Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A música e sua influência na vida das pessoas.

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A música e sua influência na vida das pessoas – principalmente na dos adolescentes;
  • Analisar algumas letras de música, de forma a identificar a linguagem destas e compará-las com a linguagem utilizada pelos adolescentes;
  • A influência que os músicos exercem na vida dos adolescentes, principalmente na formação de identidade (eu quero ser igual ao meu ídolo, usar a mesma roupa, falar da mesma forma etc.).
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Análise de letras de música;

- Trabalho em Grupo;

- Uso do laboratório de informática.

 

Motivação:     

 

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos quais tipos de música eles gostam e suas músicas favoritas. Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Músicas da Minha Vida: Sandy canta música que marcou namoro com Lucas “, com duração de 4 minutos e 36 segundos, conforme link abaixo.   

Link do vídeo “Músicas da Minha Vida: Sandy canta música que marcou namoro com Lucas”: http://www.youtube.com/watch?v=MGJU7KYCRy8 Acessado em: 14 de Novembro de 2010.      

 

Tendo apresentado o vídeo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.      

 

Após discutirem o vídeo, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • Como as músicas influenciam a vida de vocês?
  • Alguma música já marcou a história de vocês? Por exemplo, o começo ou término de um relacionamento?
  • Vocês têm um músico ou uma banda favorita? Qual (is) é (são)?
  • Vocês gostariam de ser como eles? Por quê?       

 

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que o tema dessas aulas é a “música e a influência desta na vida das pessoas”.  

 

Atividade 1   

 

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo comparar a linguagem utilizada nas músicas com a utilizada pelos adolescentes no seu cotidiano, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até 4 componentes.   Em seguida,  o professor deverá entregar a cada grupo a letra de uma das músicas sugeridas nos links abaixo, e pedir para que os alunos leiam e discutam a linguagem utilizada na música em questão, bem como se a música reflete a realidade vivida por eles.

 

Link da letra da música “Tá vendo aquela lua - Exaltasamba”: http://letras.terra.com.br/exaltasamba-musicas/1665222/    

Link da letra da música “E aí já era – Jorge Mateus”: http://letras.terra.com.br/jorge-mateus/1715329/    

Link da letra da música “Levo comigo - Restart”:  http://letras.terra.com.br/restart/1521908/    

Link da letra da música “One Time – Justin Bieber” Traduzida: http://letras.terra.com.br/justin-bieber/1475662/traducao.html

 

Observações:

1. Sugerimos que todas as letras das músicas sejam trabalhadas por, pelo menos, um grupo.

2. Embora tenhamos sugerido algumas letras de músicas para serem utilizadas nesse momento,  lembramos que o professor poderá escolher outras, podendo ser estas as mencionadas pelos alunos no início da aula. É importante, contudo, levar em consideração a realidade dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida na escolha das músicas.

 

Para nortear a leitura e discussão das letras das músicas, sugerimos o roteiro abaixo.

 

Roteiro para Leitura e Discussão:

  • Sobre o que versa a música?
  • A forma que a música é escrita, a sua linguagem, é a mesma que vocês usam numa conversa no dia-a-dia? Por quê?
  • Existe algum trecho da música que reflita um momento que vocês estejam passando na vida ou pelo qual já passaram? Qual? Por quê?
  • As letras das músicas refletem a realidade da vida de vocês? Por quê?
  • Acrescentariam ou tirariam algum trecho da música? Qual? Por quê?

 

 

Após isto, os grupos deverão compartilhar as respostas que deram às perguntas do roteiro de discussão. É importante que o professor medie esse momento, sanando possíveis dúvidas e ou corrigindo conceitos errôneos que possam surgir.   

 

Atividade 2   

 

Nesse momento, objetivando discutir a influência que os músicos exercem na vida dos adolescentes, principalmente na construção da identidade, sugerimos que o professor apresente as imagens abaixo (Figs. 1, 2, 3 e  4) aos alunos.

 

 

 

 

Figura 1 – Foto de Fiuk.

Fonte: http://www.caras.com.br/imagens/113392/20091028151420_113392_large_fiuk.jpg Acessado em: 05 de Novembro de 2010. 

 

 

 

 Figura 2 – Foto do MC Dodô.

Fonte: http://www2.uol.com.br/bandasdegaragem/images/cds/capa1212086010.jpg Acessado em: 05 de Novembro de 2010. 

 

Figura 3 – Foto dos integrantes da Banda Restart.

Fonte: http://froog.com.br/wp-content/uploads/2010/03/banda-restart.jpg Acessado em: 04 de Novembro de 2010. 

 

 

Figura 4 – Foto do Justin Bieber.

Fonte: http://duard.org/fotos-do-justin-bieber-veja-fotos-do-cantor-justin-biber/fotos-do-justin-bieber-muitas-fotos-06/ Acessado em: 04 de Novembro de 2010. 

 

 

  

Após apresentar as imagens aos alunos, o professor deverá perguntar a eles se conhecem tais músicos e se conhecem pessoas que procuram ser como eles - seja na forma de se vestir, na forma de falar, na forma de agir etc. É importante que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre a influência dos músicos e bandas na vida das pessoas, principalmente na vida de jovens.   

Caso o professor prefira, os alunos poderão se sentar em círculo para facilitar o “bate-papo”.   

Para nortear esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.   

 

Roteiro para o “Bate-papo”:

 

  • Conhecem esses músicos? Quem são?
  • Sabem dizer que músicas eles cantam/tocam?
  • Conhecem pessoas que se vestem da mesma forma que seus ídolos? Ou que falam da mesma forma?
  • Por que vocês acham que as pessoas querem ser como seus ídolos?
  • A influência que os ídolos têm na vida das pessoas é boa ou ruim? Por quê?
  • Essa influência atrapalha ou facilita a vida dos jovens? Por quê?
  • Como seria a vida de vocês se esses músicos não existissem? Por quê?     

 

Ao término desse “bate-papo”, é importante que os alunos tenham conhecimento da influência que os músicos exercem na vida das pessoas, principalmente na dos adolescentes, e que é importante saber dosá-la,  para  que ao invés de construir sua identidade pessoal, não se tornar uma cópia de certa celebridade.

 

Atividade 3

Finalizando a aula, com o objetivo de sintetizar o que foi discutido nas atividades, sugerimos que os alunos, sob a supervisão do professor, escrevam letras músicas, conforme um dos temas sugeridos abaixo, utilizando a linguagem própria da comunidade em que fazem parte.    

  • Tema 1 - Primeiro amor.
  • Tema 2 - Dificuldades na Adolescência.
  • Tema 3 - Realidade social dos adolescentes na Comunidade.  
  • Tema 4 - Sonhos de um adolescente   
  • Tema 5 - Superando desafios

Com o auxílio do professor, os alunos deverão compor melodias para as músicas criadas e poderão apresentá-las aos demais colegas da escola.

 

Sugestão: Os alunos poderão criar um festival de música na escola em que todos interessados (alunos ou professores) poderão tocar suas músicas favoritas ou suas próprias criações e todos poderão votar no artista favorito. Neste festival, os alunos terão a oportunidade de se expressar - seja pela música ou pela forma de se vestir.

 

 

Sugestões de Atividades:

 
  1. Os alunos poderão fazer uma entrevista com colegas e familiares sobre a presença da música na vida deles e a importância desta. Os alunos deverão definir, em conjunto, o questionário (se aberto ou fechado) e as perguntas a serem utilizadas, sob a supervisão do professor. Após entrevistarem as pessoas, os alunos deverão discutir as informações coletadas, comparando-as. O professor deverá estimular a discussão, questionando-os se as informações coletadas eram as esperadas por eles ou não e por quê.
  2. O professor poderá utilizar, trabalhando em parceria com o professor da língua Inglesa, a aula “Baby, baby, baby! – debatendo sobre o primeiro amor e gravidez na adolescencia em Inglês” (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23750 Acessado em: 04 de Novembro de 2010) ou a aula “If I were a boy – Aprendendo Inglês com música!” (Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23757 Acessado em: 04 de Novembro de 2010) para trabalhar a importância da música no processo de aprendizagem.   
Recursos Complementares

Caso o professor tenha interesse, ele poderá ler o texto “A importância da música” (disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1496893 Acessado em: 04 de Novembro de 2010), ou ainda, o texto “A importância da Música na Escola” (disponível em: http://www.escolapaulofreire.com.br/hpprof/valeria/importancia_musica.htm Acessado em: 04 de Novembro de 2010).   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância da música na vida e na criação da identidade das pessoas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regina Schmeling, UNIVALI , Santa Catarina - disse:
    reginaschmeling@hotmail.com

    03/04/2011

    Cinco estrelas

    Aula interessante a ser desenvolvida com jovens/adolescentes que gostam de meditar sobre a vida, fazer críticas, etc.


  • Ricardo Felipe Santos da Silva, Escola Municipal Dr. Silvério Jorge , Alagoas - disse:
    ricardofelipes@gmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Oi Estela! Achei muito massa sua aula! Agora você poderia me sugerir outras aulas ou assuntos para trabalhar após essa aula? Abração!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.