Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciação ao RPG : os contos de fadas

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Reconhecer/utilizar as principais marcas e elementos dos contos de fadas.

 -Utilizar a técnica do RPG para construção de um texto coletivo  

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Antes dos alunos chegarem, o professor deve espalhar pela sala: Capas de filmes e livros de contos de fadas, objetos mágicos(varinha e condão, chapéu de bruxa e fada, vassoura, anéis que pareçam mágicos, receitas de bruxa, espelho antigo,maçã, cristais, fantoches e dedoches de personagens de  contos de fadas etc.) . Na porta da sala o professor pode colocar um elemento de Conto de Fadas para criar um clima diferente do cotidiano. Os alunos devem entrar de dois a dois e mexer livremente nos objetos e folhear /manusear os livros.

Após determinado tempo, o professor faz uma rodinha com os alunos e juntos listam quais contos e personagens eles lembram e quais os contos de fadas eles mais gostam.

Depois de todos terem falado , o professor solicita que cada aluno escolha um elemento ou personagem que poderia estar num conto maravilhoso, (cavalo, maçã envenenada, lago dos desejos, poço, carruagem, sapo, príncipe, rei etc)    

 http://www.gilbertwilliamsgallery.com/images/286_abundance_gilbert_williams.jpg

Explica então que cada um deles ficará responsável pela confecção de uma carta de um Baralho o Faz de Conta e cada um deverá escrever /desenhar o que escolheu na carta, (: carta da fada, carta do castelo, carta do rei, carta da varinha de condão, carta da vassoura da bruxa etc.)

 

http://3.bp.blogspot.com/_Pew7yWRft44/TAF07l19HVI/AAAAAAAACkg/VsbGZcdfiHI/s1600/Viscontisforza

 

Quando todos terminarem, o professor recolhe os cartões, embaralha e forma o Baralho do Era uma Vez ,que é uma das técnicas utilizadas na introdução ao RPG para a criação coletiva  de histórias, utilizado para inventar contos e fadas em conjunto.   Antes de iniciar criação da história, o professor lembra a regra dos contos de fadas  aos alunos e perguntam se eles concordam.  

Regra de Criação de Contos de Fada: Todo conto de fada deve conter as frases "Era uma vez..." e "...viveram felizes para sempre". Não necessariamente nessa ordem.

O professor determina em que ordem os alunos jogarão e então começa com Era uma Vez.... , e  o primeiro aluno deve colocar a sua carta no centro e falar uma frase em que entre o conteúdo da carta. A seguir, o segundo aluno, coloca a sua carta ao lado da primeira e continua a história  e assim sucessivamente, até o desfecho do conto.   Depois da história pronta, e se possível, gravada pelo professor, os alunos farão a avaliação da sua história,    

Recursos Complementares

1 -Para o professor :   http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410328_06_cap_03.pdf   e   http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas     

 

2-Artigo para o professor que quiser continuar o trabalho com RPG, construindo Fichas de Personagens com os alunos.   http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/abc-rpg-423044.shtml

 

3-Letra e Música Era uma Vez e Toquinho :   http://www.vagalume.com.br/toquinho/era-uma-vez.html

 

4 -Rádio com Pipoca   O professor pode marcar com os alunos uma audição  Rádio-Pipoca. É só combinar com os alunos de véspera quem poderá levar pipoca de micro-ondas ou pipoca normal, esteira para sentar ,almofada ou até um lençol.  

 O professor então providencia os saquinhos de pipoca e estoura  junto com os alunos, Depois, na sala, cada um com seu saquinho, senta ou deita no lugar que achar mais acolhedor para ouvir no computador ou em mp3 o conto de fadas.

Sugestão de  História : Os Seis Príncipes

  A lenda é sobre seis príncipes enfeitiçados e uma princesa corajosa. História de origem sueca.

   http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/41

 

Será avaliado se o aluno colaborou e seguiu as regras da Sala e Aula..  

Avaliação

Será avaliado se o aluno terminou a tarefa a tempo de poder participar da história. Será levado em consideração se ele  seguiu as regras da Sala e Aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bruna Videl, Sem , Rondônia - disse:
    videl.bruninha@gmail.com

    06/08/2012

    Cinco estrelas

    RPG sempre foi um meio de ajuda para o conhecimento e aprendizagem fácil, pois usa de elementos diversos e divertidos, imaginação e criatividade. Fico feliz que está sendo reconhecido por sua positividade!


  • Allysson, Allysson , Bahia - disse:
    adnnascimento@hotmail.com

    02/12/2011

    Quatro estrelas

    Acho que essa é uma boa aula planejada. Penso que as escolas deveriam utilizar desses recursos de interação dos alunos como o RPG. O problema é que o ensino não varia e o proconceito afasta o RPG.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.