25/03/2011
ESCRAVIDÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Regia Maria, Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar as condições de vida do escravo africano no Brasil colônia.
- Conhecer sobre a vida dos escravos nos quilombos.
- Identificar aspectos da contribuição cultura africana na formação da identidade cultural do povo brasileiro.
- Expressar-se de forma original, se apropriando dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar).
- Encenar narrativas breves.
Fundamentos da História do Brasil Colonial.
Saber navegar na Internet para a realização de pesquisa de dados a respeito do conteúdo.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
1- O professor deverá pedir aos alunos que observem no link abaixo duas imagens de pinturas de Jean Baptiste Debret, referentes à escravidão no Brasil: (As imagens são as que estão abaixo). http://www.slideshare.net/marllacristtina/debret-vida-e-obras 3- A partir das duas imagens de pinturas feitas por Jean-Baptiste Debret referentes à escravidão no Brasil, os alunos deverão fazer um parágrafo no Kword a respeito das situações que as imagens estão representando.
4- Reunir os alunos em grupos de 5 e pedir que façam um texto coletivo no Kword a partir dos parágrafos individuais. Para tanto, cada aluno do grupo deverá enviar seu parágrafo para o colega via email. 5- Cada grupo apresentará o texto para a turma. Discutir os textos em relação às imagens que aparecem nas pinturas,observando especialmente quais são as relações entre as pessoas representadas. |
6- Ler com os alunos o texto "Escravidão no Brasil": http://www.historiadobrasil.net/escravidao/ O professor deverá conduzir os debates acerca das questões relativas ao trabalho escravo e como ele se deu no Brasil colonial, orientando os alunos a responderem as seguintes questões no Kword:
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Os alunos talvez não saibam o que é uma fotonovela, recurso muito utilizado nos anos 70 como mídia impressa. Perguntar se conhecem alguma fotonovela, se já viram ou leram alguma. No link abaixo há informações e exemplos de fotonovelas: http://clavatown.blogspot.com/2007/04/faa-sua-fotonovela.html 7- Pedir aos alunos que, a partir do que foi estudado em aula, realizem uma pesquisa na Internet e na biblioteca da escola sobre a escravidão no Brasil para a criação de uma história por fotografias, podendo escolher um dos dois temas: - "O dia de um escravo no Brasil colônia." - "O dia de um escravo em um quilombo." Os textos já produzidos nas primeiras aulas poderão servir de base à construção do roteiro da fotonovela. Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo escolherá um dos temas para trabalhar. A história deverá ser organizada como uma fotonovela, tendo um roteiro escrito no Kword para indicar a sequência de imagens a ser utilizadas. Os alunos representarão as cenas da fotonovela, podendo criar cenários, roupas, maquilagem e outros elementos para ambientar as situações representadas. 8- As histórias deverão ser apresentadas para a turma e, a partir disso, serão comentados os aspectos enfocados pelas mesmas, questionando aos alunos o que há determinado suas escolhas em relação ao tema e ao modo como desenvolveram a história. 9- Imprimir as duas histórias para formar uma pequena revista (fotonovela). Os alunos poderão planejar a capa, com título, nome dos atores. |
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Os seguintes recursos complementares permitirão que os alunos identifiquem elementos culturais trazidos pelos africanos e seus reflexos na contrução da identidade brasileira, fornecendo subsídios para a elaboração da fotonovela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganga_Zumba http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/escrav.htm
Letra e link com vídeo do compositor Luiz Carlos da Vila interpretando Kizomba Festa da Raça Samba Enredo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 1988: http://www.vagalume.com.br/luiz-carlos-da-vila/kizomba-a-festa-da-raca-2.html
As aulas sobre escravidão e cultura afro no Brasil podem ser enriquecidas com a inclusão do livro
“Do Outro Lado Tem Segredos”, de Ana Maria Machado.
Trata-se das descobertas de um garoto, o Bino, em uma comunidade de pescadores.
O que está em jogo nessa história é a identidade negra de Bino, elaborada no convívio com a comunidade, perguntando, escutando, querendo saber mais. Isso acontece tanto durante os trabalhos de sobrevivência da comunidade quanto em suas festas tradicionais, como a congada. Olhando para o mar, Bino busca o "outro lado" e essa busca aponta para a descoberta de Angola, do Congo, da África, enfim, de onde vieram os escravos, os seus antepassados.O mapa-múndi trazido por um irmão ajuda Bino a compreender esse outro lado do mar e da vida, em uma exploração delicada e emocionante do mundo e de si mesmo. É um tema ideal para adolescentes.
O planejamento do trabalho com o livro pode incluir várias experiências de leitura do texto: oral, pelo professor e pelos alunos, alternados com momentos de leitura silenciosa. É interessante estabelecer muitas rodadas de conversas, para a troca de opiniões sobre as emoções e os sentimentos vividos durante a leitura.Depois, um levantamento de questões a serem aprofundadas e discutidas: o continente africano nos séculos XV e XVI, as razões da escravização, o trabalho escravo no Brasil, as resistências – os quilombos, Zumbi – e a cultura negra, elaborada a partir do que foi trazido da África e experimentado no cotidiano da escravidão.
Referência:MACHADO, Ana Maria. Do Outro Lado Tem Segredos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
nº de páginas: 80
Abaixo, um vídeo que retrata a situação de aliciamento de trabalhadores do campo, para o exercício de funções laborais nas fazendas e carvoarias do Pará, Brasil. São demonstradas condições chocantes de precarização do trabalho, o que permite a classificação dessa denúncia como trabalho escravo. No desfecho, o vídeo expõe quais são os principais desafios no combate da erradicação do trabalho escravo no Brasil
Vídeo para download no Portal do Professor em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16771 ou em:
http://www.youtube.com/reporterbrasil#p/a/u/1/620lvS2fNFE
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A avaliação será continuada, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser verificados:
Aspectos objetivos:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/03/2012
Quatro estrelasmuito bom o programa de aulas
23/04/2011
Cinco estrelasExcelente abordagem! O material didático é simples de usar e facilita muito a comunicação com os jovens. Parabéns!
02/04/2011
Três estrelasAula muito interessante, contudo depende de recursos disponíveis em poucos escolas. Também é difícil conciliar o tempo, já que no ensino médio a disciplina História dispõe de apenas duas aulas semanais. Talvez um trabalho interdisciplinar viabilize esta última questão.