11/01/2011
Aléxia Pádua Franco, Leide Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Atividade 1: O império Inca
Os vídeos propostos para esta aula foram produzidos pela History Chanel. Possuem uma duração de quase 9 minutos cada. O primeiro vídeo enfatiza as grandes construções feitas pelos incas. Já o segundo fala sobre o quipo, a principal língua falada no império, como eram cobrados os impostos, a mita, a relação entre incas e romanos, a religiosidade inca com as cerimônias e sacrifícios e as disputas internas no momento da invasão espanhola contribuindo para a desestruturação desse grandioso império.
Civilização Inca - Parte1
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=MuzChHOIVqI
Civilização Inca - Parte2
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=b_2cBB6bF6I&NR=1
Trabalhando o Tema:
I -Depois de apresentar os dois vídeos aos alunos, levante alguns questionamentos:
1- Qual era a extensão do império inca?
2- Quais as principais cidades do Império inca?
3- Que indícios comprovam o avanço técnico dos incas em seu tempo?
4- Quais as contribuições dos incas para agricultura?
5- Como se dava o sistema de informação da civilização inca?
6- Como era a organização política dos incas?
7- O que foi a mita e o mitimais?
8- Em sua opinião, todos os incas concordavam com a realização de sacrifícios humanos?
9- Que relações o vídeo apresenta entre o império romano e o inca?
10- Explique por que os espanhóis encontraram o império dividido.
II- Depois de ouvir as respostas e opiniões dos alunos sobre os questionamentos acima, peça que eles escrevam uma carta contando a um amigo ou amiga, que nada sabe sobre esta civilização, quem eram os incas. Sugira aos alunos que apresentem a este amigo ou amiga os principais feitos e características desta civilização. Finalmente, escolha as melhores cartas para serem lidas aos demais alunos.
Professor, esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português, o qual orientará os alunos na organização estrutural da carta.
III- O professor poderá também trabalhar com as atividades da aula "O que resta da cultura inca?"
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1211
Atividade 2 : Viajando por Machu Picchu
Texto:
“Machu Picchu ou Machu Pichu, é um monumento inca descoberto no ano de 1911 pelo antropólogo norte-americano Hiram Bingham, que estava à procura da legendária capital inca de Vilcabamba. (...) O monumento localiza-se no Peru, na Cordilheira dos Andes, e é considerada uma histórica cidade perdida, sendo totalmente erigida com pedras no topo de uma montanha a mais de 2400 metros de altitude, dando a ideia de proximidade com o divino.(...) Atualmente, Machu Picchu preserva apenas 30% de sua estrutura original – o restante foi restaurado com encaixes de pedras menores mais espaçadas. É considerada patrimônio mundial pela UNESCO e um dos principais destinos dos turistas que visitam a América Latina. Em 2007, Machu Picchu foi eleito oficialmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.”
Disponível: http://www.infoescola.com/civilizacao-inca/machu-picchu/
Vídeo:
Vídeo de quase 7 minutos apresenta os principais pontos da cidade de Machu Pichu.
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=YwOrqJtUFvE
Trabalhando o Tema:
I- Após ler o texto e ver o vídeo com os alunos, discutindo as idéias centrais de ambos, peça aos alunos que respondam:
1- Qual a importância da cidade de Machu Picchu ter sido considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno?
2- Pelo que você viu no vídeo, Machu Picchu era uma cidade construída de paredes de pedra. Que outra civilização também utilizou somente pedras para construir grandiosos monumentos?
II- Divida a sala em grupos. Oriente os alunos a reunirem materiais escritos, imagens e fotos legendadas sobre Machu Picchu. A seguir, peça que organizem o material selecionado em um mural ou CD e que apresentem os resultados do que pesquisaram ao demais colegas.
Sugestões de pesquisa:
http://www.youtube.com/watch?v=ZCqo0kQT9DQ&feature=related
http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_225145.shtml
http://www.mundoportugues.org/content/1/229/peru-machu-picchu-formidavel-exlibris-imperio-inca/
http://www.pegue.com/artes/arquitetura_inca.htm
http://oquetemotiva.wordpress.com/tag/machu-picchu/
http://quaddronegro.blogspot.com/2010/08/as-7-maravilhas-do-mundo-moderno-machu.html
Atividade 3: Mistérios sobre os sacrifícios humanos incas
Artigo1: “A donzela, o menino, a menina do relâmpago: três crianças incas, sepultadas no alto de uma montanha gelada há 500 anos, como oferendas aos deuses. Seus corpos congelados estão entre as múmias mais bem preservadas do mundo, com órgãos internos intactos, sangue ainda presente no coração e nos pulmões, pele e traços faciais quase imaculados. Eles congelaram até a morte depois de cair no sono, e agora seus corpos finalmente estão sendo revelados ao público num museu da Argentina.”
Disponível: http://tedionaveia.blogspot.com/2010/03/anjos-da-montanha.html
Artigo 2: “Pesquisadores em um sítio arqueológico no norte do Peru fizeram uma descoberta de dezenas de pessoas sacrificadas aproximadamente 600 anos atrás pela civilização Inca. Os corpos, que mostram sinais de cortes e degolamento, foram encontrados em bom estado de conservação, de acordo com Carlos Webster, líder das escavações no acampamento Chotuna-Chornancap. Os sacrifícios foram realizados poucas décadas antes da chegada dos exploradores espanhóis no Peru. ’’
Disponível: http://hypescience.com/descobertos-corpos-de-sacrificios-humanos-da-civilizacao-inca-no-peru/
Trabalhando o tema:
I- Após a leitura dos artigos, na integra, promova um debate entre os alunos tendo como base as seguintes questões:
1- As informações sobre os rituais incas foram deixadas por estudiosos espanhóis da época do descobrimento da América e baseavam-se na hipótese de que os sacrifícios humanos e de animais serviriam para pedir boas colheitas e proteção contra catástrofes naturais. Seriam sempre em pontos altos acima de 5000 metros. O que você pensa a respeito destas informações?
2- O material arqueológico coletado poderá nos ensinar como funcionava a religião inca? Explique.
II- Depois de realizar o debate, separe a sala em dois grupos. Um grupo ficará responsável por criar argumentos através de pesquisas que defendam a realização dos sacrifícios incas. O outro grupo, tendo a mesma metodologia, se posicionará contrário aos sacrifícios humanos. Os grupos deverão, ao final da pesquisa, apresentar seus argumentos para toda sala em forma de debate. O professor será o mediador, controlando o tempo e a ordem do debate.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=LnVNHr-QYWU
http://www.youtube.com/watch?v=FILNjRGLouQ&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=DtJ9p8A3JGM&feature=related
Sites:
http://www.historiadomundo.com.br/inca/mapa-do-imperio-inca.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-inca/imperio-inca3.php
http://www.templodeapolo.net/artigos.asp http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm
http://ruminandocoisas.blogspot.com/2006/04/os-sacrifcios-humanos-perodo-incaico-e.html
http://blogs.abril.com.br/mundopequeno/2009/02/lendas-historias-um-mergulho-na-civilizacao-inca.html
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, pesquisas, produção de carta, mural, slides e textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!