Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O petróleo na camada pré-sal

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhcer o que são combustíveis fósseis e como são obtidos;
  • Discutir sobre o uso do petróleo na indústria e como componente da matriz energética brasileira;
  • Distinguir o que é a camada pré-sal e os riscos ambientais.
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica fazem parte das fontes de energia inesgotáveis, enquanto os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) existem em quantidade limitada em nosso planeta, e com o consumo, a tendência é que cheguem ao fim. O foco desta aula é o petróleo. Uma fonte não renovável de energia.

No laboratório de informática, peça para que em grupos de 4 a 5 alunos acessem o simulador.

Petróleo em alto mar  (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12493 acessado em 01/10/2010)

Esta simulação apresenta o que é o petróleo e alguns de seus usos. Ao navegar pelo simulador, num primeiro momento o petróleo aparece como uma grande mancha de óleo na praia. Neste momento, é interessante comentar que grande parte das reservas de petróleo se encontram no mar, e que os vazamentos nas plataformas ou em navios trazem grandes prejuízos ambientais. Em seguida, apresenta como o petróleo foi formado. Neste momento, o professor pode comentar o tempo que o petróleo levou para ser formado, e por que é um recurso finito. A seguir o simulador segue apresentando alguns dos derivados que são extraídos do petróleo. Vale a pena parar e discutir com a turma sobre o uso destes derivados e a importância destes na sociedade atual. Cabe também comentar sobre outros produtos produzidos a partir do petróleo, e como estão presentes em nosso dia a dia.

Em seguida, apresente a composição da matriz energética brasileira, enfatizando a participação do petróleo.

Imagem disponível na página 7 do relatório do Ministério de Minas e Energia (http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/publicacoes/BEN/3_-_Resenha_Energetica/Resenha_Energetica_2009_-_PRELIMINAR.pdf acessado em 01/10/2010)

Atividade 1:

A partir das informações do simulador e da composição da matriz energética brasileira, promova um debate com seus alunos sobre a utilização de cada uma dessas fontes de energia no Brasil, levantando os prós e contras de cada uma delas. Após o debate, peça aos grupos de 4 a 5 alunos para confecionarem cartazes (cada grupo fará um cartaz de cada uma das fontes que compõe a matriz energética brasileira), relacionando os  pontos positivos e negativos de cada uma delas.

Já sabemos que o petróleo é um recurso finito. Mas ainda ficam algumas questões para compreendermos sua importância e influência em nossa sociedade. Como o petróleo se formou? Qual é o processo para a obtenção dos combustíveis a partir do refino do petróleo? Por que o petróleo não é considerado um combustível “limpo”? Quais são os riscos que o petróleo oferece ao meio ambiente? Por que o petróleo é tão importante para nossa sociedade atual?

Atividade 2:

Para esta atividade, no laboratório de informática, forme grupos de 7 a 8 alunos para fazer uma pesquisa a partir de uma webquest. A webquest deverá ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa de seus alunos. A webquest deverá abordar os seguintes aspectos:

  • como se forma o petróleo?
  • aspectos históricos do petróleo na humanidade;
  • quais são os produtos derivados do ptróleo?
  • para que o peróleo e usado?
  • como se extraem os combustíveis a partir do petróleo?
  • onde se localizam os principais campos de petróleo no Brasil?

Um bom espaço para criar a webquest de  forma  gratuita  é  por  meio  do  site http://www.webquestbrasil.org/criador/ ( Acessado em 01/10/2010),  e  um  tutorial  para  auxiliar  na  criação  passo  a  passo,  pode  ser  encontrado  em  http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (Acessado em 01/10/2010).

Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: 

http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 01/10/2010),  

http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),   

http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 01/10/2010).         

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petróleo http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/  (Acessado em 01/10/2010).

http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html (Acessado em 01/10/2010).

http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/ (Acessado em 01/10/2010).

http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm  (Acessado em 01/10/2010).

http://www.cepetro.unicamp.br/petroleo/index_petroleo.html  (Acessado em 01/10/2010).

http://www2.petrobras.com.br/minisite/refinarias/portugues/index.asp  (Acessado em 01/10/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras  (Acessado em 01/10/2010).

Atividade 2:

Após terminarem a webquest, cada um dos grupos deverá montar uma apresentação de slides sobre um dos temas pesquisados, para que não se torne repetitivo para a turma. Defina um tempo de 5 minutos de apresentação para cada um dos grupos.

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 01/10/2010).

Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 01/10/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 01/10/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.  

Por que quando há um derramamento ou vazamento de óleo, ou petróleo no mar, ocorrem tantos prejuízos ambientais?

Apresente as imagens abaixo para a turma e partir das mesmas, discuta sobre os desastres ambientais que ocorrem envolvendo o petróleo. Quem são os principais atingidos por estes desastres? De que forma um vazamento de óleo interfere na vida dos animais e plantas de uma região? E na vida das comunidades? Que mensagem as imagens passam?

Imagem disponível em:http://www.biosferatv.com.br/wp-content/uploads/2010/06/2petroleo.jpg (acessado em 01/10/2010) 

Imagem disponível em:http://cdn.edgonline.s3.amazonaws.com/planeta/files/2010/08/viral3.jpg (acessado em 01/10/2010) 

Atividade 3:

Após a discussão, ainda em grupos de 4 a 5 alunos no laboratório de informática, pesquisem sobre desastres ambientais envolvendo petróleo. Seguem algumas indicações de sites com informações sobre desastres envolvendo petróleo que podem ser úteis para pesquisar as informações.

É importante que neste momento os grupos estejam atentos aos riscos e implicações ambientais, econômicas e sociais decorrentes destes acidentes.

http://poluicao_ambiental.vilabol.uol.com.br/seminarios/Poluicao_petroleo.htm  (acessado em 01/10/2010) 

http://colunas.epoca.globo.com/planeta/tag/petroleo/  (acessado em 01/10/2010) 

http://veja.abril.com.br/tema/desastre-ambiental-no-golfo-do-mexico  (acessado em 01/10/2010) 

http://www.sabbatini.com/renato/correio/ciencia/cp000721.htm  (acessado em 01/10/2010) 

No site abaixo, é possível mostrar aos alunos o tamanho da mancha de petróleo no acidente ocorrido no ano de 2010 no poço da British Petroleum no Golfo do México, situando-a sobre qualquer região do mundo.

http://www.ifitwasmyhome.com/#loc=Curitiba%20-%20PR%2C%20Brasil&lat=-25.4283563&lng=-49.2732515&x=-49.2732515&y=-25.4283563&z=7   (acessado em 01/10/2010) 

De posse das informações obtidas a partir das pesquisas e da discussão, os grupos deverão confeccionar um folder ou cartilha com a síntese destas infomações. Organize uma mostra para o restante da escola do material produzido pelos alunos.

O Brasil possui uma grande reserva de petróleo em grande profundidade. A exploração na camada pré-sal está começando. Com a imagem abaixo, é possível se ter uma noção de qual a profundidade que se encontra este campo de petróleo.

O professor poderá se utilizar da imagem e dos vídeos abaixo para exlicar as diferenças destes campos de petróleo encontrados na camada pré-sal. Explique quais são as dificuldades que serão encontradas para a exploração deste recurso a esta profundidade, e quais são os riscos em se perfurar estes poços.

Imagem disponível em:http://www.revistaportuaria.com.br/arquivos/noticia_12263184154918224fea6c4.jpg   (acessado em 01/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=z2Gx1_X_HgY (acessado em 01/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=i3f0OiF4lHs (acessado em 01/10/2010). 

Para complementar com mais informações sobre o pré-sal, convide os alunos em grupo a pesquisarem sobre o assunto. Busquem informações sobre a localização deste campo de petróleo. Por que existe um interesse tão grande nesta exploração? Quais os desafios encontrados pelas companhias? Alguns sites que podem ajudar nesta pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_pré-sal (acessado em 01/10/2010). 

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/pre-sal/ (acessado em 01/10/2010). 

http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/camada_pre_sal.htm (acessado em 01/10/2010). 

http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/tecnologia-e-pesquisa/atuacao-no-presal/ (acessado em 01/10/2010). 

Atividade 4:

A partir das informações obtidas na pesquisa, como atividade, convide os grupos a produzirem um mapa conceitual com as principais informações sobre o pré-sal, seus riscos e que vantagens sua exploração traria ao Brasil. xplique que os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (Acessado em 01/10/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 01/10/2010).   

Após confeccinarem os mapas, como atividade final, promova uma discussão com a turma ressaltando em que casos essa fonte de energia poderia ser substituída por outra menos poluente e sobre os impactos econômicos e ambientais gerados pelo petróleo. Vale a pena fazer um trabalho em conjunto com os professores de geografia e sociologia para ampliar esta discussão sobre o petróleo como fonte de energia, a importância da exploração da camada pré-sal e os impactos sociais, econômicos e ambientais do petróleo no Brasil e no mundo.

Recursos Complementares

Estas aulas do portal do professor poderão complementar, dar outras idéias e colaborar com o desenvolvimento do assunto de forma intedisciplinar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3939 (acessado em 01/10/2010)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16246 (acessado em 01/10/2010)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6475 (acessado em 01/10/2010)

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando o uso do petróleo, os desastres ambientais, fontes renováveis de energia e perigos da exploração do pré-sal.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.