14/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
-Reconhecer/utilizar as principais marcas e elementos dos contos de fadas.
-Utilizar a técnica do RPG para construção de um texto coletivo
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Antes dos alunos chegarem, o professor deve espalhar pela sala: Capas de filmes e livros de contos de fadas, objetos mágicos(varinha e condão, chapéu de bruxa e fada, vassoura, anéis que pareçam mágicos, receitas de bruxa, espelho antigo,maçã, cristais, fantoches e dedoches de personagens de contos de fadas etc.) . Na porta da sala o professor pode colocar um elemento de Conto de Fadas para criar um clima diferente do cotidiano. Os alunos devem entrar de dois a dois e mexer livremente nos objetos e folhear /manusear os livros.
Após determinado tempo, o professor faz uma rodinha com os alunos e juntos listam quais contos e personagens eles lembram e quais os contos de fadas eles mais gostam.
Depois de todos terem falado , o professor solicita que cada aluno escolha um elemento ou personagem que poderia estar num conto maravilhoso, (cavalo, maçã envenenada, lago dos desejos, poço, carruagem, sapo, príncipe, rei etc)
http://www.gilbertwilliamsgallery.com/images/286_abundance_gilbert_williams.jpg
Explica então que cada um deles ficará responsável pela confecção de uma carta de um Baralho o Faz de Conta e cada um deverá escrever /desenhar o que escolheu na carta, (: carta da fada, carta do castelo, carta do rei, carta da varinha de condão, carta da vassoura da bruxa etc.)
http://3.bp.blogspot.com/_Pew7yWRft44/TAF07l19HVI/AAAAAAAACkg/VsbGZcdfiHI/s1600/Viscontisforza
Quando todos terminarem, o professor recolhe os cartões, embaralha e forma o Baralho do Era uma Vez ,que é uma das técnicas utilizadas na introdução ao RPG para a criação coletiva de histórias, utilizado para inventar contos e fadas em conjunto. Antes de iniciar criação da história, o professor lembra a regra dos contos de fadas aos alunos e perguntam se eles concordam.
Regra de Criação de Contos de Fada: Todo conto de fada deve conter as frases "Era uma vez..." e "...viveram felizes para sempre". Não necessariamente nessa ordem.
O professor determina em que ordem os alunos jogarão e então começa com Era uma Vez.... , e o primeiro aluno deve colocar a sua carta no centro e falar uma frase em que entre o conteúdo da carta. A seguir, o segundo aluno, coloca a sua carta ao lado da primeira e continua a história e assim sucessivamente, até o desfecho do conto. Depois da história pronta, e se possível, gravada pelo professor, os alunos farão a avaliação da sua história,
1 -Para o professor : http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410328_06_cap_03.pdf e http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas
2-Artigo para o professor que quiser continuar o trabalho com RPG, construindo Fichas de Personagens com os alunos. http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/abc-rpg-423044.shtml
3-Letra e Música Era uma Vez e Toquinho : http://www.vagalume.com.br/toquinho/era-uma-vez.html
4 -Rádio com Pipoca O professor pode marcar com os alunos uma audição Rádio-Pipoca. É só combinar com os alunos de véspera quem poderá levar pipoca de micro-ondas ou pipoca normal, esteira para sentar ,almofada ou até um lençol.
O professor então providencia os saquinhos de pipoca e estoura junto com os alunos, Depois, na sala, cada um com seu saquinho, senta ou deita no lugar que achar mais acolhedor para ouvir no computador ou em mp3 o conto de fadas.
Sugestão de História : Os Seis Príncipes
A lenda é sobre seis príncipes enfeitiçados e uma princesa corajosa. História de origem sueca.
http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/41
Será avaliado se o aluno colaborou e seguiu as regras da Sala e Aula..
Será avaliado se o aluno terminou a tarefa a tempo de poder participar da história. Será levado em consideração se ele seguiu as regras da Sala e Aula.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/08/2012
Cinco estrelasRPG sempre foi um meio de ajuda para o conhecimento e aprendizagem fácil, pois usa de elementos diversos e divertidos, imaginação e criatividade. Fico feliz que está sendo reconhecido por sua positividade!
02/12/2011
Quatro estrelasAcho que essa é uma boa aula planejada. Penso que as escolas deveriam utilizar desses recursos de interação dos alunos como o RPG. O problema é que o ensino não varia e o proconceito afasta o RPG.