Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Canções do mundo (“Siyahamba”): canto e percussão corporal – aula 1

 

07/12/2010

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.   

Explorar os diversos sons possíveis com as mãos.   

Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso de palmas de vários tipos.  

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de Música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Experimentação de diversos sons corporais.

Estratégias e recursos da aula

Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental final (4º e 5º anos), que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.

Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.

Observação:

Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).  

Atividade 1 - Memorização da letra e da canção

“Siyahamba”   

Siyahamba

Ê kuka nie ni kuenkos

Siyahamba

Ê kuka nie ni kuenkos   

Siyahamba, hamba

Siyahamba, ú ú

Siyahamba

Ê kuka nie ni kuenkos  

(partitura de nossa autoria)

Partitura de Siyahamba:    

http://www.outtalimits.de/pdf/siyahamba.pdf    

http://cid-3dd9dcd98fda3a17.office.live.com/self.aspx/Partituras%20Coro/S/Siyahamba%20%5E5SATB%5E6%20-%20An%C3%B3nimo.pdf (clicar em “transferir”) 

Observação:   

A música “Siyahamba” é muito executada por corais de todo o mundo, o que gera uma variedade enorme de arranjos para coros mistos e de vozes iguais (vozes infantis). Nossa partitura tem como base estes arranjos, os quais, muitos deles, estão disponibilizados na internet.

http://farm1.static.flickr.com/69/190049772_95f5978058.jpg?v=0 

Cante algumas vezes para a turma a melodia de Siyahamba, realizando acompanhamento no instrumento harmônico de sua preferência. Após algumas execuções, peça para a turma cantar junto com você.   

Divida a turma em quatro grupos e distribua instrumentos de percussão, como: agogôs, caxixis, pandeiros, coquinhos, entre outros. Um dos grupos ficará responsável pelo canto; os outros três ficarão responsáveis pelo acompanhamento - cada grupo executará um dos três ostinatos abaixo:   

Você pode também realizar esta etapa de maneira progressiva, ou seja, dividindo a turma inicialmente em dois grupos – um responsável pelo canto e o outro pelo ostinato 1. Faça a troca posteriormente.   

No momento seguinte, acrescente mais uma linha de ostinato e faça a troca entre os grupos. Quando a turma estiver segura, proponha a execução do acompanhamento a três vozes, conjugando com o canto.

Atividade 2 – Execução dos ostinatos com tipos de palmas   

Você proporá a execução dos ostinatos separadamente, com o objetivo de que toda a turma possa aprender as três linhas de percussão corporal.   

Comece pelo ostinato 1, e proponha que a turma o execute com “palma concha” (palma grave). Antes de conjugar canto e percussão, detenha-se somente na percussão, variando a dinâmica para o aprendizado. Sugira variação de andamento e, se possível, marque a pulsação em algum instrumento de percussão grave. Proponha também que apenas um grupo faça a percussão corporal, enquanto o outro observa e faz uma análise crítica, apontando soluções para melhorar o resultado. Ao final do processo, peça para todos cantarem a canção “Siyahamba” e realizarem o ostinato 1 com “palma concha”.   

"Palma concha"

http://2.bp.blogspot.com/_PT2h4vCVDGg/Sc6llHMlq2I/AAAAAAAABe0/10hjzQ_DmRM/s400/palmas.jpg 

Proponha a mesma dinâmica para a realização dos ostinatos 2 e 3, que serão executados com “palma estrela” e “palma estalada”, respectivamente (veja figuras abaixo). Lembre-se de sugerir a execução separada dos ostinatos – ao final de cada etapa, a música “Siyahamba” é cantada com acompanhamento de um ostinato apenas.   

"Palma estrela"

http://farm5.static.flickr.com/4023/4464689207_cd8175311a.jpg 

"Palma estalada"

http://i.ytimg.com/vi/R_gxYPZgcrk/0.jpg 

Atividade 3 – Execução do arranjo para “Siyahamba”   

O arranjo consistirá na junção do acompanhamento de ostinatos com a parte cantada. Sugerimos a seguinte forma para execução:   

1ª vez da música – Todos cantam “Siyahamba”. Você pode optar por um solo neste momento;   

2ª vez da música – Todos cantam “Siyahamba” e realizam o ostinato 1, com “palma concha”;   

3ª vez da música – Todos cantam “Siyahamba” e realizam o ostinato 2, com “palma estrela”;   

4ª vez da música – Todos cantam “Siyahamba” e realizam o ostinato 3, com “palma estalada”;   

5ª vez da música - Todos cantam “Siyahamba” e realizam as três linhas de palmas (é importante ressaltar que a turma estará dividida em três grupos, pois cada um realizará uma das linhas junto com o canto).   

Dicas   

1) Você pode estipular convenções entre as repetições da música.   

2) Na última repetição da música, proponha que a turma faça apenas a parte de percussão de palmas e um grupo realize o ritmo da canção com algum som corporal (mãos na coxa, mãos na bochecha etc.).  

Recursos da aula

1) Instrumento harmônico - teclado, violão, cavaquinho, piano, acordeon, entre outros.

2) Instrumentos de percussão - agogôs, pandeiros, coquinhos, caxixis, atabaque, surdo, entre outros.

Recursos Complementares

Siyahamba – Wikipedia:   

http://en.wikipedia.org/wiki/Siyahamba      

Links para Siyahamba:  

http://pragentemiuda.blogspot.com/2010/06/musiquinha-africana-siyahamba.html   

http://www.youtube.com/watch?v=_am5crjgCCE    

Mixed Choir RONDO HISTRIAE, Pula, Croatia:

http://www.youtube.com/watch?v=uYhofNQ4Rl0   

The Kuziems - Siyahamba/Siyabonga Baba (Alte Kaserne 2009):

http://www.youtube.com/watch?v=1RZqLwqRaKQ&feature=related      

“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056       

Gumboot Dancers – África do Sul:  

http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related      

Site do grupo “Barbatuques”:   

http://br.barbatuques.com.br/      

Funky Bodypercussion Group:   

http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related    

Keith Terry:   

http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ   

http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related   

http://www.crosspulse.com/        

Slammin All-body Band:  

http://www.myspace.com/slamminallbodyband      

Papo Body Drummer:  

http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related      

Symphony of Palms:

http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related      

MSTR Clone Quartett:

http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related      

Grupo israelense de percussão corporal:

http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:   

1) conjugaram canto e percussão com instrumentos convencionais na Atividade 1;

2) realizaram os ostinatos rítmicos propostos com tipos distintos de palma, na Atividade 2;

3) executaram o arranjo proposto, conjugando canto e as três linhas de palmas propostas, na Atividade 3.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Barbara, Escola Municipal , Santa Catarina - disse:
    bfhaas@gmail.com

    07/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente! Conseguiu reunir o melhora da percussão corporal e ainda aliou a diversidade cultural. Obrigada.


  • Maria, Portugal - disse:
    mfsotam@sapo.pt

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.