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Transportes celulares

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os tipos de transporte celular.

Pesquisar sobre os transportes celulares e processos fisiológicos da célula.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Constituição da membrana plasmática.

Estratégias e recursos da aula

O que os alunos conhecem de transporte celular? Será importante apenas para as células? Inicie esta temática apresentando aos alunos a reportagem a seguir: Empresa Fonte Pura utiliza sistema de purificação da água por osmose inversa, disponível em:

 http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/economia/2010/8/38/Empresa-Fonte-Pura-utiliza-sistema-purificacao-agua-por-osmose-inversa,c14c1165-31ef-4608-8846-1aaf3101317e.html (acessado dia 09/10/2010).   

O professor poderá conduzir a leitura da reportagem em sala de aula, solicitando que os alunos se revesem, lendo um parágrafo cada um. Também poderá fazer comentários durante a leitura, obtendo a atenção de todos os alunos nesta atividade.

Após a leitura, questione alguns aspectos da reportagem:

O que eles entendem por osmose e osmose inversa?

Qual a similaridade com os processos desenvolvidos pelas células?

Para responder estas questões e aprofundar o conhecimento sobre transportes celulares, leve os alunos ao laboratório de informática e solicite que eles façam uma pesquisa sobre os transportes celulares, em especial, a osmose.  

Divida os alunos em equipes de até 3 integrantes.

A pesquisa deve conter:

- os principais transportes celulares;

- importância dos transportes celulares dentro da fisiologia animal;

Como fazer uma boa pesquisa:

A pesquisa pode ser feita livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema. Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). No campo de pesquisa o aluno deve digitar o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas.

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir. 

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010). 

SÍTIOS DE PESQUISA

Wikilingue, transporte celular, disponível em: http://pt.wikilingue.com/es/Transporte_celular (acessado dia 19/11/2010). 

Biologia celular, transporte celular, disponível em: http://interacoesmedicamentosas.com.br/biocel/transp.php (acessado dia 19/11/2010). 

Cultura mix, membrana celular, disponível em: http://www.culturamix.com/cultura/escolar/membrana-plasmatica (acessado dia 19/11/2010).    

RIVED, transporte passivo de membrana, disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ (acessado dia 19/11/2010).  

FURG, transporte ativo de membrana, disponível em: http://www.octopus.furg.br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html  (acessado dia 19/11/2010). 

Biologia celular interativa, disponível em: http://biocelinterativa.blogspot.com/2009/09/mecanismos-de-transporte-celular.html  (acessado dia 19/11/2010). 

Questione os alunos sobre alguns aspectos do cotidiano (que tem relação com os transportes celulares), como... Por que a lesma desidrata até morrer, quando jogamos sal nela? E porque a salada de tomate fica “aguada” depois de temperada?

ATIVIDADE 1

Solicite que os alunos respondam as questões anteriores com base na pesquisa já iniciada por eles na Prática Social Inicial do Conteúdo. Eles deverão organizar o conhecimento adquirido em um mapa conceitual, com o uso de imagens obtidas da internet (por exemplo, uma lesma, ou um pé de alface, para representar as questões solicitadas na problematização). Esta atividade deverá ser feita individualmente. Em primeiro lugar, os alunos devem rascunhar o mapa em papel e lápis. Depois, podem utilizar programas de computador que montam mapas conceituais, como o Cmap Tools.

Sobre mapas conceituas...

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. São ferramentas de grande valia para a ordenação e a seqüenciação hierarquizada de conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. O aluno tem a liberdade de escolher de que maneira o conhecimento que ele tem sobre determinado tema está estruturado. Também a partir do mapa conceitual o aluno pode ver a abrangência do conteúdo que está aprendendo e verificar dificuldades. Os mapas em geral tem os conceitos destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação". Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual (mental) quando comparam os diferentes tipos de transportes celulares ou quando relacionam o que está envolvido neste tema. Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools. Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html  (acessado dia 09/10/2010).

Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o recurso Citologia - membrana:

Citologia - membrana  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9631 acessado dia 09/10/2010)

 QUESTÕES DE TRABALHO

  • Qual a função da membrana celular?
  • Existe diferenças entre a membrana celular de células animais e vegetais?
  •  O que se entende por modelo de mosaico fluido?
  • Diferencie difusão de osmose.
  •  Cite exemplos para cada transporte celular.

As questões poderão ser respondidas esquematicamente no mapa conceitual já iniciado pelos alunos.

ATIVIDADE 2

Após responder as questões, divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Eles deverão acessar os sítios a seguir e escolher um experimento sobre transporte celular a ser desenvolvido no laboratório de ciências.

Brasil Escola, “Osmose no morango e leite condensado”, disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/osmose-no-morango-com-leite-condensado.htm (acessado dia 09/10/2010).

Brasil Escola, experimento com osmose, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/osmose.htm (acessado dia 09/10/2010).

Ponto ciência, experimento com osmose e plasmólise, disponível em:

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=475&OSMOSE+E+PLASMOLISE#top (acessado dia 09/10/2010).

Ponto ciência, para onde a água vai, disponível em:

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=30&PARA+ONDE+A+AGUA+VAI#top (acessado dia 09/10/2010).

Brasil escola, osmose no ovo, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/osmose-no-ovo.htm (acessado dia 09/10/2010).

CBQ, Experimento de osmose com materiais de química alternativos, disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-504-4850.htm (acessado dia 09/10/2010).

Cada equipe deve ir a frente no laboratório e explicar aos colegas o que será feito, qual o objetivo e materiais utilizados. Os alunos da plateia devem tomar notas para o relatório a ser entregue ao professor. O professor deve organizar a turma para a visualização no microscópio (quando este for solicitado) pelos alunos. Deve solicitar aos alunos que desenhem modelos esquemáticos que representem os transportes celulares observados nos experimentos.

Como fazer um relatório

Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem o sítio Ebah, “Como fazer um relatório”, disponível em:

http://www.ebah.com.br/como-fazer-um-relatorio-doc-a19505.html   (acessado dia 09/10/10) e “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em: 

 http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).

Se a escola possuir uma filmadora, requisite-a para filmar os experimentos desenvolvidos pelos alunos. Caso contrário, o professor e os alunos poderão improvisar utilizando os dispositivos de filmagem existentes em máquinas fotográficas digitais e celulares. Os vídeos poderão ser publicados na internet em páginas de compartilhamento de vídeos como o You tube, www.youtube.com acessado dia 09/10/2010.                    

ATIVIDADE 3

Em quais situações nosso corpo trabalha com o transporte celular? Solicite aos alunos que exemplifiquem com desenhos ao menos 3 situações. Eles poderão fazer desenhos no estilo História em quadrinhos, charges ou tiras em quadrinhos.

fonte: http://1.bp.blogspot.com/_8MJ-viMpI4w/SprxY5Rh56I/AAAAAAAAAIk/B-RpmE9RR3g/s1600-h/meioambiente0011.jpg   (acessado dia 16/10/2010).

METODOLOGIA

Quando marcar o dia desta atividade, solicite que os alunos tragam para sala de aula:

  • Lápis preto e lápis de cor;
  • Borracha;
  • Papel de rascunho para desenho;
  • Régua.

Os alunos poderão iniciar a atividade 3 em grupos de até 3 integrantes, todavia cada aluno deverá fazer seus próprios desenhos. Determine um tempo máximo para esta discussão, por exemplo, 20 minutos. Num primeiro momento, deixe que os alunos debatam no grupo que mecanismos fisiológicos do corpo humano depende do transporte celular. Solicite que eles registrem no caderno os exemplos que sairão deste debate. De que maneira estes exemplos podem ser transformados em desenhos? Os alunos não precisam necessariamente retratar um mecanismo fisiológico, mas devem fazer referência a uma situação do corpo humano que tenha relação com os transportes celulares.

Agora os alunos deverão continuar a atividade individualmente, elaborando seus desenhos na forma que lhes forem mais convenientes (charge, história em quadrinhos ou tirinhas).

Para saber mais sobre quadrinhos e charges, acesse:

Wikipedia, charge, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge (acessado dia 19/11/2010). 

Wikipedia, história em quadrinhos, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3rias_em_quadrinhos  (acessado dia 19/11/2010). 

A charge animada, uma leitura possível, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5423   (acessado dia 19/11/2010). 

Os desenhos de humor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8206  (acessado dia 19/11/2010). 

Brasil escola, história em quadrinhos, disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/historia-quadrinhos.htm   (acessado dia 19/11/2010). 

Ao término da atividade, o professor poderá fazer uma exposição das criações dos alunos para toda a escola.

Neste momento o professor poderá fazer uma troca de conhecimentos. Com os mapas conceituais, poderá solicitar aos alunos que troquem seus mapas com os colegas (ou forneçam o sítio onde o mapa está publicado) para que estes verifiquem o que está diferente do que fizeram, e coloquem comentários construtivos. Também poderão expor seus desenhos (charges e tiras) para os colegas e para outras turmas da escola.

 No momento da exposição (pode ser o intervalo das aulas), os alunos artistas devem ficar próximos de suas produções para a eventual necessidade de explicação do tema.

Recursos Complementares

PESQUISA DIRECIONADA

Brasil Escola, Osmose, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/osmose-2.htm (acessado dia 9/10/2010).  

Toda Biologia, transporte ativo, disponível em: http://www.todabiologia.com/citologia/transporte_ativo.htm (acessado dia 9/10/2010).  

Brasil Escola, a composição e função da membrana plasmática, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-composicao-funcao-membrana-plasmatica.htm (acessado dia 09/10/2010). 

Avaliação

O professor poderá analisar as produções dos alunos, elegendo alguns critérios em cada atividade, e no momento de solicitar a atividade já explicitar quais os critérios serão avaliados.

MAPA CONCEITUAL - organização, pertinência, profundidade da abordagem, coerência.

RELATÓRIOS - poder de síntese textual, pertinência, profundidade da abordagem, coerência.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA ( tira ou charge) - pertinência com o tema, criatividade, poder de síntese, coerência.

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