02/08/2012
Alessandra Arce; Débora Alfaro S. M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Compreender a necessidade de preservar o meio ambiente;
Perceber os efeitos da poluição por resíduos plásticos ao meio ambiente;
Identificar a importância da reciclagem e do cuidado com o lixo;
Vivenciar a experiência de reutilização de objetos plásticos.
Não há necessidade de se trabalhar com outros conhecimentos previamente
Atividade 1: Conhecendo os objetos plásticos.
1. Para introduzir a temática da aula, leve diferentes objetos de resíduos plásticos, como: garrafas pet; diferentes embalagens; sacolas; canecas; brinquedos; escovas de dente; presilhas de cabelo; potes; baldes etc. Coloque todos esses objetos dentro de um saco e, com a sala disposta em círculo, passe o saco para que cada criança manuseie os objetos que nele se encontram.
2. Após esse primeiro contato, questione as crianças sobre:
- Do que são feitos esses objetos?
- Vocês já ouviram falar em plástico?
- O que é isso?
- De onde vem o plástico?
3. Divida a sala em grupo de 3 a 4 alunos, e peça para que cada um ilustre suas hipóteses sobre a origem do plástico.
4. Com o levantamento das hipóteses dos alunos, apresente a eles o vídeo: “De onde vem o plástico?”
5. A partir deste vídeo, faça a retomada com os alunos sobre os principais conceitos apresentados, destacando: a origem do plástico; os materiais que podem ser feitos a partir dele; seu tempo de decomposição. Assim, com essas informações construa um livro coletivo sobre o plástico, apresentando em cada página deste um conceito diferente: origem; produtos; decomposição; reciclagem. Após a escrita da história, o livro poderá ser montado da seguinte maneira:
- Divida 3 cartolinas ao meio e coloque uma folha sobre a outra, de tal maneira que fiquem várias páginas;
- Com um furador, faça dois furos ao meio dessas páginas;
- Após furar, passe uma fita entre os furos dando um laço. Pronto! Seu livro está pronto! Agora é só escrever a história de modo, que os alunos possam ilustra-la.
- Para a ilustração, pode-se dividir a sala em grupos de 5 alunos, e pedir para que cada um faça a ilustração de uma das páginas do livro.
Atividade 2: Os resíduos Plásticos e a Poluição
1. Após essa primeira sistematização feita sobre a origem do plástico e suas utilidades, em uma roda de conversa, questione os alunos sobre:
- Quais os prejuízos que o plástico, quando jogado no meio ambiente, pode causar?
2. Faça um cartaz coletivo, podendo utilizar-se de papel craft, em que as crianças ilustrem os perigos de se jogar resíduos plásticos no meio ambiente. Essa atividade pode ser feita com o auxílio de diversos materiais, como: guache, lápis de cor; hidrocor; giz de cera; cola colorida; EVA; etc.
3. Após essa sistematização, realize o seguinte experimento:
Objetivo: Compreender os prejuízos dos resíduos plásticos ao ambiente, especialmente aos animais;
Material necessário:
- Um pacote com uma grande quantidade de elásticos.
Procedimentos:
- Disponha os alunos em roda, e entregue um elástico a cada um;
- Depois, em um aluno por vez, prenda o elástico no dedo mindinho de uma das mãos, passe a outra ponta pelas costas da mão e prenda-a no polegar.
- Agora, desafie cada aluno a tirar o elástico dessa mão, sem a ajuda de ninguém e nem da outra mão.
Para visualizar esse experimento, acesse:
4. Assim, questione os alunos:
- Conseguiram tirar?
- Quanto tempo vocês levaram para tirar?
- Foi fácil?
- Como vocês se sentiram?
- Como vocês acham que os animais que ficam presos aos resíduos plásticos se sentem?
Para ilustrar a discussão, apresente aos alunos o seguinte filme:
Filme: Happy Feet: O pinguim
Direção: George Miller e Warren Coleman.
Ano: 2006
Duração: 108 minutos aproximadamente.
Gênero: Desenho Animado
Classificação: Livre
Fonte: http://wwws.br.warnerbros.com/happyfeet/
5. Após assistirem o filme, em uma nova roda de conversa, faça os seguintes questionamentos:
- O que aconteceu com o Pinguim quando a argola entrou em seu pescoço?
- Ele conseguiu tirar?
- Teve dificuldades?
- O que podemos fazer para evitar que o plástico prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?
Registre as hipóteses das crianças em um cartaz.
Atividade 3: Reutilizando o Plástico – Construção de um brinquedo
1. Inicie, então, essa terceira atividade com a leitura do livro: BRAIDO, Eunice. Reciclagem do Plástico. Editora: FTD, 1999.
Fonte: Editora FTD
2. Ao final da leitura, relembre com os alunos os conceitos que foram trabalhados até o momento: de onde vem o plástico; os diferentes materiais que podemos fabricar com ele; seu tempo de decomposição; os prejuízos que pode causar ao meio ambiente; os perigos aos animais; e a importância de recicla-lo.
3. No início da semana em que será trabalhada essa aula sobre o plástico, comece a pedir para que as crianças tragam diferentes objetos plásticos que não utilizam mais em suas casas, como: Garrafas pet e diversas embalagens; e as guarde.
4. Para a visualização do processo de reciclagem do plástico, apresente às crianças o vídeo: Cem anos de plástico
5. Em seguida, distribua diferentes embalagens descartáveis plásticas aos alunos, e de diversos materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; fitas adesivas; fitas de tecido; tinta acrílica; tinta a óleo; etc. Proponha, então, aos alunos que construam diferentes objetos, brinquedos, jogos com os materiais disponíveis.
* Para maiores informações sobre a construção de brinquedos, consulte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23176
http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/4116.pdf
** Para enriquecimento do conteúdo, o professor poderá apresentar alguns vídeos, como:
Episódios: O Planeta Pipsqueak.
a) Pipsqueak recicla
b) Pipsqueak e as coisas velhas
c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica
d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos
e) Pipsqueak e os brinquedos
f) Pipsqueak e a auto-sustentação
g) Pipsqueak viaja para o futuro
*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o plástico? | Vídeo |
Cem anos de plástico | Vídeo |
Quais os perigos do plástico? | Experimento prático |
a) Livros sobre Reciclagem:
- Mini Larousse: Reciclagem.Naiara Raggiotti. Larousse Júnior.
- Lixo, De onde vem? Para Onde Vai?Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto. Ed. Moderna
- O saci e a reciclagem do lixo. Samuel Murgel Branco, editora Moderna.
- Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo.Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural.
- Reciclar! Papel.Veronica Bonar. Editora Scipione.
- Divertindo-se com arte reciclada!Ciranda Cultural.
- Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Você Pode Fazer.Javnarama. Editora José Olympio.
- Lixo, Reciclagem e Sua História. Sidney Grippi. Editora: Interciência.
- Reciclagem - Coleção Trabalhos Manuais em 5 Passos.Anna Llimós. Editora: Ciranda Cultural.
b) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
c) Sites de experimentos:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma oficina sobre a “Reciclagem do Plástico”. Para isso, os alunos se dividirão em grupos de 4 a 5 integrantes, em que cada um fique responsável por uma tarefa. Utilize o livro fabricado na atividade 1, para que os alunos expliquem a origem do plástico; exponha o cartaz sobre a poluição que o plástico pode causar ao meio ambiente, confeccionado na atividade 2, para que as crianças destaquem os danos do plástico se descartado de maneira errada; peça para que um grupo fique responsável em fazer com os demais alunos da escola, o experimento da atividade 2; e por fim, um grupo que demonstre as diferentes formas de reutilização do plástico, apresentando os brinquedos, jogos e objetos que a turma fabricou na atividade 3, podendo, até mesmo, ser disponibilizado algum material, para que os demais colegas da escola possam fabricar seus objetos.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2014
Cinco estrelasA AULA FOI EXCELENTE, POIS DAR PARA ENVOLVER TODOS OS ALUNOS, DEPENDENDO DA CRIATIVIDADE E DINANISMO DO PROFESSOR.
15/02/2014
Cinco estrelasamei nota 10000000000000
09/08/2012
Quatro estrelasÓtimo!