Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Are you pollitically correct? – Como você se relaciona com os seus colegas?

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Debater quanto à necessidade do respeito e educação nas relações interpessoais nas mais diferentes situações, como, por exemplo, na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno   
  2. Reconhecer a forma e utilizar os adjetivos em Inglês para produzir textos simples   
  3. Reconhecer a forma e o utilizar os pronomes sujeito e pronomes possessivos em Inglês na produção de textos simples
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Adjetivos em Inglês   
  2. Pronomes sujeito em Inglês   
  3. Pronomes possessivos em Inglês
Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Antes de iniciar as atividades destas aulas, o professor deverá cortar pequenos papéis com frases em Inglês, inseri-las em bexigas e enchê-las. Tais frases são:   

Mary is fat. (Mary é gorda.)   

Mary is overweight. (Mary é obesa.)   

John is blind. (Jonh é cego.)   

John is visually impaired. (Jonh é deficiente visual.)   

There are many dwarves in the class. (Há muitos anões na classe.)   

There are many little people in the class. (Há muitas pessoas pequenas/de baixa estatura na classe.)   

I have a black friend. (Eu tenho um amigo preto.)   

I have an African-American friend. (Eu tenho um amigo Afro-descendente.)   

His brother is a drug addict. (O irmão dele é um drogado.)   

His brother is a person with a chemical dependency. (O irmão dele é uma pessoa com dependência química.)   

Her furniture is used. (A mobília dela é usada.)   

Her furniture is recycled. (A mobília dela é reciclada/reaproveitada.)   

Hellen is an old person. (Hellen é uma velha.)   

Hellen is a  senior citizen. (Hellen é uma idosa.)   

Her child is retarded. (O filho dela é retardado.)   

Her child is mentally ill. (O filho dela é deficiente mental.)   

O professor deverá também encher algumas bexigas que não contém frases. Assim, levará para sala de aula várias bexigas cheias (pelo menos uma para cada aluno da turma).   

No início das atividades destas aulas, o professor requisitará que todos os alunos fiquem em pé. Em seguida, jogará as bexigas para cima e os alunos deverão estourá-las para encontrar as frases.   

Os alunos que encontrarem frases deverão lê-las. O professor, neste momento, instigará o aluno que encontrou uma frase semelhante a do colega, a lê-la em seguida. Por exemplo, se o aluno leu a frase: Mary is fat (Mary é gorda), o professor deverá perguntar se alguém tem uma frase semelhante (Who has a similar sentence? – Quem tem uma frase semelhante?) e requisitar que este aluno a leia. No caso tal frase é: Mary is overweight. (Mary é obesa.).   

Durante o processo, o professor deverá questionar os alunos sobre o vocabulário utilizado. Por exemplo, poderá perguntar:   

Is it right to say someone is (fat)? (Está certo dizer que alguém é (gordo)?   

How do you feel if someone say you are a (dwarf)? (Como você se sente se alguém diz que você é um (anão)?   

Can you offend a person saying that he or she is (retarded)? (Você pode ofender uma pessoa dizendo que ele ou ela é (retardado)?   

Ao final deste momento, o professor dirá aos alunos que algumas vezes os adjetivos que usamos para descrever uma pessoa podem ofendê-la. Assim, é importante usar uma linguagem politicamente correta (politically correct):   

In short, politically correct language means words and phrases that we use instead of potentially derogatory or insulting language, to talk about something considered negative without causing offence. (Em suma, a linguagem politicamente correta significa palavras e frases que usamos, em vez de linguagem depreciativa ou potencialmente ofensiva, para falar sobre algo considerado negativo, sem ofender.)   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de Motivação, o professor proporá que os alunos, divididos em grupos de três a quatro integrantes, pesquisem na Internet um artigo jornalístico em Inglês que contenha pelo menos uma expressão que possa ser considerada politicamente correta. Para a realização da pesquisa, sugerimos os sites abaixo:

  

RECURSO – Sites Para Pesquisa  

http://topics.nytimes.com/top/news/international/countriesandterritories/brazil/index.html    

http://www.newsweek.com/ (Fig. 1)    

http://edition.cnn.com/    

http://www.thetimes.co.uk/tto/news/   

http://www.onlinenewspapers.com/    

Figura 1 – Imagem do Recurso  

Cada grupo receberá pequeno glossário de expressões consideradas politicamente corretas na forma impressa (Fig. 2), para que possam tomar por base durante a pesquisa.   

RECURSO – Lista de termos politicamente corretos

http://www.slideshare.net/jugense/politically-correct-glossary    

Figura 2 – Imagem do Recurso  

Na coluna da esquerda do glossário encontram-se palavras que são consideradas ofensivas e que, portanto, devem ser substituídas pelas palavras ou expressões da coluna da direita, consideradas politicamente corretas.    

Portanto, por exemplo, os alunos poderão encontrar, em um artigo da revista Newsweek, uma frase com a palavra senior (idoso):   

They will need, for example, to protect seniors’ cherished entitlement programs, which in turn means performing remarkable acts of intellectual contortion for a party whose last president advocated privatizing Social Security.   

Fonte: The Democrats’ 2012 Rust Belt Problem Disponível em: http://www.newsweek.com/2010/11/10/the-democrats-2012-rust-belt-problem.html# Acesso em: 10 de novembro de 2010.   

Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades.   

ATIVIDADE 2   

Na sequência das atividades destas aulas, os grupos deverão analisar o uso da(s) palavra(s) considerada(s) politicamente correta(s) no artigo que selecionaram na atividade anterior, a partir das seguintes questões norteadoras:   

  1. What is this article about?(Qual é o tema do artigo?)   
  2. What “politically correct” words were used? Why?(Quais palavras “politicamente corretas” foram usadas? Por quê?    
  3. Is the use of politically correct words good or bad? Why? (O uso de palavras politicamente corretas é bom ou ruim? Por quê?)   
  4. Do news reporters use politically correct words too much? When?  Why? Should they use them? (Os repórteres usam palavras politicamente corretas demais? Quando? Por quê? Eles deveriam usá-las?  

Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades.   

ATIVIDADE 3  

Nesta etapa, os grupos apresentarão, oralmente e em aula aberta, suas conclusões sobre o uso de palavras politicamente corretas nos artigos jornalísticos. O professor mediará às discussões sobre o tema, auxiliando os alunos a perceber que se o objetivo do jornalista é ser neutro, sem ofender nenhum grupo social, usando, portanto, palavras consideradas politicamente corretas.   

ATIVIDADE 4   

Nesta atividade, o professor instigará os alunos a refletirem sobre outras situações sociais que envolvem o uso adequado da linguagem, principalmente no ambiente escolar. Para tanto, proporá que os alunos debatam em grupos, e posteriormente em aula aberta, sobre como usam o vocabulário (adjetivos) para falar de seus colegas de turma. Isto será feito a partir de algumas questões, que poderão ser impressas na forma de folha de atividade ou exibidas através de projetor multimídia:   

RECURSO – Questões Para Debate   

Is it important to pay attention to the vocabulary you use in class? Why? (É importante prestar atenção no vocabulário que você usa na sala de aula? Por quê?)   

Do you try not to offend people with your words? Why? (Você procura não ofender as pessoas com suas palavras? Por quê?   

Have you ever felt offended by the language a friend used to describe you? When? Where? Why? (Você já se sentiu ofendido pela linguagem que um colega usou para descrevê-lo? Quando? Onde? Por quê?   

O debate deverá ocorrer preferencialmente em Inglês e sob a supervisão do professor. É importante levar os alunos a perceberem que devem avaliar sempre as palavras que usam para caracterizar seus colegas de classe, de forma a não ofendê-los ou ser injustos.   

Com o objetivo de fomentar o debate, o professor poderá ler com os alunos a reportagem “Os últimos dias de Phoebe Prince” (Fig. 3), conforme postada abaixo, que relata o caso de uma aluna que se suicidou após ser maltratada e xingada por colegas da escola.   

RECURSO – Os últimos dias de Phoebe Prince

http://jovem.ig.com.br/oscuecas/noticia/2010/04/16/os+ultimos+dias+de+phoebe+prince+9460329.html    

Figura 3 – Imagem do Recurso   

ATIVIDADE 5   

A partir das discussões feitas nas atividades anteriores, os alunos, ainda em grupos, escreverão textos em Inglês sobre o tema: “Politically Correct at school – Politicamente correto na escola”.   Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 4), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/   

 

Figura 4 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

Pay attention to the words that you use to describe the people of school. Some words can offend them. For example, one student in the USA commited suicide because she was called “slut”. It is important to treat everybody politely. (Preste atenção às palavras que você usa para descrever as pessoas da escola. Algumas palavras podem ofendê-las. Por exemplo, uma aluna nos EUA se suicidou porque foi chamada de “vadia”. É importante tratar todos com educação.)   

ATIVIDADE 6   

Para finalizar as atividades destas aulas, os textos produzidos pelos alunos serão impressos e lidos por todos os alunos da turma, que terão a oportunidade de comentá-los. Em seguida, serão afixados nos murais da escola, visando a conscientização sobre o tema.  

 

SUGESTÕES   

Em colaboração com o professor de Língua Portuguesa, ler e debater o texto "O politicamente correto está deixando as pessoas idiotas", diz Danilo Gentili”. Tal texto trata da polêmica gerada por uma postagem do humorista no Twitter.   

RECURSO - "O politicamente correto está deixando as pessoas idiotas", diz Danilo Gentili”  

http://ultimosegundo.ig.com.br/mauricio_stycer/2009/07/27/o+politicamente+correto+esta+deixando+as+pessoas+idiotas+diz+danilo+gentili+7523964.html    

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false    

2. Aula “Bullying - enough!”

Através das atividades destas aulas, os alunos vão poder refletir sobre a prática do bullying e perceber que o desrespeito aos colegas não condiz com um bom comportamento.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12942   

3. Aula “Cyberbullying: o que é isto?

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento sobre o tema cyberbullying a partir da leitura de textos em Inglês e assim refletir sobre este tipo de comportamento.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7436    

4. Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência

Estas aulas têm como objetivo conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso; abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência e discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bullying no contexto escolar.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23200 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos bem como a compreensão e uso adequado dos termos considerados politicamente corretos nas situações propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.