30/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Saber o que é técnica mista e seus desdobramentos na arte;
§ Conhecer obras em técnica mista;
§ Desenvolver uma proposta em técnica mista, usando da linguagem da pintura em acrílica sobre tela e do recorte e colagem de elementos visuais.
Ø Noções Básicas de Desenho;
Ø Exercícios em pintura.
Sobre repetição de signos ver aulas de minha autoria no portal do professor:
MOSAICO RENDADO – A BELEZA DO KIRIGAMI (Obras de ESCHER)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7993
A POÉTICA DAS MANDALAS (obras de ESCHER)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7997
AS BANDEIRINHAS DE VOLPI
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7983
Aula 1
Ø Converse com os alunos sobre pintura, possibilidades e recursos para esta linguagem plástica;
Ø Questione sobre o/s suporte/s e meios/recursos para o trabalho pictórico;
Ø Verifique entre os alunos as oportunidades que eles tiveram de trabalho com pintura (pintura com guache, anilina, aquarela, nanquim... sobre diferentes suportes como o chão, o papel, a parede...);
Ø Eleja algumas obras ricas em elementos gráficos, com símbolos e signos representativos do cotidiano dos alunos, promovendo na aula uma apreciação destas imagens de forma a nutrir o olhar do aluno e enriquecer seu repertório plástico-visual;
Ø Disponibilize lápis e papel sulfite aos alunos e mostre uma a uma das imagens de obras selecionadas, solicitando um olhar atento (durante 15 segundos) e o imediato registro do/s elemento/s mais significativo/s em forma de croqui;
Ø Proponha aos alunos a seleção de um ou mais signos registrados em croqui para a construção de uma composição plástica com repetição e/ou criação de uma sequência de elementos visuais em lápis de cor sobre papel quadriculado (este tipo de papel você pode encontrar em livros didáticos e reproduzir em Xerox).
Ø Recolha as composições plásticas para continuidade e conclusão na aula seguinte.
Aula 2
Ø Retome as composições plásticas da aula anterior, solicitando aos alunos a sua conclusão;
Composição plástica com repetição de signos em lápis de cor sobre papel quadriculado
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica com repetição de signos em lápis de cor sobre papel quadriculado
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Apresente aos alunos algumas imagens de obras em técnica mista e converse sobre elas, proporcionando ao grupo a apreciação de tais obras e a compreensão do processo/técnica. Sugestão:
Título: Agulha
Autor: Tunga
Técnica: técnica mista sobre papel
Medida: 140 x 63 cm
Data: déc. 80
http://www.escritoriodearte.com/detalharQuadro.asp?quadro=1852
Título: BULES, GARRAFA E FRUTAS
Autor: Carlos Scliar
Técnica: vinil e colagem encerado sobre tela
Medida: 75 x 55 cm
Data: 1969
http://www.escritoriodearte.com/detalharQuadro.asp?quadro=1108
Aula 3
Ø Disponibilize telas para pintura 30 x 30 cm, pincéis, tinta acrílica em cores variadas, papel toalha e vasilhas com água;
Ø Organize a sala forrando as mesas com jornal e exponha aos alunos a proposta de pintura em acrílica sobre tela (na impossibilidade de recursos materiais, a tela poderá ser substituída por retalhos de caixa de papelão e a tinta acrílica por guache misturada com cola plástica);
Ø Proponha, primeiramente, a pintura do fundo do trabalho com tinta acrílica na cor preferida por cada aluno – a cobertura total da superfície da tela;
Ø Coloque as telas para secar em local seguro e aguardar a continuidade do processo na próxima aula.
Processo de pintura em acrílica sobre tela
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
Ø Retome as telas, solicitando aos alunos a aplicação de fita crepe em diferentes disposições formando linhas e planos no suporte da tela;
Ø Explique o objetivo do uso da fita crepe – criação de linhas e planos com maior destreza;
Ø Mostre a importância da aplicação da tinta acrílica sobre a tela e a necessidade do pincel estar bem seco para não manchar por debaixo da fita, provocando borrões desnecessários;
Ø Coloque novamente as telas para secar em local seguro e aguardar a continuidade do processo na aula seguinte.
Processo de e aplicação de fita crepe e pintura em acrílica sobre tela
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aulas 5 e 6
Ø Retome as telas e solicite aos alunos a retirada da fita crepe;
Ø Permita que os alunos interessados repitam o processo de aplicação de fita crepe e a pintura sobre a tela;
Ø Busque as composições plásticas elaboradas anteriormente e disponibilize retalhos coloridos de E.V.A, possibilitando aos alunos a reprodução dos elementos visuais em desenho, recorte e colagem;
Ø Deixe as telas secarem e exponha-as à comunidade escolar.
Composição plástica em técnica mista
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em técnica mista
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em técnica mista
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em técnica mista
Alunos 4ºs Anos/2008/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. Coleção)
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
Como avaliação propõe-se:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!