Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Império dourado Inca

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar, no tempo e no espaço, a civilização Inca.
  • Identificar as características sociais, econômicas e culturais da civilização Inca.
  • Compreender a importância histórica da cidade perdida de Machu Picchu.
  • Discutir sobre as possíveis hipóteses para a realização dos sacrifícios humanos pelos incas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O império Inca   

Os vídeos propostos para esta aula foram produzidos pela History Chanel. Possuem uma duração de quase 9 minutos cada. O primeiro vídeo enfatiza as grandes construções feitas pelos incas. Já o segundo fala sobre o quipo, a principal língua falada no império, como eram cobrados os impostos, a mita, a relação entre incas e romanos, a religiosidade inca com as cerimônias e sacrifícios e as disputas internas no momento da invasão espanhola contribuindo para a desestruturação desse grandioso império.     

Civilização Inca - Parte1

" target="_blank">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=MuzChHOIVqI 

Civilização Inca - Parte2

" target="_blank">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=b_2cBB6bF6I&NR=1 

    

Trabalhando o Tema:

I -Depois de apresentar os dois vídeos aos alunos, levante alguns questionamentos:     

1- Qual era a extensão do império inca?

2- Quais as principais cidades do Império inca?

3- Que indícios comprovam o avanço técnico dos incas em seu tempo?  

4- Quais as contribuições dos incas para agricultura?

5- Como se dava o sistema de informação da civilização inca?

6- Como era a organização política dos incas?

 7- O que foi a mita e o mitimais?

8- Em sua opinião, todos os incas concordavam com a realização de sacrifícios humanos?

9- Que relações o vídeo apresenta entre o império romano e o inca?

10- Explique por que os espanhóis encontraram o império dividido.

II- Depois de ouvir as respostas e opiniões dos alunos sobre os questionamentos acima, peça que eles escrevam uma carta contando a um amigo ou amiga, que nada sabe sobre esta civilização, quem eram os incas. Sugira aos alunos que apresentem a este amigo ou amiga os principais feitos e características desta civilização. Finalmente, escolha as melhores cartas para serem lidas aos demais alunos. 

Professor, esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português, o qual orientará os alunos  na organização estrutural da carta.

III- O professor poderá também trabalhar com as atividades da aula "O que resta da cultura inca?"   

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1211    

Atividade 2 : Viajando por Machu Picchu   

  Texto:

“Machu Picchu ou Machu Pichu, é um monumento inca descoberto no ano de 1911 pelo antropólogo norte-americano Hiram Bingham, que estava à procura da legendária capital inca de Vilcabamba. (...) O monumento localiza-se no Peru, na Cordilheira dos Andes, e é considerada uma histórica cidade perdida, sendo totalmente erigida com pedras no topo de uma montanha a mais de 2400 metros de altitude, dando a ideia de proximidade com o divino.(...) Atualmente, Machu Picchu preserva apenas 30% de sua estrutura original – o restante foi restaurado com encaixes de pedras menores mais espaçadas. É considerada patrimônio mundial pela UNESCO e um dos principais destinos dos turistas que visitam a América Latina. Em 2007, Machu Picchu foi eleito oficialmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.”      

 

Disponível: http://www.infoescola.com/civilizacao-inca/machu-picchu/        

Vídeo:   

Vídeo de quase 7 minutos apresenta os principais pontos da cidade de Machu Pichu.      

" target="_blank">- 

 Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=YwOrqJtUFvE        

Trabalhando o Tema:   

I- Após ler o texto e ver o vídeo com os alunos, discutindo as idéias centrais de ambos, peça aos alunos que respondam:   

1- Qual a importância da cidade de Machu Picchu ter sido considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno?

 2- Pelo que você viu no vídeo, Machu Picchu era uma cidade construída de paredes de pedra. Que outra civilização também utilizou somente pedras para construir grandiosos monumentos?    

 II- Divida a sala em grupos. Oriente os alunos a reunirem materiais escritos, imagens e fotos legendadas sobre Machu Picchu. A seguir, peça que organizem o material selecionado em um mural ou CD e que apresentem os resultados do que pesquisaram ao demais colegas.     

Sugestões de pesquisa:   

http://www.youtube.com/watch?v=ZCqo0kQT9DQ&feature=related 

 http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_225145.shtml

 http://www.mundoportugues.org/content/1/229/peru-machu-picchu-formidavel-exlibris-imperio-inca/ 

 http://www.pegue.com/artes/arquitetura_inca.htm 

http://oquetemotiva.wordpress.com/tag/machu-picchu/ 

http://quaddronegro.blogspot.com/2010/08/as-7-maravilhas-do-mundo-moderno-machu.html 

Atividade 3: Mistérios sobre os sacrifícios humanos incas  

 Artigo1:   “A donzela, o menino, a menina do relâmpago: três crianças incas, sepultadas no alto de uma montanha gelada há 500 anos, como oferendas aos deuses. Seus corpos congelados estão entre as múmias mais bem preservadas do mundo, com órgãos internos intactos, sangue ainda presente no coração e nos pulmões, pele e traços faciais quase imaculados. Eles congelaram até a morte depois de cair no sono, e agora seus corpos finalmente estão sendo revelados ao público num museu da Argentina.”  

 Disponível: http://tedionaveia.blogspot.com/2010/03/anjos-da-montanha.html 

 Artigo 2:   “Pesquisadores em um sítio arqueológico no norte do Peru fizeram uma descoberta de dezenas de pessoas sacrificadas aproximadamente 600 anos atrás pela civilização Inca. Os corpos, que mostram sinais de cortes e degolamento, foram encontrados em bom estado de conservação, de acordo com Carlos Webster, líder das escavações no acampamento Chotuna-Chornancap. Os sacrifícios foram realizados poucas décadas antes da chegada dos exploradores espanhóis no Peru. ’’   

Disponível: http://hypescience.com/descobertos-corpos-de-sacrificios-humanos-da-civilizacao-inca-no-peru/ 

Trabalhando o tema:   

I- Após a leitura dos artigos, na integra, promova um debate entre os alunos tendo como base as seguintes questões:  

 1- As informações sobre os rituais incas foram deixadas por estudiosos espanhóis da época do descobrimento da América e baseavam-se na hipótese de que os sacrifícios humanos e de animais serviriam para pedir boas colheitas e proteção contra catástrofes naturais. Seriam sempre em pontos altos acima de 5000 metros. O que você pensa a respeito destas informações?

2- O material arqueológico coletado poderá nos ensinar como funcionava a religião inca? Explique.     

II- Depois de realizar o debate, separe a sala em dois grupos. Um grupo ficará responsável por criar argumentos através de pesquisas que defendam a realização dos sacrifícios incas. O outro grupo, tendo a mesma metodologia, se posicionará contrário aos sacrifícios humanos. Os grupos deverão, ao final da pesquisa, apresentar seus argumentos para toda sala em forma de debate. O professor será o mediador, controlando o tempo e a ordem do debate.      

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, pesquisas, produção de carta, mural, slides e textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.