Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso da escrita nos espaços escolares

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as funções e a relevância de alguns suportes textuais que circulam no ambiente escolar.
  •   Reconhecer a importância da utilização desses materiais no cotidiano da escola/ criança.  
Duração das atividades
Aproximadamente quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a crianças em fase introdutória da vida escolar. Abordará a utilização e a importância do material escolar, de um modo geral. Essa aula não exige, portanto, o trabalho prévio com algum conteúdo.

Estratégias e recursos da aula

As capacidades para o uso adequado dos materiais de leitura e escrita, próprios do espaço escolar, devem ser trabalhados e consolidados já nas primeiras experiências na escola. Estas capacidades devem ser mantidas e retomadas, até o término do período.

Para o desenvolvimento desta aula, é necessário que o professor eleja alguns suportes de fácil acesso e compreensão para crianças em fase introdutória na escola. A seleção dos suportes deve corresponder ao trabalho desenvolvido em sua escola e, por consequência, à forma que o professor a desenvolve mais diretamente em sala. Daremos enfoque à introdução de elementos básicos como caderno e agenda (ou caderno de bilhetes).  

1 – Suportes textuais em sala de aula   

OBJETIVO:   

  •  Identificar alguns suportes de escrita utilizados em sala de aula.   

PROCEDIMENTOS:  

 - Organize uma roda de conversa contemplando os itens indicados a seguir:   

  • O que esperamos aprender, encontrar com as experiências que podem ser vividas  em uma escola?
  • O que é necessário quanto ao comportamento e à atitude com material escolar, para desenvolver as atividades propostas em uma escola?
  • Com quais materiais trabalhamos na escola? * Em quais situações a leitura e escrita estão presentes nas atividades propostas em toda rotina da escola?  

Neste diálogo, é necessário que os alunos identifiquem que a escola é um espaço onde buscamos aprender diversas coisas. Cada etapa do conhecimento está articulada ao que já sabemos e que, portanto, nos torna capaz de aprender coisas novas, conquistando assim outras etapas. Para que esta conquista se efetive, é preciso participar com atenção e empenho das atividades, fazendo com capricho o uso do material necessário para cada proposta. Entre estes materiais, podem estar o livro didático, caderno, estojo, agenda, o mural, entre tantos outros que constituem todas as práticas escolares. Os alunos precisam compreender que a escrita, a leitura e a postura/cultura escolar se fazem presente em cada ambiente. Há situações em que o silenciar e o ouvir são necessários, como na roda de história, por exemplo. Mas há ocasiões em que a participação expressiva é necessária como em uma roda de conversa. Deve-se considerar também o uso de cada material como a agenda, o caderno, borracha etc.   

- Analise, conforme a condição social e cultural do seu grupo, cada item utilizado no cotidiano da sala. Explore todo material de uso pessoal presente na mochila, organização dos armários, mural, gibiteca, biblioteca de sala e outros espaços (quadro de ajudantes, calendário). É necessário que o grupo perceba que cada um destes espaços ou objetos possui uma finalidade e que devemos ter uma postura adequada para que o uso dos mesmos seja prazeroso e produtivo.  O grupo deve entender, ainda, que tudo tem o objetivo de colaborar para aquisição dos saberes almejados para aquela etapa em que o grupo se encontra e, só assim, será possível passar para novas etapas.  

Professor, é importante entender que somente quando o aluno compreende e sente é que ele se torna capaz de fazer uso, dar significado e, portanto aprender. É necessário que cada experiência proposta em sua rotina faça sentido para seu grupo de trabalho.  

Como você pode observar, não adianta ter diversos “cantinhos” em sua sala, se estes não têm significado para seus alunos. Assim, o trabalho de alfabetização se dá articulado, em consonância com práticas de letramento. Um contribui efetivamente para o desenvolvimento do outro e vice-versa.

  - Defina, em conjunto com as crianças, em um debate, as regras e tempos de uso para cada um dos espaços, bem como dos materiais coletivos e individuais.  

 Dica: Debata sobre a relevância de reconhecer que a sala de aula e a escola são espaços coletivos que, portanto, todos usufruem e são responsáveis pelos cuidados e manutenção.  

Você poderá formar grupos. Cada grupo terá um líder, de modo que os cuidados com cada espaço da sala (gibiteca, brinquedoteca, biblioteca de sala, etc) estará sob a principal responsabilidade de um grupo. Retome, com os alunos, como é a organização, gestão de uma cidade, ou mesmo de uma escola (diretora, supervisor, secretaria, professor, alunos, serventes, etc).

2 – Uso do caderno   

OBJETIVO:   

  • Compreender a função e importância da utilização do caderno em seu cotidiano escolar.   

PROCEDIMENTOS:   

- Questione o grupo da seguinte maneira:   

  • Onde devemos guardar todos ou parte dos registros trabalhados em sala de aula?
  •  Por que é importante ter registradas as reflexões e atividades trabalhadas?
  •  Para que serve e para quem é os registros do meu caderno?
  •  Qual a maneira correta de fazer os registros no caderno?
  •  Para que há margens nos cadernos?
  •  Por que é importante colocar a data em minhas atividades?
  •  De que modo devo me portar e como deve ser meu material, para que meu caderno esteja sempre limpo e organizado?  

- Estipule algumas das indicações apresentadas quanto à organização adequada de um caderno, registre-as no quadro-negro para que todos possam copiar no caderno.

  Espera-se que compreendam que o caderno é fundamental para o estudante ter registradas todas as suas observações, notas importantes que poderão ser consultadas, retomadas, sempre que houver necessidade. Estas devem ser apresentadas de modo organizado e cronológico para facilitar esta eventual consulta. Para que o caderno cumpra esta finalidade, o aluno deve estar sempre com as mãos limpas ao iniciar qualquer atividade. O lápis deve estar sempre bem apontado, sendo fundamental fazer uso da borracha quando necessário. As margens e as linhas devem ser respeitadas, para que a escrita tenha uma organização espacial que possibilite clareza nas informações. Sempre que possível, com ajuda da régua, pode-se fazer margem com lápis de colorir, o que propicia a apresentação de um caderno mais caprichado. Já a letra deve ser desenhada com bastante atenção, cuidando para que seu tamanho e sua apresentação sejam organizados e adequados à pauta da folha.  A escrita deve iniciar sempre na margem esquerda devendo seguir até o final, ou seja, até encontrar a margem direita. Chegando ao final de cada página, e não havendo terminado a atividade, deve-se virá-la dando sequência no verso da página até então trabalhada.  

A aquisição deste hábito, bem como esta compreensão, é um trabalho a ser desenvolvido durante todo processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Para o professor alfabetizador, deve ser claro que o manuseio do caderno é uma capacidade a ser adquirida e continuamente trabalhada. Não é, portanto, uma prática óbvia como é comum pensar.   

- Ofereça meia folha tamanho A4 e solicite que desenhem uma dica sobre a utilização e importância do caderno e do estojo. Em seguida, cada criança deverá apresentar sua produção e fixar seu trabalho no mural da sala.  

3 – Agenda escolar  

 OBJETIVO:  

  •  Identificar a função e importância da agenda escolar.     

 PROCEDIMENTOS:   

- Solicite que as crianças peguem a agenda e folheiem buscando identificar quais informações podem ser encontradas, sua importância, utilidade e organização.

- Liste, a partir das observações das crianças, que tipo de informações encontramos e registramos em uma agenda.

Entre elas, devem constar:

 Calendário;

 Dados pessoais (nome, telefone, endereço);

 Horários, dias da semana, meses do ano;

Atividades, trabalhos, para casa a serem feitos com data e/ou horário marcado;

Número de telefone;

Datas de aniversário;

Bilhete informativo ao aluno e/ou responsável.

Registre estas informações no quadro para que todos possam anotar no caderno.  

 - Organize duplas e proponha como desafio que elaborem uma resposta para as seguintes perguntas:

  •   Qual a importância de uma agenda na vida de uma pessoa?
  • Quando e como devemos utilizá-la?
  • Por que precisamos trocar de agenda todo ano?   

- Defina, junto com seu grupo, de que modo a agenda da sua turma será utilizada. Estabeleçam regras como, ao chegar para a aula, todos devem abrir na data e colocar na mesa do professor a fim de que este possa verificar se há algum informativo enviado pela família, por exemplo. Podem estabelecer, ainda, que todo para casa será registrado na agenda.  

As regras definidas deverão ser copiadas no caderno, para que sejam consultadas quanto a sua utilidade e, também, para que a família possa compreender as finalidades desta.

  - Organize uma tabela/calendário por mês de modo que conste cronologicamente o aniversário de todos os alunos e professores da turma. Com estes dados em mãos, cada criança deverá anotar na agenda, na página adequada, os aniversários.  

Recursos Complementares

Confira aqui no portal as seguinte aulas:

Avaliação

Os aspectos abordados neste planejamento devem ser trabalhados no cotidiano de modo que, ao longo do ano escolar, a criança, além de compreender a finalidade, possa incorporar tais práticas como uma rotina necessária. A avaliação deve-se dar, portanto, no manuseio dos recursos, bem como na apropriação estabelecida pela turma, a partir da orientação do professor. Assim, sempre que algum combinado, quanto ao uso dos materiais, não for considerado, pode-se orientar a criança para que retome os registros do caderno, por exemplo. Além disso, a organização das atividades indicadas para agenda e a habilidade para utilizá-la devem ser verificados. Por fim, faz-se necessário salientar que este é um trabalho contínuo, em que os resultados aparecerão gradativamente. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Letícia, Colégio Alberto Torres , Rio de Janeiro - disse:
    leticiaaquila@gmail.com

    17/02/2012

    Quatro estrelas

    Interessante. Só não entendo a necessidade da margem direita nos cadernos. Certo, fica mais apresentável... mas não será incorreto "quebrar" o texto sempre que se deparar com a sombra da página seguinte? Fico pensando que, se fosse para respeitar a margem da direita, esta já viria impressa, como ocorre com a da esquerda. Na minha opinião, a escrita deve ultrapassar a "sombra" da direita, não muito, óbvio, mas apenas o suficiente para a hifenização da palavra, se for o caso.


  • Luciene, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias , Rio de Janeiro - disse:
    lulucabrasousa@gmail.com

    23/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito dos objetivos das aulas, porém não concordo muito em fazer margem em cadernos já que estes já possuem margem. Digo da margem direita, pois a margem esquerda não existe no caderno é somente a sombra da direita.


  • Aspásia, Escola Municipal manoel da Costa machado , Minas Gerais - disse:
    aspasia_fabio@hotmail.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula! vou utilizá-la agora co meus alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.