14/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior; Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Prezado professor, vamos apresentar algumas atividades para a exploração do conceito de tangente e secante, onde o aluno é o foco da aprendizagem, com um papel extremamente ativo nesse processo. O dinamismo da interação do aluno com os aplicativos do DECARTES pode ajudar muito na compreensão da trigonometria no ciclo unitário. É muito importante que o professor acompanhe atentamente a interação do aluno com os aplicativos e com os seus colegas de classe. Vamos à aula!
Se ainda não fez, não perca a oportunidade de falar das primeiras idéias da Trigonometria. O endereço http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/trigapl.html é um excelente ponto de partida para motivar seus alunos para o estudo dessa parte da Matemática.
Estudando a Tangente no ciclo trigonométrico.
1) Divida a turma em duplas e leve-as para o Laboratório de Informática.
2) Peça para os alunos acessarem o link:
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/EstudoTangente.html
Imagem do autor.
Inicie a atividade que aborda o “comportamento” da razão trigonométrica tangente no ciclo. Deixe os alunos manipularem o aplicativo por 20 minutos, permitindo que respondam às atividades do aplicativo.
3) Além das soluções, peça-os para fazerem um relatório sobre a atividade, onde os alunos devem relatar em um texto de 5 a 10 linhas os conceitos que aprenderam. Essa é uma forma de desenvolver a escrita e a argumentação, bem como identificar concepções erradas sobre o tema estudado e descobertas que vão além da atividade.
4) A análise desses relatórios pelo professor é de fundamental importância para o processo.
5) Dê o retorno dessa análise para os alunos.
1 – 0º e 180º
2 – 90º e 270º
3 – c
4 – a) 1 e 3; b) 2 e 4
5 – É crescente de 0º a 360º, exceto nos pontos de descontinuidade, que são 90º e 270º.
6 – Da semelhança de triângulos temos que
Imagem do autor. |
Estudando a Secante no ciclo trigonométrico.
Para tratar da secante, a primeira razão trigonométrica inversa que estudaremos, sugerimos um pouco de História da Matemática antes de usarmos a tecnologia.
Sugerimos que o professor, antes de iniciar o estudo da secante, visite com os alunos o site: http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm.
Com isso o professor consegue situar o conhecimento matemático na história, mostrando para os alunos que a secante e a cossecante surgiram no período das grandes navegações, quando os navegadores precisaram montar tabelas trigonométricas que os auxiliavam na localização quando estavam no mar.
Reforce a importância da Matemática para as conquistas e feitos registrados pela História. Reforce também que a História é construída por homens que pensam, analisam e resolvem, muitas vezes, problemas que dependem da Matemática, e que certos feitos não seriam possíveis, em cada tempo, sem essa disciplina.
1) Divida a turma em duplas, e leve-os para o Laboratório de Informática.
2) Peça para os alunos acessarem o link:
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/EstudoSecante.html
Imagem do autor.
3) Inicie a atividade que aborda o “comportamento” da razão trigonométrica secante no ciclo. Assim como na atividade anterior, permita a manipulação da mesma por um tempo aproximado de 15 minutos para, em seguida, propiciar relatos das descobertas dos alunos e conferir as soluções encontradas pelos mesmos.
4) Além das soluções, peça-os para fazerem um relatório sobre a atividade, onde os alunos devem relatar em um texto de 5 a 10 linhas os conceitos que aprenderam. Essa é uma forma de desenvolver a escrita e a argumentação, bem como identificar concepções erradas sobre o tema estudado e descobertas que vão além da atividade.
5) A análise desses relatórios pelo professor é de fundamental importância para o processo.
6) Dê o retorno dessa análise para os alunos.
1 – 1 e -1 2 – 90º e 270º 3 – a 4 – a) 1 e 4; b) 2 e 3 5 – a) 1 e 2; b) 3 e 4 6. a) No triângulo POF da figura ao lado, temos que OP é perpendicular a FD. Assim, o triângulo POF é retângulo. Assim, temos:
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Imagem do autor |
b) Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo POF, temos: . Como OF = sec a; OP = 1 e PF = tga (pois tg a = PF/1), a expressão acima fica:
sec2a = 1 + tg2a.
Determinando relações entre seno, cosseno, tangente e secante.
Prezado professor, nessa atividade o aluno vai interagir com o computador para ampliar seus conhecimentos sobre as razões trigonométricas: tangente e secante ao mesmo tempo. A interatividade do aluno deve sempre ser incentivada. Mas, o professor precisa estar atento, monitorando o desenvolvimento do trabalho para que não haja dispersão e falta de compreensão dos conceitos. Por isso, é muito importante o planejamento e a implementação da sequência abaixo.
1) Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos.
2) Leve-os para o Laboratório de Informática e acesse o site abaixo:
http://www.uff.br/cdme/ftr/ftr-html/ftr-ct-br.html
Fonte: http://www.uff.br/cdme/ftr/ftr-html/ftr-ct-br.html
3) Deixe os alunos interagirem por 5 min, selecionando as razões trigonométricas que quiserem, dando prioridade para a tangente e a secante. Este é um momento de reconhecimento. Observe que nesse aplicativo o aluno pode escolher uma ou mais razões trigonométricas, o que é muito bom, pois poderemos comparar as razões, estabelecer relações, provar propriedades, verificar identidades trigonométricas, etc. Tudo de forma dinâmica e interativa! Isso deve ser feito DEPOIS que ter estudado cada razão individualmente.
Agora a aula terá duas partes:
4) 1ª PARTE. Em seguida proponha as seguintes questões para discussão. Cada grupo explicará uma questão.
Questões para serem discutidas, a partir da interação com as razões secante e tangente selecionadas. A figura abaixo é apenas uma referência.
a) Olhando para a figura, vemos que OV é a sec q. Podemos dizer que o segmento OT é também a secante do ângulo q? Apresente um argumento para sua resposta.
b) Olhando para a figura, vemos que AT é a tg q. Podemos dizer que o segmento PV é também a tangente do ângulo q. Apresente um argumento para sua resposta.
c) Os segmentos OA e OP têm o mesmo comprimento? Se forem, qual a medida?
d) Na figura temos os triângulos OPV e OAT. Eles são congruentes? Mostre que isso é verdade com um argumento consistente. (Dica: utilize os itens a, b e c)
e) Qual é a medida do segmento PT? E do segmento AV?
f) Em livros de Matemática, aparece o estudo de identidades trigonométricas. O aluno pode utilizar a interação desse aplicativo para ajudar a entender e verificar muitas delas. Utilize a figura e a interação para mostrar que a identidade trigonométrica abaixo é verdadeira.
(1 - seca)2 = (1 - cosa)2 + (tga - sena)2
CONCLUSÃO:
É possível utilizar os benefícios da interação para verificar regularidades, fazer conjecturas, explorar conceitos e demonstrar resultados em trigonometria.
5) 2ª PARTE. Com os grupos anteriores peça a cada grupo que construa um problema envolvendo a figura abaixo. Cada grupo deve preparar uma solução para o seu problema, mas deve revelá-la.
6) Troque os problemas entre os grupos e mande-os resolver. O objetivo que um grupo resolva o problema criado por outro grupo.
7) Ao final o melhor problema e a melhor apresentação de solução serão presenteados.
8) A figura de partida e o link para interação seguem abaixo.
Fonte: http://www.uff.br/cdme/ftr/ftr-html/ftr-ct-br.html
9) Depois de concluir essa atividade o professor pode repeti-la deixando a cargo de cada grupo a escolha da situação de partida.
Sempre solicite que os alunos registrem em seus cadernos, um resumo com as descobertas feitas e as soluções encontradas.
Ao final da aula espera-se que o aluno saiba aplicar os conhecimentos adquiridos em situações que envolvem as razões trigonométricas secante e tangente nas diversas áreas de estudo em que se aplicam tais conteúdos.
Aulas do Portal do Professor:
Aferição de Distâncias Inacessíveis
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22970)
Irracionalidade do número π (Pi) aproximações entre matemática e arte
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20991)
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