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TÉCNICA MISTA – UM RECURSO PLÁSTICO NAS AULAS DE ARTE

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Saber o que é técnica mista e seus desdobramentos na arte;

§  Conhecer obras em técnica mista;

§  Desenvolver uma proposta em técnica mista, usando da linguagem da pintura em acrílica sobre tela e do recorte e colagem de elementos visuais.  

Duração das atividades
• Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø  Noções Básicas de Desenho;

Ø  Exercícios em pintura.

Estratégias e recursos da aula

Sobre repetição de signos ver aulas de minha autoria no portal do professor:  

MOSAICO RENDADO – A BELEZA DO KIRIGAMI (Obras de ESCHER)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7993    

A POÉTICA DAS MANDALAS (obras de ESCHER)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7997                        

AS BANDEIRINHAS DE VOLPI                       

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7983     

 Aula 1   

Ø  Converse com os alunos sobre pintura, possibilidades e recursos para esta linguagem plástica;

Ø  Questione sobre o/s suporte/s e meios/recursos para o trabalho pictórico;

Ø  Verifique entre os alunos as oportunidades que eles tiveram de trabalho com pintura (pintura com guache, anilina, aquarela, nanquim... sobre diferentes suportes como o chão, o papel, a parede...);

Ø  Eleja algumas obras ricas em elementos gráficos, com símbolos e signos representativos do cotidiano dos alunos, promovendo na aula uma apreciação destas imagens de forma a nutrir o olhar do aluno e enriquecer seu repertório plástico-visual;

Ø  Disponibilize lápis e papel sulfite aos alunos e mostre uma a uma das imagens de obras selecionadas, solicitando um olhar atento (durante  15 segundos) e o imediato registro do/s elemento/s mais significativo/s em forma de croqui;

Ø  Proponha aos alunos a seleção de um ou mais signos registrados em croqui para a  construção de uma composição plástica com  repetição e/ou criação de uma sequência de elementos visuais em lápis de cor sobre papel quadriculado (este tipo de papel você pode encontrar em livros didáticos e reproduzir em Xerox).

Ø  Recolha as composições plásticas para continuidade e conclusão na aula seguinte.

Aula 2

Ø  Retome as composições plásticas da aula anterior, solicitando aos alunos a sua conclusão;

Composição plástica com repetição de signos em lápis de cor sobre papel quadriculado

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Composição plástica com repetição de signos em lápis de cor sobre papel quadriculado

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

  Ø  Apresente aos alunos algumas imagens de obras em técnica mista e converse sobre elas, proporcionando ao grupo a apreciação de tais obras e a compreensão do processo/técnica. Sugestão:

 

Título: Agulha                    

Autor: Tunga                 

Técnica: técnica mista sobre papel                 

Medida: 140 x 63 cm               

Data: déc. 80     

http://www.escritoriodearte.com/detalharQuadro.asp?quadro=1852   

Título: BULES, GARRAFA E FRUTAS                 

Autor: Carlos Scliar              

Técnica: vinil e colagem encerado sobre tela              

Medida: 75 x 55 cm              

Data: 1969                  

http://www.escritoriodearte.com/detalharQuadro.asp?quadro=1108    

 Aula 3   

Ø  Disponibilize telas para pintura 30 x 30 cm, pincéis, tinta acrílica em cores variadas, papel toalha e vasilhas com água;

Ø  Organize a sala forrando as mesas com jornal e exponha aos alunos a proposta de pintura em acrílica sobre tela (na impossibilidade de recursos materiais, a tela poderá ser substituída por retalhos de caixa de papelão e a tinta acrílica por guache misturada com cola plástica);

Ø  Proponha, primeiramente, a pintura do fundo do trabalho com tinta acrílica na cor preferida por cada aluno – a cobertura total da superfície da tela;

Ø  Coloque as telas para secar em local seguro e aguardar a continuidade do processo na próxima aula. 

Processo de pintura em acrílica sobre tela

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aula 4   

Ø  Retome as telas, solicitando aos alunos a aplicação de fita crepe em diferentes disposições formando linhas e planos no suporte da tela;

Ø  Explique o objetivo do uso da fita crepe – criação de linhas e planos com maior destreza;

Ø  Mostre a importância da aplicação da tinta acrílica sobre a tela e a necessidade do pincel estar bem seco para não manchar por debaixo da fita, provocando borrões desnecessários;

Ø  Coloque novamente as telas para secar em local seguro e aguardar a continuidade do processo na aula seguinte.

Processo de e aplicação de fita crepe e pintura em acrílica sobre tela

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis     

Aulas 5 e 6   

Ø  Retome as telas e solicite aos alunos a retirada da fita crepe;

Ø  Permita que os alunos interessados repitam o processo de aplicação de fita crepe e a pintura sobre a tela;

Ø  Busque as composições plásticas elaboradas anteriormente e disponibilize retalhos coloridos de E.V.A, possibilitando aos alunos a reprodução dos elementos visuais em desenho, recorte e colagem;

Ø  Deixe as telas secarem e exponha-as à comunidade escolar.

Composição plástica em técnica mista

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica em técnica mista

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica em técnica mista

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica em técnica mista

Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Recursos Complementares

 SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. Coleção)  

 CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996,  p. 178)  

Avaliação

Como avaliação propõe-se:

  • a verificação da aprendizagem e aquisição de conhecimento sobre técnica mista enquanto processo e não a síntese de um resultado;
  •  a troca contínua e efetiva de experiências;
  • a autoavaliação como percurso e instrumento processual de ensino e aprendizagem.                                      
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