07/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.
Explorar os diversos sons possíveis com os pés.
Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso dos pés.
Criar ostinatos rítmicos com sons de pés para acompanhamento da canção.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Experimentação de diversos sons corporais.
Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental final (4º e 5º anos), que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observação:
Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
Antes de apresentar a canção aos alunos, faça rápidas considerações sobre sua origem, tendo em mãos a tradução do texto. Disponibilizamos alguns links em Recursos Complementares que podem ser úteis quanto às informações histórico-culturais e também vídeos para exibição em sala de aula.
Faça a exibição dos vídeos e contextualize a canção culturalmente. É importante frisar que há diferentes versões para as melodias cantadas (em se tratando de execução coral a 4 vozes), o que é conseqüência do processo de transmissão oral. No entanto, tais diferenças não determinam versões “certas” e “erradas”.
http://vanessacardoso.files.wordpress.com/2009/08/na-ay367_bongo_g_20090615171548.jpg?w=500&h=333
“Shosholoza”
Shosholoza
Kulê zontaba
Stimela cipume South Africa
Uen uiabalêka
Kulê zontaba
Stimela cipume South Africa
Veja a tradução em:
http://veja.abril.com.br/blog/copa-2010/tag/shosholoza/
(partitura de nossa autoria)
Observações:
1) A ortografia utilizada é uma tentativa de aproximação com a pronúncia para o canto, não tendo qualquer relação com a grafia do dialeto zulu em que a canção é originalmente cantada.
2) A partitura feita por nós apresenta uma das linhas melódicas da canção tradicional, e foi transcrita com base no arranjo do grupo “The Drakensberg Boys Choir”, cujo vídeo está em Recursos Complementares. Caso você queira executar a canção a mais vozes, faça a transcrição baseando-se no vídeo do grupo citado acima ou veja o link abaixo, em que o autor disponibiliza um arranjo coral:
Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 02): “Tchotcholôsa”, um canto de trabalho:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14143
Sugerimos os seguintes passos para a memorização da canção:
1) Canto – Você deverá cantar a música algumas vezes, realizando acompanhamento no instrumento harmônico de sua preferência. Após algumas execuções, peça para a turma cantar junto. Lembre-se de escolher uma tonalidade adequada às vozes infantis.
2) Canto e percussão corporal – Quando os alunos estiverem seguros em relação à letra e à melodia, sugira o acréscimo de percussão corporal com pés, nas seguintes etapas:
a) Canto e percussão corporal livre – Todos deverão cantar e fazer sons com os pés livremente, sem nenhuma combinação prévia;
b) Canto e percussão corporal marcando a pulsação – Todos deverão cantar e fazer sons com os pés marcando a pulsação (é necessário que os alunos dominem o conceito em questão);
c) Canto e percussão corporal marcando o ritmo da canção - Todos deverão cantar e fazer sons com os pés marcando a ritmo da canção (é necessário que os alunos dominem o conceito em questão);
d) Canto e percussão corporal com ostinatos rítmicos – Você deverá propor um ostinato rítmico de acompanhamento com sons de pé e a turma deverá executá-lo, junto com o canto.
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
Divida a turma em grupos e peça para criarem um acompanhamento com sons dos pés para a música “Shosholoza”, baseando-se na etapa “d” da Atividade 2. Você deverá “passear” entre os grupos, a fim de orientá-los em suas produções, fazendo as intervenções necessárias. Procure estimulá-los no sentido de que todos devem participar com suas contribuições. Ressalte também a importância de cantarem enquanto criam o acompanhamento e de testarem sua produção final – uma parte do grupo canta enquanto a outra faz a parte rítmica.
http://revelsdc.org/sunfest/images/gumboots.jpg
Nesta etapa, os alunos apresentarão suas criações e, ao final, a turma montará, com base nas criações coletivas, um acompanhamento de pés para a canção.
Caso a criação coletiva não seja possível, sugerimos aqui um ostinato rítmico para ser realizado com os pés batendo no chão alternadamente:
Dica
Você poderá juntar as criações dos alunos e a sua: na primeira vez em que a música é cantada, o seu acompanhamento é executado; na segunda vez, a criação coletiva da turma.
Shosholoza – Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Shosholoza
Shosholoza – “The Drakensberg Boys Choir” – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=saJmOw0GGyI
Shosholoza – grupo de alunos de uma escola na África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=sueKQ2BTkCk&feature=related
Shosholoza – canto em um estádio de futebol:
http://www.youtube.com/watch?v=8K4Vi6oPQL8&feature=related
Shosholoza – “Nkosi Sikelel'i Afrika”:
http://www.youtube.com/watch?v=rhxxEf29FLM&feature=related
Shosholoza – “Ladysmith Black Mambazo”:
http://www.youtube.com/watch?v=Qdi-L9fAtEI&feature=related
Matérias sobre “Shosholoza”:
Definição para "Ostinato" - Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) participaram de maneira satisfatória na exibição dos vídeos e no momento da contextualização da canção, propostas na Atividade 1;
2) realizaram as etapas de memorização da canção propostas na Atividade 2;
3) contribuíram de maneira enriquecedora para a produção coletiva de acompanhamentos de pés na Atividade 3;
4) apresentaram suas produções e participaram ativamente na criação coletiva final do acompanhamento de pés proposto na Atividade 4.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/11/2012
Cinco estrelasExcelente trabalho,me ajudou muito.Obrigada!