Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:   

  • Conhecer o processo histórico que desencadeou a presença de povos angolanos na formação da sociedade brasileira.
  • Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país.
  • Reconhecer a necessidade de valorização das raízes africanas na nação brasileira;
  • Elaborar uma propaganda educativa, promovendo a cultura africana entre nós.  
  • Conhecer e valorizar a história dos africanos promovendo uma educação para a igualdade racial.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se trabalhar as aulas: "A descoberta da África!", “ África: muitas memórias, várias histórias”, “Explorando a África antes dos europeus” e “ África e Brasil - laços através da religiosidade” produzidas pelos mesmos autores da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo Angola

Vídeo:

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=1BI02b1hHnY    

Vídeo realizado para um trabalho de História com quase cinco minutos de duração. Apresenta informações importantes sobre Angola (localização, economia, política, língua, cultura, entre outras características que marcam a identidade deste país)       

Trabalhando o tema:   

Ao ver este vídeo os alunos terão um breve panorama do país da Angola. Peça aos alunos que tentem neste primeiro contato com o conteúdo, reconhecer neste vídeo algumas semelhanças entre Angola e Brasil. Para isso, poderão construir uma tabela. Veja sugestão:

Atividade 2: Angola no Brasil, Brasil na Angola

O país da Angola foi responsável por grande parte do envio de escravos ao Brasil este evento contribuiu para a grande influência angolana em nossa sociedade.

Disponível:  http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p5.php  

Textos:

Os textos abaixo trazem informações que ressaltam a importância do tráfico de escravos angolanos para esta interação entre Brasil e Angola.

1- Rota de Angola  

 “Essa rota forneceu cerca de 40% dos 10 milhões de africanos trazidos para as Américas. No caso do Brasil, os navios que partiam da costa dos atuais territórios do Congo e de Angola se destinavam principalmente aos portos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro. (...) O tráfico dessa região para o Brasil começou ainda no século XVI. Foi inicialmente marcado pela aliança entre os portugueses e o reino do Congo. Mas, para escapar do monopólio do rei congolês no fornecimento de africanos escravizados, Portugal passou a concentrar esforços na região mais ao sul, onde hoje se situa Angola. De lá, veio a maior parte dos africanos que entraram no Brasil, principalmente pelo Rio de Janeiro, no período colonial.”   

Disponível na integra: http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p5.php                 

2 - Congo-Angola   

“A “vocação” angolana para o fornecimento de escravos deixou à mostra o grande afluxo do comércio colonial português na África, mas também suas fragilidades. Comércio lucrativo para muitos, o trato negreiro funcionava como a outra face da moeda colonial: os produtos da América, como o açúcar, a aguardente, o tabaco, e os tecidos vindos do Oriente, só possuíam como contrapartida a troca pelos escravos...”   

Disponível na integra: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37&sid=6     

 Trabalhando o tema:   

1- Depois de apresentar o mapa e os textos na íntegra, divida os alunos em três grupos e promova um debate com as questões abaixo:

a) Como explicar o que une esses países?

b) Qual a relação de Portugal nessa interação Brasil e Angola?   

2- Professor:  Peça aos alunos que montem um gráfico com as principais rotas citadas no mapa acima (Guiné, Mina, Angola e Moçambique) abordando as proporções de escravos vindo destas rotas para o Brasil.  

Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Matemática o qual orientará os alunos na elaboração do gráfico. 

3- Dividir a sala em grupo e propor uma pesquisa sobre a influência de Angola no Brasil. Apesar da pesquisa ser especifica a um país da África, ressalte a importância com os alunos de valorizar estas raízes africanas em nosso país. Depois, peça aos grupos que façam a apresentação das informações obtidas.   

Sugestão de temas a serem pesquisados:   

Capoeira

Música

Língua

Culinária   

Sugestões de sites para a pesquisa:   

Capoeira que veio da Angola:

 http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm 

 http://www.cdof.com.br/capoei2.htm  

http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_34227.shtml           

Influência da música angolana:

 http://www.brasilcultura.com.br/perdidos/a-influencia-da-musica-angolana-na-america-latina/   

http://www.lingalog.net/dokuwiki/cours/palops/alunos/pub2009s4          

Influência lingüística: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%AAs_de_Angola 

 http://joaoxms.sites.uol.com.br/port-angola-br.htm    

Influências na culinária:

http://mnoticias.8m.com/culinaria.htm  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/africa/angola-culinaria.shtml  

http://www.gforum.tv/board/1001/46178/cozinha-angolana.html     

  Atividade 3 – Cultura africana em nós

Através da música Morena da Angola percebemos que o compositor mostra semelhanças entre a morena brasileira e a morena angolana que acabam sendo uma só. Usa expressões próprias do vocabulário angolano e cita algumas regiões da Angola.

Música Morena de Angola

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=N2FJuU8HnU8  

Letra: Morena de Angola Chico Buarque 

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

Será que a morena cochila escutando o cochicho do chocalho?

Será que desperta gingando e já sai chocalhando pro trabalho?

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

Será que ela tá na cozinha grisando a galinha cabitela?

Será que esqueceu da galinha e ficou batucando na panela?

Será que no meio da mata, na moita a morena ainda chocalha?

Será que ela não fica afoita pra dançar na chama da batalha?

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

Passando pelo regimento ela faz requebrar a sentinela

Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

 Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

Será que quando vai pra cama a morena se esquece do chocalho?

Será que namora fazendo cochicho com seus penduricalhos?

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

Será que ela tá caprichando no peixe que eu trouxe de Benguela?

 Será que tá no remelexo e abandonou meu peixe na tijela?

Será que quando fica choca põe de quarentena o seu chocalho?

Será que depois ela bota a canela no nicho do pirralho?

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

 Eu acho que deixei um cacho do meu coração na Catundela

Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela

Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?

Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá

Extraído de : http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/morena-de-angola.html#ixzz11ggm69z1     

Trabalhando o tema:   

1- Após ouvir e ver a letra da música "Morena da Angola", peça aos alunos que procurem elementos que componham a cultura angola na música.

 2- Questione com os alunos:

a) Em sua opinião, o que levou Chico Buarque a fazer esta música?

b) Há semelhanças da morena da Angola com a morena do Brasil?

3- Sugira aos alunos, em duplas, que façam uma paródia desta música com a temática de promoção da cultura africana em nossa sociedade.    

Recursos Complementares

Dados da Angola

http://www.portalbrasil.net/africa_angola.htm    

Escravos angolanos no Brasil ajudaram à construção do país

http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/escravos_angolanos_no_brasil_ajudaram_a_construcao_do_pais    

Blog contendo imagens sobre Angola

http://www.angolabelazebelo.com/      

Mestre Bimba Depoimentos inéditos do pai da capoeira regional são recuperados a partir de uma velha fita de vídeo entregue em uma pequena emissora da cidade de Florianopólis.

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3125     

Colonização Portuguesa  

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/colonizacao-portuguesa-476411.shtml    

http://historia.abril.com.br/cotidiano/pindaiba-434950.shtml     

Slides sobre a influência africana no Brasil  

http://www.slideshare.net/barattaxxx/influncia-da-cultura-africana-no-brasil-473206?src=related_normal&rel=471802       

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, produção de quadro comparativo (Brasil e Angola), produção de gráficos, pesquisas, paródia e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.