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A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual.
  • Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira.
  •  Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerância entre todas as etnias.   
  • Conhecer e valorizar a história dos africanos promovendo uma educação para a igualdade racial.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se trabalhar as aulas: "A descoberta da África!", “África: muitas memórias, várias histórias”, “Explorando a África antes dos europeus” ,  “ África e Brasil - laços através da religiosidade” e “Raízes Africanas na identidade brasileira: contribuições dos povos angolanos” produzidas pelos mesmos autores da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

  Atividade1:  Trabalhando a música: Todo camburão tem um pouco de navio negreiro     

Iniciar a atividade com os alunos a partir da projeção do vídeo da música com “O Rappa”:

Música:

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Q3ik-QWDVrU 

Letra:     Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro  (O Rappa)

 Tudo começou quando a gente conversava naquela esquina alí de frente àquela praça veio os homens e nos pararam documento por favor então a gente apresentou mas eles não paravam Qual é negão? Qual é negão? O que que tá pegando? Qual é negão? Qual é negão? É mole de ver que em qualquer dura o tempo passa mais lento pro negão quem segurava com força a chibata agora usa farda engatilha a macaca escolhe sempre o primeiro negro pra passar na revista pra passar na revista Todo camburão tem um pouco de navio negreiro Todo camburão tem um pouco de navio negreiro É mole de ver que para o negro mesmo a AIDS possui hierarquia na África a doença corre solta e a imprensa mundial dispensa poucas linhas comparado, comparado ao que faz com qualquer comparado, comparado figurinha do cinema comparado, comparado ao que faz com qualquer figurinha do cinema ou das colunas sócias. Todo camburão tem um pouco de navio negreiro Todo camburão tem um pouco de navio negreiro.

 Extraído:http://www.vagalume.com.br/o-rappa/todo-camburao-tem-um-pouco-de-navio-negreiro.html#ixzz11goMNZfb          

Trabalhando o tema:   

1- Fazer leitura e audição da música.

2- Peça aos alunos que identifiquem na música situações que demonstrem preconceito.

3- Sugira aos alunos, em grupo, que façam uma pesquisa sobre a escravidão e os navios negreiros, identificando em que situações os escravos eram trazidos ao Brasil e para outras partes do mundo. Uma sugestão poderia ser a exibição do filme "Amistad".

4- Feita a pesquisa, questione os alunos: Por que o compositor da música faz esta comparação “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”?

5- O compositor da música faz uma denuncia contra o preconceito. Utilizando a letra da música, monte uma charge para exemplificar e denunciar esta situação.                

Sugestão: Professor sobre esta temática você poderá consultar ainda a aula do portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8527 

 

Atividade 2 – Revendo preconceitos

1- Vídeo: 10 anos de racismo: a história contada por manchetes

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ScaDZ9hsbWg&feature=fvsr    

Vídeo de quase cinco minutos montado a partir de manchetes no período de uma década (2008-1998) do jornal Folha de São Paulo sobre a discriminação da etnia negra, utilizando um conjunto de imagens retiradas da internet. Produzido pelos alunos de Jornalismo da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).   

2- Lei contra racismo:

“XLI – a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; XLII – a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;” (Lei n.º 7.716, de 05 de janeiro de 1989)

Disponível: http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/discrim/combate_racismo.html       

Trabalhando o tema:   

I- Após ver o vídeo e ler o fragmento da Constituição brasileira, questione com os alunos:   

a) Em sua opinião, ao que se deve a existência de manchetes publicadas após a criação da lei contra o racismo?

b) No vídeo vimos manchetes de preconceitos contra os negros, mas existem outras formas de preconceitos na sociedade?

c) E na escola, existe preconceito contra o negro ou qualquer outro tipo de preconceito?

d) Peça aos alunos que façam uma dissertação sobre as questões abordadas.   

Sugestão de atividades:   

1-Os alunos ainda poderão fazer uma pesquisa sobre leis existentes em nosso país contra preconceitos diversos (cor, gênero, etc)

2- Hoje, em 2010, quais são as manchetes contra os negros? Pesquisar a respeito.  

 II- Sugira aos alunos que criem manchetes em cartazes de atitudes contrárias ao que foi visto no vídeo exibido. As manchetes podem ser de cenas reais ou montadas através de gravuras e fotos.            

 Atividade 3 – “Promovendo o respeito e a tolerância entre todas as etnias”     

Musica: Gabriel Pensador - Racismo é Burrice  

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=EM6al58W99o&feature=fvsr 

Letra da Música: Racismo é Burrice (Gabriel Pensador)

Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano "O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"

 Racismo, preconceito e discriminação em geral;

É uma burrice coletiva sem explicação.

Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união.

Mas demonstra claramente infelizmente preconceitos mil de naturezas diferentes,

Mostrando que essa gente essa gente do Brasil é muito burra

 E não enxerga um palmo à sua frente.

Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente

 Eliminando da mente todo o preconceito.

E não agindo com a burrice estampada no peito,

A "elite" que devia dar um bom exemplo

É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento

Num complexo de superioridade infantil

Ou justificando um sistema de relação servil.

E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação.

Não tem a união e não vê a solução da questão

Que por incrível que pareça está em nossas mãos

Só precisamos de uma reformulação geral,

Uma espécie de lavagem cerebral.

Racismo é burrice.

Não seja um imbecil.

Não seja um ignorante.

Letra da música disponível na íntegra: http://www.vagalume.com.br/gabriel-pensador/racismo-e-burrice-nova-versao-de-lavagem-cerebral.html#ixzz11mKeP4wz

Trabalhando o Tema:   

1- Fazer leitura e audição da música   

2- Na musica o compositor escreve:   “Racismo, preconceito e discriminação em geral; É uma burrice coletiva sem explicação...”   Em sua opinião existe distinção entre racismo, preconceito e discriminação?   

3- No trecho da música:  “A "elite" que devia dar um bom exemplo É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento...”   O que o compositor quis dizer neste trecho? Você concorda com esta afirmativa?   

4- “A raiz do meu país era multirracial Tinha índio, branco, amarelo, preto Nascemos da mistura, então por que o preconceito?” A partir deste trecho peça aos alunos que realizem uma campanha a favor do respeito e da tolerância entre todas as etnias

Divida os alunos em grupo para produzir:

a)      Folhetim

b)      Teatro

c)      Músicas

 d)     Danças  

 Realize um dia, ou uma aula, ou intervalo cultural sobre esta temática expondo os trabalhos dos alunos. Está atividade poderá servir para promover uma reflexão com os alunos sobre a necessidade de respeito às diferenças.    

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, dissertação, charges, criação de manchetes, campanha a favor do respeito e da tolerância entre todas as etnias e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

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