pequena peça ou cena dramática, geralmente cômica, com menos de dez minutos de duração. São frequentes em programas cômicos de televisão como nos programas humorísticos com o mesmo formato que Zorra Total, Os Trapalhões, A Turma do Didi, A Praça é Nossa, entre outros.
http://saude.hsw.uol.com.br/alcool.htm (acessado em 10/10/2010).
http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/index.htm (acessado em 10/10/2010).
Nos últimos dois anos, houve uma grande corrida em busca de álcool gel como forma de manter as mãos limpas e prevenir doenças como a gripe H1N1. Como resultado, além do grande aumento de preço do álcool gel, em muitas localidades, se tornou quase impossível encontrar esta apresentação do álcool em farmácias e supermercados. Apresente o vídeo que mostra como se faz álcool gel para a turma e discuta com eles por que o álcool tem este uso, como agente de desinfecção.
http://www.youtube.com/watch?v=uX7CXYJ1JjA (acesso em 10/10/2010).
Atividade 4:
Caso o professor tenha condições de adquirir os ingredientes, poderá fazer o álcool em gel junto com a turma. Por se tratar de um produto inflamável, aconselha-se ao professor fazer a prática em frente a turma e que a turma assista ao professor.
Ingredientes:
Para 1 litro de gel antibacterial
Instrumentos:
Preparo:
Coloque o coador sobre o recipiente pequeno e peneire o carbopol para desfazer os grumos.
Utilize uma colher se necessário para pulverizá-lo por completo.
No recipiente grande, coloque a água e o álcool e agregue o carbopol lentamente enquanto mistura fortemente com o batedor.
Quando o álcool e o carbopol estiverem bem misturados, acrescente a glicerina lentamente, misture suavemente e depois coloque a essência e o corante se desejado.
Assegure-se de que tudo está bem misturado e acrescente pouco a pouco a trietanolamina, primeiro uma colherinha, mistura, outra colherinha e mistura, até que você obtenha a consistência desejada.
Se por algum motivo a mistura ficar muito pastosa, acrescente, pouco a pouco, mais álcool até obter novamente a consistência desejada.
Ao final guarde o produto no vasilhame escolhido e tampe bem para evitar a evaporação.
Atenção: o álcool é inflamável, tenha cuidado na hora do preparo e mantenha o produto longe do alcance de crianças.
Nome | Tipo |
---|---|
Cachaça | Áudio |
Uma levedura muito amiga | Experimento prático |
Estes sites apresentam muitas informações interessantes sobre o etanol como fonte alternativa de energia e suas implicações sociais, econômicas e ambientais.
http://www.sober.org.br/palestra/9/189.pdf
http://www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet05.shtml
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=999
http://empregoerenda.com.br/paginas/268
http://pt.wikipedia.org/wiki/álcool
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!