16/12/2010
Rita de Cássia Roger Mariano.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Uma abordagem para o professor
A Lei nº 10.639, inclui o ensino da história da cultura africana e afrobrasileira nos currículos das escolas. Para a formação dos cidadãos brasileiros, o diálogo com a história da cultura africana, entre outras etnias, faz-se necessário, pois o Brasil desde sua constituição é formado por uma grande diversidade cultural. Por isso somos uma sociedade mista, na qual culturas distintas se interagem, compondo uma cultura heterogênea. Nos links a seguir você obtém algumas informações sobre a cultura africana que poderão ajudá-lo(a) no planejamento.
Cultura Africana - Consulta realizada dia 20 de novembro às 11:31 min.
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm
África - A bola da Vez - Consulta realizada dia 20 de novembro às 11:40 min.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/232.shtml
A proposta central desta aula é desconstruir a imagem de que na África só há povos miseráveis e doentes, crianças famintas e órfãs, etc. Ao contrário, queremos mostrar uma cultura cujos elementos contribuíram para a formação do povo brasileiro.
Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Ao apresentar perguntas sobre a África, as crianças aprenderão a tomar consciência do que sabem e do que será necessário buscar no percurso das aulas, para compreenderem melhor a temática. Nas discussões e leituras, as crianças aprenderão a conhecer melhor a cultura africana, sua contribuição para a formação da cultura brasileira e a fruir e identificar elementos da cultura afro-brasileira (culinária, hábitos, crenças, música, etc.).
Como o professor irá ativar esse processo:
Para esta aula, sugerimos que as crianças busquem informações em livros, filmes, desenhos e imagens. Essa proposta contribui para que o grupo tome consciência do que sabe sobre o assunto, e do que precisa saber. Além disso, você terá noção do conhecimento inicial delas e poderá investir em outras propostas ou acrescentar informações visando ativar esse processo de investigação – exploração – informação – conhecimento.
Atividade 1: Leitura e Interpretação de texto informativo.
SAFARI NA ÁFRICA
Para quem gosta de aventura, de ter contato bem de perto com animais selvagens e lindas paisagens a África é o local ideal.
Vamos fazer uma "viagem" por esse continente com natureza exuberante e muitos parques e hotéis especializados para quem quer fazer um safari.
Para começar vamos descrever o ambiente: o bioma predominante na África é a savana, que tem como característica principal o clima extremamente seco, podendo ficar até dez meses sem chuva, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar muito baixa. Dessa forma fique esperto e leve muita água e roupas leves para aproveitar seu safári!
(...) A fauna da savana africana é composta principalmente por mamíferos de grande porte, como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante, mamíferos de porte médio, como a zebra, o impala e antílopes, mamíferos felinos predadores, como o leão, o leopardo e o guepardo, muitas aves, como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz, além é claro animais de outras espécies de animais.
Agora, vamos ao Safári!
Na África existem cerca de 20 parques nacionais voltados para o turismo sustentável, portanto há a preocupação em preservar a fauna e flora. Há profissionais especializados em acompanhar grupos durante todo o safári. Na maioria destes parques são oferecidas acomodações para turistas e muitas opções de lazer e cultura, incluindo a observação de animais de grande porte como o leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/safari-na-africa.html Consulta realizada dia 20 de novembro às 12:02 min.
Esse texto traz informações gerais sobre o continente africano. Após a leitura, você pode provocar uma discussão com as crianças sobre as riquezas naturais desse continente, além de uma contextualização geográfica através de um globo.
Você poderá criar outras perguntas. O principal objetivo é que as crianças possam conhecer aspectos gerais da África do Sul, compreendendo a diversidade cultural do continente africano.
Atividade 2: Que tal criarmos o nosso próprio Safári? Mãos à obra!
Relembre com as crianças as dicas do texto anterior para a realização de um Safári.
Leia as escolhas feitas pelas crianças sobre riquezas naturais, conhecidas no texto anterior.
Destaque na lista os animais e convide as crianças para reproduzirem um Safári na escola. Para isso, convide-as a confeccionarem os animais e plantas.
Realize uma votação com a turma sobre quais animais serão confeccionados.
Envie uma pesquisa para casa sobre as características dos animais a serem confeccionados.
Após a realização da pesquisa e conhecimento das características de animal, inicie a Oficina de Animais.
Oficina de Animais:
Materiais:
Bacia ou balde grande;
Papéis usados, limpos e porosos, como jornais, sulfite, caixas de ovos e divisórias de caixas de maçã ou, ainda, papel higiênico e guardanapos (sem uso).
Modo de fazer:
Fonte: http://www.ecoviver.com.br/default.asp?id=6 Consulta realizada dia 20 de novembro às 12:50 min.
Faça as plantas com crepom amassadinho.
Monte o cenário de um Safári. Inicie a brincadeira e divirta-se!
Atividade 3: Jogo da Memória dos animais africanos.
Neste jogo da memória, as crianças conhecerão outros animais do continente africano e, depois, levarão para casa conhecimentos adquiridos na pesquisa, para compartilhar com as famílias e divertirem-se juntos. Caso você não encontre um jogo da memória de diferentes animais para comprar, confeccione o seu próprio jogo. Imprima imagens coloridas destes animais cole em cartolinas e recorte-as em quadradinhos.
Leia as regras do jogo com as crianças.
Regras do Jogo:
Além de ler as regras, é necessário organizar o espaço para os jogos. Oriente as crianças para sentarem-se próximas, em igual distância da organização das cartas dispostas, para evitar que subam na mesa.
Sugerimos como recurso complementar, duas aulas sobre o continente africano publicadas no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22669
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23814
Para esta aula sugerimos o que o(a) professor(a) observe as seguintes questões:
As crianças conseguiram dialogar com as informações expostas?
Sabiam falar sobre o assunto?
Fizeram questionamentos?
Expuseram conquistas?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/11/2013
Cinco estrelasMuito boa a sugestão... Uma aula muito atraente para os alunos, com isso é possível atingir ótimos resultados..