Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Escravidão no Brasil

 

25/03/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ESCRAVIDÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Regia Maria, Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

- Identificar as condições de vida do escravo africano no Brasil colônia. 

- Conhecer sobre a vida dos escravos nos quilombos. 

- Identificar aspectos da contribuição cultura africana na formação da identidade cultural do povo brasileiro.

- Expressar-se de forma original, se apropriando dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar).

- Encenar narrativas breves.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fundamentos da História do Brasil Colonial.

Saber navegar na Internet para a realização de pesquisa de dados a respeito do conteúdo.

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com personagens do projeto UCA

 As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

  • Kword    [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
  • WxCam   [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
  • Kspread    [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
  • Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
     
atividades

Primeiro momento -  Leitura de Imagens

1- O professor deverá pedir aos alunos que observem no link abaixo duas imagens de pinturas de Jean Baptiste Debret, referentes à escravidão no Brasil:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=debret%20no%20brasil&um=1&resnum=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=638

(As imagens são as que estão abaixo).

    2-- Solicitar que os alunos procurem informações na internet a respeito da data da realização das pinturas e sobre a vinda de Debret ao Brasil. Tal pesquisa poderá ser realizada nos seguintes sites: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=688

                              http://www.slideshare.net/marllacristtina/debret-vida-e-obras

  3-  A partir das duas imagens de pinturas feitas por Jean-Baptiste Debret referentes à escravidão no Brasil, os alunos deverão fazer um parágrafo no Kword a respeito das situações que as imagens estão representando.

   debret

4- Reunir  os alunos em grupos de 5 e pedir que façam um texto coletivo no Kword a partir dos parágrafos individuais. Para tanto, cada aluno do grupo deverá enviar seu parágrafo para o colega via email.

5- Cada grupo apresentará o texto para a turma. Discutir os textos em relação às imagens que aparecem nas pinturas,observando especialmente quais são as relações entre as pessoas representadas.

 

leitura

Segundo momento:  leitura e discussão do tema

6- Ler com os alunos o texto "Escravidão no Brasil":

http://www.historiadobrasil.net/escravidao/

O professor deverá conduzir os debates acerca das questões relativas ao trabalho escravo e como ele se deu no Brasil colonial, orientando os alunos a responderem as seguintes questões no Kword:
 

  • Quando a escravidão iniciou no Brasil?
  • Quem foram os colonizadores do Brasil?
  • Onde os colonizadores foram buscar mão-de-obra escrava?
  • Como os escravos africanos chegavam ao Brasil?
  • Quais as condições que os africanos eram submetidos na colônia?
  • Com o tempo os africanos começaram a fugir e formar quilombos, em lugares distantes e de difícil acesso.
    Qual o Quilombo que teve maior destaque na história dos escravos no Brasil?
  • Descreva o cotidiano do escravos nos quilombos.
  • O que ainda está presente no cotidiano brasileiro e que pode ser relacionado ao que estamos estudando a respeito da vida do escravo no Brasil colônia?

 

 

atividades

Terceiro momento - Produzindo uma fotonovela

Os alunos talvez não saibam o que é uma fotonovela, recurso muito utilizado nos anos 70 como mídia impressa. Perguntar se conhecem alguma fotonovela, se já viram ou leram alguma. No link abaixo há informações e exemplos de fotonovelas:

http://clavatown.blogspot.com/2007/04/faa-sua-fotonovela.html

7- Pedir aos alunos que, a partir do que foi estudado em aula,  realizem uma pesquisa na Internet e na biblioteca da escola sobre a escravidão no Brasil para a criação de uma história por fotografias, podendo escolher um dos dois temas:

- "O dia de um escravo no Brasil colônia."

- "O dia de um escravo em um quilombo."

Os textos já produzidos nas primeiras aulas poderão servir de base à construção do roteiro da fotonovela.

 Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo escolherá um dos temas para trabalhar.  A história  deverá ser organizada como uma fotonovela, tendo um roteiro escrito no Kword para indicar a sequência de imagens a ser utilizadas. Os alunos representarão as cenas da fotonovela, podendo criar cenários, roupas, maquilagem e outros elementos para ambientar as situações representadas.


As imagens serão fotografadas com a camera WxCam do UCA. O professor acompanhará a produção das histórias, orientando sua realização.

8- As histórias deverão ser apresentadas para a turma e, a partir disso, serão comentados os aspectos enfocados pelas mesmas, questionando aos alunos o que há determinado suas escolhas em relação ao tema e ao modo como desenvolveram a história.

9-  Imprimir as duas histórias para formar uma pequena revista (fotonovela). Os alunos poderão planejar a capa, com título, nome dos atores.

Recursos Complementares

 

apoio

Outros materiais

Os seguintes recursos complementares permitirão que os alunos identifiquem elementos culturais trazidos pelos africanos e seus reflexos na contrução da identidade brasileira, fornecendo subsídios para a elaboração da fotonovela:
 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganga_Zumba  

http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/escrav.htm

 

Letra e link com vídeo do compositor Luiz Carlos da Vila interpretando Kizomba Festa da Raça Samba Enredo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 1988:

http://www.vagalume.com.br/luiz-carlos-da-vila/kizomba-a-festa-da-raca-2.html


As aulas sobre escravidão e cultura afro no Brasil podem ser enriquecidas com a inclusão do livro
“Do Outro Lado Tem Segredos”, de Ana Maria Machado.
 
Trata-se das descobertas de um garoto, o Bino, em uma comunidade de pescadores.
O que está em jogo nessa história é a identidade negra de Bino, elaborada no convívio com a comunidade, perguntando, escutando, querendo saber mais. Isso acontece tanto durante os trabalhos de sobrevivência da comunidade quanto em suas festas tradicionais, como a congada. Olhando para o mar, Bino busca o "outro lado" e essa busca aponta para a descoberta de Angola, do Congo, da África, enfim, de onde vieram os escravos, os seus antepassados.O mapa-múndi trazido por um irmão ajuda Bino a compreender esse outro lado do mar e da vida, em uma exploração delicada e emocionante do mundo e de si mesmo. É um tema ideal para adolescentes.
O planejamento do trabalho com o livro pode incluir várias experiências de leitura do texto: oral, pelo professor e pelos alunos, alternados com momentos de leitura silenciosa. É interessante estabelecer muitas rodadas de conversas, para a troca de opiniões sobre as emoções e os sentimentos vividos durante a leitura.Depois, um levantamento de questões a serem aprofundadas e discutidas: o continente africano nos séculos XV e XVI, as razões da escravização, o trabalho escravo no Brasil, as resistências – os quilombos, Zumbi – e a cultura negra, elaborada a partir do que foi trazido da África e experimentado no cotidiano da escravidão.
 
Referência:MACHADO, Ana Maria. Do Outro Lado Tem Segredos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
nº de páginas: 80
 
Abaixo, um vídeo que retrata a situação de aliciamento de trabalhadores do campo, para o exercício de funções laborais nas fazendas e carvoarias do Pará, Brasil. São demonstradas condições chocantes de precarização do trabalho, o que permite a classificação dessa denúncia como trabalho escravo. No desfecho, o vídeo expõe quais são os principais desafios no combate da erradicação do trabalho escravo no Brasil

Avaliação

A avaliação será continuada, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser verificados:

  • Participação durante as discussões, argumentação clara e respeito à opinião dos colegas.  
  • Empenho para realizar e concluir as atividades.

Aspectos objetivos:

  • Conteúdo das respostas do questionário
  • Produção da fotonovela de modo que a narrativa seja compreensível e aborde os temas escolhidos pelos grupos com criatividade. A fotonovela deve trazer algumas das informações que os alunos pesquisaram ao longo do estudo do assunto da aula.
  • Nas produções dos alunos, verificar se estes demonstram conhecer as condições de vida dos escravos no Brasil, e também se identificam aspectos da contribuição da cultura africana na formação de nossa identidade cultural
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dalvacir paz, estadual , Rio Grande do Sul - disse:
    dalvacirpaz@ibest.com.br

    13/03/2012

    Quatro estrelas

    muito bom o programa de aulas


  • Fernando Felipe, E.E. Brasilísia Machado Lobo , São Paulo - disse:
    duendyff@yahoo.com.br

    23/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente abordagem! O material didático é simples de usar e facilita muito a comunicação com os jovens. Parabéns!


  • TARCÍSIO ARAUJO KUHN RIBEIRO, INST FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA - IFB , Distrito Federal - disse:
    tarcisiokuhn@yahoo.com.br

    02/04/2011

    Três estrelas

    Aula muito interessante, contudo depende de recursos disponíveis em poucos escolas. Também é difícil conciliar o tempo, já que no ensino médio a disciplina História dispõe de apenas duas aulas semanais. Talvez um trabalho interdisciplinar viabilize esta última questão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.