16/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da SilvaAna Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Elaborar texto através de perguntas, tais como: Onde? Quando? Como? Por quê?
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que consiga identificar frases interrogativas, elaborar respostas e também expor oralmente suas ideias.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o uso da pontuação: ponto final e de interrogação. Relembre o que expressam os sinais de pontuação citados, como e onde são utilizados. Você poderá valer-se das aulas Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação e Elaboração de frases disponíveis respectivamente nos sítios http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20014 e
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23496 (Acesso 02/11/2010)
Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de formação de frases.
Após esse levantamento é importante que os alunos saibam que as frases interrogativas são aquelas que anunciam uma pergunta, um pedido de informação ou de esclarecimento sobre algo.
Exemplos: Onde você mora?
Qual é o seu alimento preferido?
Onde você vai almoçar hoje?
Quando o seu papai vai viajar?
Você vai conseguir fazer a avaliação de Matemática?
Apresente algumas imagens para que seus alunos possam produzir algumas frases interrogativas. Incentive que alguns alunos produzam as frases e que outros respondam. Essa atividade poderá ser feita oralmente, se preferir você poderá registrar as perguntas e as respostas e em seguida pedir que os alunos façam a cópia. Veja algumas imagens:
Fonte: Acervo da autora
Ao responder as perguntas informe aos alunos que as frases são declarativas. Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final. Esse tipo de frase expressa uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. Elabore alguns exemplos, sugerimos os seguintes:
Ontem eu viajei para Tupaciguara.
Já terminei de fazer a tarefa de casa.
Ainda não consegui fazer a tarefa de casa.
No final de semana nós iremos ao clube.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Imagem - Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05
Professor, para reforçar os conhecimentos sobre frases interrogativas e declarativas agende um horário no Laboratório de Informática para que seus alunos possam executar alguns jogos sobre a temática. Você poderá utilizar os sítios abaixo: http://www.prof2000.pt/users/ppereira/recursos/portugues/3_ano/t_frase.htm
http://www.prof2000.pt/users/maceira/saber_estudar/lingua_portuguesa/lpo/tipos_frase.htm (Acesso 02/11/2010)
Quando terminar de realizar os jogos pergunte aos alunos o que acharam. Se foi fácil realizar ou encontraram algum tipo de dificuldade. É importante que justifiquem suas respostas.
Você também poderá realizar o Jogo das Perguntas, veja como fazer:
* Distribua uma ficha para todos os alunos.
* A metade dos alunos deverá formular qualquer tipo de pergunta na sua ficha e a outra metade deverá responder qualquer tipo de pergunta.
* A seguir você dará um número para cada aluno que formulou a pergunta e outro número correspondente para cada aluno que formulou a resposta.
* Inicie com a leitura das perguntas: quem tiver recebido o número 1 das perguntas, lerá sua pergunta e quem tiver recebido o número 1 das respostas, lerá sua resposta.
* O jogo prossegue até que todos tenham formulado sua pergunta e recebido sua resposta.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, observe se seus alunos já conseguem identificar frases interrogativas e declarativas. Se necessário retome com novos exemplos. A seguir propomos uma atividade lúdica para que os alunos possam produzir textos através de perguntas predeterminadas. Para essa atividade utilizaremos os seguintes recursos: lápis de escrever e de cor, borracha, folhas de papel e caderno para registros.
Você poderá fazer assim:
1- Assente os alunos em fileiras (um atrás do outro);
2- Distribua uma folha de papel para cada aluno;
3- Todos os alunos deverão dobrar a folha de papel em forma de sanfona;
4- Você fará diversas perguntas, e cada aluno escreverá uma resposta, a partir da primeira página da sanfona;
5- Escrita a resposta da primeira pergunta, o aluno passará a folha sanfonada para o vizinho da direita que nela escreverá a resposta da segunda pergunta formulada por você e assim sucessivamente (o aluno que estiver assentado na fileira próxima à porta da sala de aula deverá levantar e entregar sua sanfona para o colega que estiver assentado próximo à parede);
6- Cada qual escreverá a resposta numa dobra da sanfona, não podendo saber o que o colega respondeu na sanfona anterior;
7- Assim, por exemplo, você fará a primeira pergunta: Quem bebeu algo? Todos respondem na primeira parte da sanfona, e passam a folha para o vizinho da direita. E você fará a segunda pergunta: Quando ele bebeu? Todos respondem e passam a folha para o seguinte. Outras perguntas que você poderá fazer: Onde ele bebeu? O que ele bebeu? Que sabor tinha? Por que ele bebeu?
8- As perguntas deverão ser feitas até que todos os alunos tenham preenchido as páginas internas da sanfona;
9- Respondidas todas as perguntas, você recomeça a leitura das perguntas e cada um por sua vez lerá a resposta da página interna da sanfona.
VARIAÇÕES
Você poderá dividir os alunos em grupos de cinco ou mais elementos e fazer as perguntas. As perguntas poderão ser feitas sem indicar as ações, ou seja, pergunte assim: QUEM? O QUE FEZ? ONDE? QUANDO? COMO? POR QUÊ?
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e o que aprenderam. É importante que justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
REGISTRANDO
Utilizando o caderno de Língua Portuguesa faça o registro da atividade realizada. Veja o exemplo do registro coletivo feito pelos alunos do 30 ano do Ensino Fundamental.
RELATÓRIO
Fonte da imagem: http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com/2009/11/sugestoes-de-licao-de-casa.html
Ontem nos organizamos em grupos de seis elementos e produzimos um texto surpresa. Não sabíamos o que seria produzido.
Cada um de nós deveria responder uma pergunta sem ter informação sobre a/s resposta/s anterior/es. Era necessário dobrar o papel em forma de uma sanfona após respondermos a nossa pergunta. As respostas deveriam ser dadas de acordo com as seguintes perguntas: QUEM? O QUE FEZ? ONDE? QUANDO? COMO? POR QUÊ?
Após respondermos todas as perguntas definimos que um de cada grupo faria a leitura das respostas para que pudéssemos ver se o texto tinha sentido ou não.
Veja como ficou o meu grupo:
QUEM? Rafael.
O QUE FEZ? Dormiu.
ONDE? No sofá.
QUANDO? Durante a tarde toda.
COMO? De barriga para cima.
POR QUÊ? Estava com muito sono.
Agora, veja o texto de outro grupo:
QUEM? Sandro.
O QUE FEZ? Caiu.
ONDE? No prato.
QUANDO? Fazia sua tarefa de casa.
COMO? De joelho.
POR QUÊ? Queria passear.
Quando todos os grupos leram chegamos à conclusão de que às vezes o texto fica bem engraçado, porém outras vezes fica totalmente sem sentido.
Minha opinião sobre esta atividade: eu achei legal, foi uma surpresa muita boa. Rimos de alguns textos mesmo que eles não eram engraçados, é que eles tinham coisas absurdas. (Resposta do aluno Lucas Monteiro do 3o ano B – Professora Eliana Aparecida Carleto).
Imagem da folha sanfonada - Acervo da autora
Imagem da folha sanfonada com perguntas- Acervo da autora
Você poderá consultar os sítios abaixo para obter outras informações sobre frase interrogativa e declarativa.
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php
http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/frases.html
http://www.slideshare.net/rsn/tipos-e-formas-de-frase (Acesso 02/11/2010)
Professor, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: produzir frases a partir de questões predeterminadas, empregar as palavras de forma coesa durante a produção das frases, identificar as frases interrogativas e declarativas e exercitar a criatividade e a fluência verbal durante os diversos momentos vivenciados. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização da atividade lúdica que foi desenvolvida.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!