Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e aprendendo sobre diferentes Lugares e Paisagens: uma visita ao continente africano.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar a criatividade através de uma "Oficina de Animais";
  • Compreender as diferenças e semelhanças daquele continente com o nosso país;
  • Vivenciar e experimentar costumes do continente africano;
  • Conhecer características e hábitos dos animais africanos.
Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor

A Lei nº 10.639, inclui o ensino da história da cultura africana e afrobrasileira nos currículos das escolas. Para a formação dos cidadãos brasileiros, o diálogo com a história da cultura africana, entre outras etnias, faz-se necessário, pois o Brasil desde sua constituição é formado por uma grande diversidade cultural. Por isso somos uma sociedade mista, na qual culturas distintas se interagem, compondo uma cultura heterogênea. Nos links a seguir você obtém algumas informações sobre a cultura africana que poderão ajudá-lo(a) no planejamento.                                                                                                                                                                                                           

Cultura Africana - Consulta realizada dia 20 de novembro às 11:31 min.

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm 

África - A bola da Vez - Consulta realizada dia 20 de novembro às 11:40 min.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/232.shtml 

A proposta central desta aula é desconstruir a imagem de que na África só há povos miseráveis e doentes, crianças famintas e órfãs, etc. Ao contrário, queremos mostrar uma cultura cujos elementos contribuíram para a formação do povo brasileiro.

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Ao apresentar perguntas sobre a África, as crianças aprenderão a tomar consciência do que sabem e do que será necessário buscar no percurso das aulas, para compreenderem melhor a temática. Nas discussões e leituras, as crianças aprenderão a conhecer melhor a cultura africana, sua contribuição para a formação da cultura brasileira e a fruir e identificar elementos da cultura afro-brasileira (culinária, hábitos, crenças, música, etc.).

Como o professor irá ativar esse processo:

Para esta aula, sugerimos que as crianças busquem informações em livros, filmes, desenhos e imagens. Essa proposta contribui para que o grupo tome consciência do que sabe sobre o assunto, e do que precisa saber. Além disso, você terá noção do conhecimento inicial delas e poderá investir em outras propostas ou acrescentar informações visando ativar esse processo de investigação – exploração – informação – conhecimento.

Atividade 1: Leitura e Interpretação de texto informativo.

SAFARI NA ÁFRICA

Para quem gosta de aventura, de ter contato bem de perto com animais selvagens e lindas paisagens a África é o local ideal.

Vamos fazer uma "viagem" por esse continente com natureza exuberante e muitos parques e hotéis especializados para quem quer fazer um safari.

Para começar vamos descrever o ambiente: o bioma predominante na África é a savana, que tem como característica principal o clima extremamente seco, podendo ficar até dez meses sem chuva, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar muito baixa. Dessa forma fique esperto e leve muita água e roupas leves para aproveitar seu safári!

(...) A fauna da savana africana é composta principalmente por mamíferos de grande porte, como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante, mamíferos de porte médio, como a zebra, o impala e antílopes, mamíferos felinos predadores, como o leão, o leopardo e o guepardo, muitas aves, como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz, além é claro animais de outras espécies de animais.

Agora, vamos ao Safári!

Na África existem cerca de 20 parques nacionais voltados para o turismo sustentável, portanto há a preocupação em preservar a fauna e flora. Há profissionais especializados em acompanhar grupos durante todo o safári. Na maioria destes parques são oferecidas acomodações para turistas e muitas opções de lazer e cultura, incluindo a observação de animais de grande porte como o leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/safari-na-africa.html   Consulta realizada dia 20 de novembro às 12:02 min.

Esse texto traz informações gerais sobre o continente africano. Após a leitura, você pode provocar uma discussão com as crianças sobre as riquezas naturais desse continente, além de uma contextualização geográfica através de um globo.

  •  Esse continente possui muitas riquezas naturais. Dentre elas, quais podemos destacar? (Liste as escolhas das crianças).
  • Que tal olharmos no mapa, onde fica o continente africano? Para visitarmos esse país, quais meios de transporte devemos utilizar? (Liste as hipóteses das crianças).

Você poderá criar outras perguntas. O principal objetivo é que as crianças possam conhecer aspectos gerais da África do Sul, compreendendo a diversidade cultural do continente africano.

Atividade 2: Que tal criarmos o nosso próprio Safári? Mãos à obra!

Relembre com as crianças as dicas do texto anterior para a realização de um Safári.

Leia as escolhas feitas pelas crianças sobre riquezas naturais, conhecidas no texto anterior.

Destaque na lista os animais e convide as crianças para reproduzirem um Safári na escola. Para isso, convide-as a confeccionarem os animais e plantas.

Realize uma votação com a turma sobre quais animais serão confeccionados.

Envie uma pesquisa para casa sobre as características dos animais a serem confeccionados.

Após a realização da pesquisa e conhecimento das características de animal, inicie a Oficina de Animais.

Oficina de Animais:

Materiais:

Bacia ou balde grande;

Papéis usados, limpos e porosos, como jornais, sulfite, caixas de ovos e divisórias de caixas de maçã ou, ainda, papel higiênico e guardanapos (sem uso).

Modo de fazer:

  1. Picar todo o papel em pedaços muito pequenos e colocar no recipiente (balde ou bacia), separando-os por cor (cada cor de papel em um recipiente).
  2. Colocar água até a boca do recipiente. Precisa ficar, pelo menos, um palmo de água sobre o papel.
  3. Deixar descansar por 1 dia. De vez em quando, dar uma mexidinha na "massa" que está se formando.
  4. Escorrer o excesso de água, colocar um pouco de farinha de trigo e um pouco de cola branca; amassar e compactar a massa, deixando-a úmida.
  5. Dê forma ao seu animal, destacando suas características físicas;
  6. Depois de pronto, o animal ainda estará molhado e precisará secar por muitas horas (de preferência ao sol).
  7. Pintar com tinta guache ou outra disponível. Deixar secar muito bem a tinta e pincelar com verniz ou goma arábica para que fique brilhante e mais resistente.
  8. Restos de tecido, palha de milho, canudinhos, copinhos plásticos coloridos podem dar o acabamento ao animal e deixá-lo ainda mais bonito e atraente.

Fonte: http://www.ecoviver.com.br/default.asp?id=6  Consulta realizada dia 20 de novembro às 12:50 min.

Faça as plantas com crepom amassadinho.

Monte o cenário de um Safári. Inicie a brincadeira e divirta-se!

Atividade 3: Jogo da Memória dos animais africanos.

Neste jogo da memória, as crianças conhecerão outros animais do continente africano e, depois, levarão para casa conhecimentos adquiridos na pesquisa, para compartilhar com as famílias e divertirem-se juntos. Caso você não encontre um jogo da memória de diferentes animais para comprar, confeccione o seu próprio jogo. Imprima imagens coloridas destes animais cole em cartolinas e recorte-as em quadradinhos.

Leia as regras do jogo com as crianças.

Regras do Jogo:

  • Destacar as cartelas, embaralhá-las viradas para baixo e deixá-las entre os jogadores.
  • Definir o primeiro a jogar; os seguintes serão sempre os da esquerda.
  • O jogador da vez vira duas cartelas.
  • Se forem iguais, retira para si e joga novamente.
  • Se as cartelas forem diferentes, viram-se novamente as cartas e passa-se a vez para o outro à esquerda.
  • O esquema se repete até que todos os pares sejam encontrados.
  • Vence o jogo quem tiver encontrado o maior número de pares.

Além de ler as regras, é necessário organizar o espaço para os jogos. Oriente as crianças para sentarem-se próximas, em igual distância da organização das cartas dispostas, para evitar que subam na mesa.

 

Recursos Complementares

Sugerimos como recurso complementar, duas aulas sobre o continente africano publicadas no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22669 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23814 

Avaliação

Para esta aula sugerimos o que o(a) professor(a) observe as seguintes questões:

As crianças conseguiram dialogar com as informações expostas?

Sabiam falar sobre o assunto?

Fizeram questionamentos?

Expuseram conquistas?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Natalia, Uniseb , Minas Gerais - disse:
    nataliacarol09@yahoo.com

    03/11/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a sugestão... Uma aula muito atraente para os alunos, com isso é possível atingir ótimos resultados..


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.