28/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
a- Compreender o conceito de adjetivo pátrio por meio da leitura de textos onde apareçam esta classe de palavras.
b – Reconhecer os adjetivos pátrios em frases e textos.
c- Perceber que os adjetivos pátrios variam em gênero.
Classe dos adjetivos
Aula: Lendo e interpretando história
Depois da leitura do livro " A maior flor do mundo" de José Saramago, dar o seguinte texto feito como resumo do livro e encontrado em um site de vendas.
Imagem retirada de:
http://blogstoriasessenciais.blogspot.com/2010/06/saramago-para-criancas.html
A Maior Flor do Mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".
Retirado de: http://www.submarino.com.br/produto/1/164566/maior+flor+do+mundo,+a
Pedir que seus alunos leiam o texto sublinhando as características dadas ao autor, à história, a trechos da história... Relembrar com eles a ideia do que é a classe dos adjetivos. Deixe que seus alunos falem e faça um levantamento de como entendem esta classe de palavras. Ao final da discussão, organize um registro, usando as próprias palavras das crianças.
Sugestão: Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.
Retirado de: http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/adjetivo.htm
Em seguida, com a ajuda do retroprojetor ou do datashow, apresentar as seguintes manchetes de jornal:
Combinar que eles deverão procurar nas manchetes, palavras que expressam nacionalidade ou lugar de origem do ser, e podem se referir a países, estados, regiões, cidades ou localidades.
Incentivar a exploração de todas as manchetes.
Montar um registro com as crianças, mostrando que estas palavras encontradas recebem o nome de adjetivos pátrios.
Exercício:
Apresente a música PARATODOS de Chico Buarque - vídeo do youtube retirado de:
http://www.youtube.com/watch?v=FEU_lMHRk7k - junto com a letra da música e peça que seus alunos sublinhem os adjetivos pátrios que aparecem na música.
Retirado de: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45158/
Para fechar a aprendizagem, pedir que cada aluno pesquise um estado brasileiro de sua escolha - previamente combinado para que não haja repetição de estados - e apresente o adjetivo pátrio referente a quem nasce naquele estado (masculino e feminino). Em outro dia, pedir a mesma coisa em relação a países do mundo. Montar com as crianças um blocão com os adjetivos pátrios que descobrimos.
Para estudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adjetivo
Avalie:
1) A participação na aula,
2) A participação na elaboração do registro,
3) O exercício feito com a música PARATODOS,
4) A pesquisa dos adjetivos pátrios combinados.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/01/2014
Cinco estrelasEssa aula está muito bem montada! Adorei e me auxiliou na montagem da minha! Obrigada!
15/08/2012
Cinco estrelasAdorei!!! vou usá-la com minha aluna particular.
07/04/2011
Cinco estrelasmuito legal vc é muito inteligente!!!!