20/10/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.
Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na associação.
Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.
Executar, vocalmente, melodia em modo maior.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
Esta atividade consiste em uma preparação para a brincadeira “Escravos de Jó”, cujo objetivo principal, para além das questões musicais, é o treinamento do movimento de passar os copos para o colega que está ao lado, de forma coordenada.
Os alunos deverão sentar em uma roda e portar um copo de plástico (copo de mate, por exemplo). Você deverá entoar a frase que dá nome ao jogo, em compasso quaternário: “1, 2, 3 e passou” e os alunos deverão passar seus copos ao colega do lado. Você deverá estipular, previamente, para qual sentido os copos serão passados (horário ou anti-horário).
A frase “1, 2, 3 e passou” será entoada diversas vezes, de maneira regular, ou seja, você deverá estabelecer um pulso que guiará os movimentos das crianças. Sugerimos que cada frase entoada seja seguida de um compasso quaternário de pausa. Veja a figura abaixo:
Após algumas rodadas, você pode utilizar também o teclado como base harmônica e rítmica para a realização dos movimentos. Toque acordes, marcando a pulsação ou fazendo uma “levada” bem marcada e, a cada momento de passar os copos, mude o acorde. Você pode variar entre acordes de tônica e dominante, ou mesmo modular segundo o ciclo de quartas. Exemplo: começando com o acorde de Dó maior, quando a frase “1, 2, 3 e passou” for entoada, o acorde base será o de Dó 7, que irá inclinar para o acorde de Fá maior, que será tocado na sílaba “sou”, de “passou”. No compasso de pausa, você continua a tocar o acorde de Fá maior; no compasso seguinte, quando a frase será entoada, o acorde tocado será o de Fá 7, que inclinará para Si bemol no próximo compasso, e assim por diante. Veja abaixo:
Você pode estabelecer que os alunos marquem a pulsação com os copos, durante todo o exercício, ou que os copos sejam apenas passados para o lado, permanecendo parados durante o resto da música.
O jogo apresentado acima será variado quanto aos comandos de movimentação dos copos; a dinâmica, porém, mantém-se a mesma. Assim, no lugar de “passou”, sugira os seguintes comandos:
- “tirou” – os alunos devem suspender os copos;
- “botou” – os alunos devem colocar os copos de volta no chão;
- “virou” – os alunos devem virar os copos (caso o copo esteja com a boca virada para baixo, deverá virá-la para cima);
- “arrastou” - os alunos devem passar os copos arrastando-os no chão;
- “trocou” – muda-se o sentido de passar os copos (se todos estavam passando para a direita, devem passar para a esquerda). Sugerimos também outra indicação de movimento: cada aluno deverá trocar o seu copo com o colega que está ao lado. Para isso, duplas devem ser estabelecidas em um momento anterior.
Observação:
Quando o comando “passou” é entoado logo após o comando “tirou”, os alunos deverão passar os copos para o lado ainda suspensos.
“Escravos de Jó”
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota
Deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem
Zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem
Zigue zigue zá
Descrição da brincadeira - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3
Partitura de Escravos de Jó - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Escravos_de_j%C3%B3.JPG
Antes de sugerirmos a execução mais conhecida do jogo, propomos aqui algumas etapas, em caráter progressivo, que auxiliarão na memorização da canção e no manuseio dos copos em “consonância” com a música cantada:
1) Toque a melodia de “Escravos de Jó” no teclado e peça para os alunos tocarem os copos de acordo com a música. Induza-os a marcar a pulsação. Varie o pulso. Ao final, pergunte aos alunos qual música foi tocada.
2) Cante e toque a música “Escravos de Jó” para a turma, e peça para os alunos marcarem a pulsação com os copos. Após algumas execuções da canção, peça a eles que cantem com você.
3) Cante e toque a música “Escravos de Jó” para a turma, e peça para os alunos marcarem a pulsação com os copos Vá introduzindo alguns gestos pertencentes à forma conhecida de brincar, como nos trechos: “Tira, bota” (os alunos levantam e abaixam os copos); “Deixa o Zé Pereira ficar” (os alunos fazem um gesto de advertência para os copos, como se estes fossem o “Zé Pereira”); “Zigue zigue zá” (os alunos batem o copo na sílaba “zi” de “zigue, depois passam o copo para o colega da direita, na sílaba “zi” da segunda palavra “zigue”, mas não efetivamente, e por fim trazem de volta o copo na sílaba “zá”).
A música inicia-se e os copos são passados no tempo 1 de cada compasso. No trecho “Tira, bota”, os copos são levantados do chão e colocados novamente, no tempo 1 de cada compasso. Em “Deixa o Zé Pereira ficar”, os alunos fazem um gesto de advertência para os copos, como se estes fossem o “Zé Pereira”, nos tempos 1 e 2 de cada compasso, até a frase terminar (coincidindo com o tempo 1 do compasso seguinte). A partir de “Guerreiros com guerreiros”, os objetos voltam a ser passados para o lado, no tempo 1 de cada compasso. No trecho “Zigue-zigue zá”, o objeto é passado ao lado na sílaba “zi” de “zigue”, retornado pelo mesmo aluno que passou na sílaba “zi”, da segunda palavra “zigue” e passado novamente, dessa vez de maneira efetiva, ao colega do lado. O movimento fica dessa forma, caso os objetos sejam passados no sentido anti-horário: direita – esquerda – direita.
http://castelohoradorecreio.blog.terra.com.br/files/2010/05/p1030554.jpg
Dicas
1) Varie o andamento a cada rodada;
2) Sugerimos que o copo seja passado de maneiras diversas a cada rodada: copo virado com a boca para baixo, copo virado com a boca para cima, copo virado de lado etc. Desta forma, os sons produzidos serão diferentes quanto ao timbre e à altura. Após algumas rodadas, promova um rápido debate sobre as mudanças sonoras ocorridas.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um teclado (ou de qualquer outro instrumento harmônico) e copos de plástico para as atividades propostas.
Letra, partitura e arquivo MIDI (áudio) de “Escravos de Jó”:
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=58
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/pdfs/escravosdejo.pdf
http://www.artemidia.ufcg.edu.br/flautadoce/partituras.html
http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/part59/part59.htm (para abrir o arquivo, é necessário ter o programa Encore)
CD com 97 cantigas de roda para baixar ("Escravos de Jó" - faixa 61):
http://cacauarte.blogspot.com/2009/07/cd-com-97-cantigas-de-roda-para-baixar.html
Vídeo da brincadeira “Escravos de Jó”:
http://www.youtube.com/watch?v=uHWTbK0GDrE
Definição para "Ostinato" - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Textos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
Projeto Lenga La Lenga - Jogos de Mãos e Copos:
O(a) professor(a) deverá avaliar se:
1) os alunos associaram o comando sonoro à movimentação dos copos na Atividade 1;
2) os alunos associaram as mudanças de comando sonoro às mudanças na movimentação dos copos na Atividade 2;
3) os alunos realizaram as etapas propostas na Atividade 3, conjugando o canto com o manuseio dos copos;
4) os alunos realizaram a brincadeira "Escravos de Jó" da maneira tradicional, na Atividade 4;
5) os alunos reconheceram as mudanças sonoras decorrentes dos diversos manuseios dos copos na Atividade 4.
Quatro estrelas 2 classificações
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23/02/2012
Quatro estrelasMuito bacana, parabéns1
27/05/2011
Quatro estrelasotimo adorei a ideia