Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Latões andantes.(acrobacias e equilibrismos)

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar na confecção do material para as aulas (escolha, pintura, decoração, etc.); aprender as noções básicas para o equilibrismo em latões ; trabalhar com as noções de ajuda, proteção, partilha de ideias e de responsabilidades, etc.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Amplo.

Materiais. Tambores/latões para as crianças andarem em cima deles; colchões.           

Atividade 1. Equilibrando-se (10’).             

O primeiro desafio para andar no latão é aprender a subir, descer e se equilibrar com o latão parado. Faça um apoio para os latões, num primeiro momento e peça para as crianças experimentarem subir e descer deles. Em seguida, retire o apoio de um dos lados e, sempre segurando-o, deixe as crianças experimentarem essa sensação. Peça para que subam, olhem para frente, abram os braços ao lado do corpo e equilibrem-se durante 10 segundos.

fonte: escola de circo (acesso em 10/12/2010) 

fonte: escola de circo(acesso em 10/12/2010) 

Atividade 2. Andar para frente, mas rolando para trás (30’).             

O objetivo agora é aprender a andar com o latão para frente. Para tal, é necessário que as crianças o rolem para frente, fazendo o movimento de caminhada para trás, ou seja, precisamos girar o latão para frente, dando pequenos passos para trás. O(a) professor (a) pode pedir para as crianças fazerem pequenos movimentos com os pés, caminhando para trás, no chão, antes de experimentarem com o tambor. Dessa maneira, as crianças conseguirão perceber tal lógica. É importante que o(a) professor(a) os ajude rolando o latão com a criança em cima, para que ela busque seu equilíbrio e, dessa maneira, perceba que precisa caminhar para trás. Uma observação importante: nas primeiras aulas ou momentos das aulas, coloque os latões em cima de colchões macios para rolarem mais lentamente. Quanto mais macios os colchões, mais lento será o deslocamento do tambor. Na medida em que as crianças forem ficando mais ágeis e mais seguras, vá variando a superfície (como tapetes, grama, por exemplo) até que seja possível colocá-los no chão.

fonte: escola de circo (acesso em 10/12/2010) 

Atividade 3. Andar para trás, mas rolando para frente (30’).             

O objetivo agora é caminhar para trás. Tendo percebido a lógica do deslocamento no latão, as crianças conseguirão caminhar para trás com mais facilidade.  Dessa maneira, elas farão o movimento de caminhada para frente, deslocando o tambor para trás. Lembre-se de que elas devem ser instruídas a sempre olhar para frente, não para o chão, devem manter o corpo ereto e, com os braços estendidos lateralmente ao corpo, o equilíbrio é maior.  

Atividade 4. Andar em duplas (30’).             

Existem inúmeras variações interessantes para fazer com o tambor. Uma das possibilidades é colocar as crianças para caminhar em duplas. Em geral, é mais fácil quando elas se abraçam ou dão as mãos. Dependendo do tamanho das crianças, podem andar em trios. Outra variação interessante é colocar uma criança caminhando para frente e outra para trás no mesmo tambor. Podem ainda treinar as viradas, alguns pequenos saltos, deslocamentos combinados com malabarismos, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho parceria com os colegas, a disponibilidade para ajudar e apoiar o outro enquanto tenta se equilibrar, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas e às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que ainda os interessa no circo?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.