07/12/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
-Descobrir novas formas de olhar as coisas, atribuindo significados poéticos a objetos/ ações cotidianas
-Fazer algumas receitas do livro (Receita de Olhar no Espelho, Receita de Dizer o Nome e Receita de Tocar o Outro) §
Ouvir, dizer, ler poesias sobre o mesmo tema.
Perceber que o mesmo estímulo provoca produções bem diferentes
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira Parte – Preparação da Sala e Conversa Informal
Antes dos alunos entrarem para a aula, o professor coloca um espelho grande de frente para a turma . Ao lado o espelho, escreve no quadro e giz ou cola uma folha de papel pardo com a poesia Receita de se Olhar no Espelho de Roseana Murray. Ao lado do espelho deve ter uma mesinha com papel celofane nas cores azul, amarela e vermelha e uma cópia da poesia para cada criança.
Receita de se olhar no espelho
Roseana Murray
Se olhe de frente
de lado
de costas
de cabeça para baixo
pinte o espelho de azul dourado vermelho
faça caretas ria sorria
feche os olhos abra os olhos
e se veja sempre surpresa quem é você???
http://egui.blogspot.com/2005/11/receita-de-se-olhar-no-espelho_28.html
http://helioy.blogspot.com/2009/11/o-mundo-e-um-espelho.html
O professor inicia a aula perguntando se todos se olharam no espelho naquele dia ,no dia anterior e assim sucessivamente. Ele continua a conversa, perguntando sobre quais as coisas que a gente faz todos os dias e nem repara. Ele explica que naquele dia eles vão trabalhar com a poesia do cotidiano, das coisas de todos os dias..
Segunda parte da aula- O espelho
A seguir,o professor vai chamando os alunos .Eles devem ficar em frente ao espelho e ler a poesia escrita ao lado , inventando uma posição para dizer cada verso e utilizando o celofane. A medida que cada aluno senta deve completar a folha com a poesia ilustrando ou escrevendo. Os alunos que quiserem, poderão mostrar e explicar o seu trabalho para a turma.
O professor apresenta a poesia abaixo escrita numa folha de papel pardo ou de outra forma que todos possam ler.
Receita de dizer o nome
Roseana Murray
Dizer o nome
como se diz uma semente
uma pedra
um pedaço de sol
dizer o nome
como se diz um arco-íris
um temporal
uma ilha de água luz e coral.
O professor deve convidar as crianças a dizer o seu nome de diferentes maneiras : cantando, gritando, sussurrando, brigando, separando as sílabas etc. Depois ele pode pedir que cada um invente um gesto diferente para fazer enquanto diz o seu nome e que um imite o outro. Para finalizar esta atividade, o professor volta a poesia e pede aos alunos que imaginem/digam o seu nome como se fosse uma semente, uma pedra, um pedaço de sol, um temporal, uma ilha e luz.
Após terminada esta parte da aula, os alunos devem registrar numa folha como se sentiram fazendo a atividade. Eles devem escrever e desenhar.
Terceira Atividade – Receitas
O professor desafia os alunos a descobrir o que há de igual nas duas poesias que eles trabalharam . Possivelmente eles responderão que eram ‘receitas’ e eram da mesma autora.
O professor comunica então que vai trabalhar uma nova receita da mesma autora : a Receita de espantar tristeza
Receita de espantar tristeza
faça um careta
e mande a tristeza pra longe
pro longe pro outro lado
do mar ou da lua
vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira
depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço
Depois da turma ler oralmente a poesia, a professora pergunta aos alunos qual a fórmula deles para escaparem a tristeza. Depois os alunos falarem, a professora solicita que todos escrevam a sua receita de espantar a tristeza para que sejam reunidas num livro da turma : Receitas para ser feliz.
http://www.celipoesias.net/moldura45receitadeespantartristeza.htm
http://beija-flor-beija-flor.blogspot.com/2009/10/comida-de-sereia-o-que-sera-que-sereia.html
Quarta Atividade – Laboratório de Informática
Os alunos deverão assistir ao vídeo Receita de Olhar e dar a sua opinião oralmente.
http://www.youtube.com/watch?v=GRLLkUSsKT4
O professor convida os alunos para conheceram o site da autora Roseane Murray.. No site há poemas falados, animados e outras obras dela . A seguir, os alunos podem enviar um e-mail para a autora falando da aula, o que acharam as poesias dela ou do site
1-Para o professor se informar sobre a autora Roseana Murray e a sua obra: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809 e http://www.fnlij.org.br/principal.asp?texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/receitas_de_olhar.htm
2--Pedir aos responsáveis para enviar por escrito a receita predileta do aluno. Fazer um livro com as receitas preferidas da turma.
3-Jogos sobre culinária e confeitagem de doces para os alunos se divertirem no computador. http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/jogo-online-de-fazer-e-docorar-bolos/
http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/jogos-de-culinaria-online-preparar-pratos/
4-Receita de massinha caseira para os alunos fazerem uma cena de um poema. http://institutosamaritano.com.br/receita_de_massinha_caseira.html
5--Sugestão de site com receitas para crianças.
http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html
6-Origami
Construir forminhas para para doces com dobraduras e fazer um brigadeiro.
http://origamei.multiply.com/photos/album/99/Forminha_pra_doces_tentativa#photo=2
Será avaliado o envolvimento em cada uma das etapas da aula : se o aluno realizou as tarefas no tempo determinado, se respeitou as regras da sala de aula e do laboratório de informática.
Os trabalhos escritos serão comentados pelo professor, levando em consideração a criatividade e o envolvimento dos alunos com a tarefa.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/02/2012
Cinco estrelasme ajudou muito na pesquisa
20/10/2011
Cinco estrelasAchei interessantíssima esta aula , irá ajudar-me bastante, pois gosto de aulas lúdicas. obrigada.
14/08/2011
Cinco estrelasMARAVILHOSO!!!!!!!
11/08/2011
Cinco estrelasMuito bom, vai me ajudar a reforçar o conteúdo escolar com a minha filha.
30/06/2011
Cinco estrelasQue aula deliciosa!!