Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Maias: os senhores do tempo

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Alvarenga Turini; Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Localizar, no tempo e no espaço, a civilização Maia.
  • Caracterizar a civilização maia e seu desenvolvimento técnico - cientifico: escrita, matemática e astronomia.
  •  Discutir as possíveis hipóteses da decadência dessa civilização.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade  de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1: Conhecendo o Império Maia  

 Professor, seria interessante fazer uma sondagem rápida com os alunos perguntando o que eles sabem sobre os maias, se já viram na internet alguma  informação relacionada aos maias e se já assistiram algum filme sobre esta civilização.

  

 Mapa: Localização dos Maias

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67843.shtml 

 Proposta de atividade:   

Apresente aos alunos onde ficava o império maia.

Proponha uma pesquisa para que eles respondam as seguintes questões:

  • Em qual continente ficava a civilização maia?
  • Cite em que parte da América eles se concentravam.
  • As cidades que existiam no período do império maia ainda existem?

Vídeo 1: Construindo um Império : Os maias parte I  

" target="_blank"> -  

 Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=Hzv4c17j2ag     

 Vídeo 2: Construindo um Império : Os maias parte II      

" target="_blank"> -  

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=RZlfnCetarQ&feature=related       

 Esses vídeos foram produzidos pela History Chanel, têm uma duração de quase 20 minutos e descrevem os principais fatos que contribuíram para que os maias se tornassem uma grande civilização. Depois da projeção e discussão das idéias principais do filme, peça aos alunos que respondam as questões abaixo:

 

 1- Quando surgiu o império maia?

2- Onde se localizava?

3- Qual a sua atual localização?

4- Qual foi a cidade mais importante do império maia?

 5- Cite o monumento mais importante criado pelos maias.

6- É possível fazer uma comparação entre este importante monumento maia com o Cristo Redentor no Rio de Janeiro?

7- Cite o nome do principal rei do império maia.   

Após responder a estas perguntas, os alunos terão um pequeno roteiro sobre a civilização maia. Proponha aos alunos, a partir do roteiro e de mais pesquisas a serem realizadas por eles, que se dividam em grupos para montar um mural informativo sobre os maias. Depois, o conteúdo de cada mural deve ser apresentado pelos grupos.  

Atividade 2 – Raio X dos Maias      

O texto abaixo foi produzido por Tiago Cordeiro à revista Aventuras na História. O autor faz um panorama bastante interessante das principais características da civilização maia.  

 “Eles já haviam entrado em declínio quando os espanhóis chegaram. Hoje, os arqueólogos se esforçam para criar um retrato fiel da civilização que, por sete séculos, foi uma das mais desenvolvidas do Ocidente.”  

 “Os maias acreditavam em 13 deuses que habitariam 13 diferentes camadas celestes. Haveria ainda outros nove deuses, moradores de nove mundos subterrâneos. Essas divindades não eram exclusivamente boas ou más, mas algumas ajudavam mais os seres humanos que outras. Ah Puch, por exemplo, é o temível deus da morte, e Camazotz, com sua forma de morcego, é um de seus demônios. No lado mais amistoso do panteão, Chaac é o responsável pelas chuvas, e o deus em forma de cobra Gucumatz é responsável pela criação de novos seres.”

 “Os maias ainda conheciam bem os ciclos da Lua e estimavam que o ciclo de Vênus tinha 584 dias de duração (um dado muito próximo do hoje considerado real: 583,92 dias). Para sustentar o conhecimento da astronomia, eles desenvolveram a matemática, que incluía o conceito de zero já no ano 325 – os europeus só passariam a adotá-lo em suas contas a partir do século 12. O sistema de numeração maia tinha base 20 e era representado por pontos e barras. Ao lado de toda essa matemática, os maias desenvolveram a linguagem escrita mais completa de toda a América pré-colombiana. Ela era composta por mil diferentes caracteres, representando sons e símbolos. Além de ser entalhados em pedra, os textos eram pintados sobre cerâmica ou códices (placas feitas de fibras vegetais, recobertas de resina e cal – dobradas, ficavam com uma forma parecida com a de nossos livros). Nos últimos cinco anos, conforme novas inscrições vêm sendo encontradas, o número de caracteres traduzidos saltou de 180 para 500.”   

Disponível: http://historia.abril.com.br/cultura/raio-x-maias-435135.shtml   

Trabalhando o tema I:   

Depois de ler o texto na integra com os alunos, separe-os em três grupos e discuta algumas questões com eles:   

1-      Quais características da civilização maia, citadas no texto, lhes chamou mais a atenção?

 2-      Você consegue ver alguma semelhança entre esta civilização e outra já estudada?

3-      Existem ainda hoje descendentes dos maias? Quem são eles? Onde eles se localizam?

4-      Os maias se espalharam pela região da América e o motivo para isso é desconhecido pelos historiadores. As hipóteses levantadas são esgotamento da terra, uma epidemia ou chuvas prolongas, entre outros. Crie, com base no que já estudou sobre os maias, uma hipótese para o seu “desaparecimento.”    

 Trabalhando o tema II:   

Divida os alunos em três grupos;

Peça que cada grupo pesquise uma das temáticas abaixo e depois apresentem os resultados da pesquisa em slides para toda a turma;   

Sugestões de sites para pesquisar:  

 

Escrita maia:

http://www.historiadomundo.com.br/maia/escrita-maia.htm 

 http://www.discoverybrasil.com/guia_maia/escrita_maia/hieroglifos_maia/index.shtml  

http://marciorps.sites.uol.com.br/mrps/PV2/cont/alb/alb_prn.html http://www.bjd.com.br/css/bjotinha300410_A.pdf 

 Matemática maia: 

http://www.discoverybrasil.com/guia_maia/ciencia_maia/index.shtml  

http://www.calendariosagrado.org/pt/meso/mat/  

http://loversofmath.blogspot.com/2008/06/matemtica-dos-maias.html       

 Calendário e astronomia maia: 

http://claudiobastian.wordpress.com/2008/06/06/calendario-maia-ate-2013/  

http://www.discoverybrasil.com/guia_maia/calendario_maia/index.shtml 

 http://lerpracrer.wordpress.com/2009/12/01/o-calendario-dos-maias-e-o-diluvio/ 

http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/outros-calendarios-chines-maia-islamico-518349.shtml 

Atividade 3:  Os maias no filme "Apocalypto"

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, pesquisas, produção de mural e textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.          

O filme foi produzido pelo ator e diretor Mel Gibson com duração de 134 minutos. O contexto dessa história fica entre o final do século XV e o início do XVI, quando os espanhóis chegam para implantar a nova ordem mundial.

" target="_blank">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=8eE1hxj1yzU&feature=related 

Trabalhando o tema:   

Após exibição do filme, proponha um debate aos alunos a respeito das seguintes questões:  

 1- Não fica claro em "Apocalypto" quem são de fato os invasores que destruirão a vida, a comunidade e a família de Jaguar Paw, o herói da trama. Aparentemente, são outros maias. Você concorda ou discorda. Por quê?

 2- Depois do que você já estudou sobre os maias, você concorda com a forma como a civilização maia foi retratada no filme?

3- Façam uma lista de fatos que realmente são comprovados pela história Maia e que diferem do filme.  

O crítico de cinema faz o exame de um filme, feito de modo a estabelecer um valor comparado a um objetivo final, como a verdade, o belo, etc. Proponha aos alunos a criação de um texto no qual eles façam uma crítica ao filme "Apocalypto".

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, pesquisas, produção de mural e textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.          

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.