19/11/2010
Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Recomenda-se trabalhar as aulas: "A descoberta da África!", “África: muitas memórias, várias histórias”, “Explorando a África antes dos europeus” , “ África e Brasil - laços através da religiosidade” e “Raízes Africanas na identidade brasileira: contribuições dos povos angolanos” produzidas pelos mesmos autores da presente aula.
Iniciar a atividade com os alunos a partir da projeção do vídeo da música com “O Rappa”:
Música:
1- Aula portal: Direitos Humanos, Discriminação e Racismo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12054
2- Vídeo Amistad – cenas escravos torturados
http://www.youtube.com/watch?v=XrN12KkrplM&feature=related
3-Sites:
http://www.africaeafricanidades.com/charges.html
http://www.comciencia.br/reportagens/negros
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5829/Acoes-Afirmativas-Amparo-Constitucional
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, dissertação, charges, criação de manchetes, campanha a favor do respeito e da tolerância entre todas as etnias e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/08/2013
Quatro estrelasMuito bom
11/10/2012
Cinco estrelasexcelente!
28/05/2012
Cinco estrelasMuito bom, criativo e incentivador.