Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Assemblagens - Releitura em papel machê

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar a profissão de cada pai ou mãe;
  •  Pesquisar os instrumentos utilizados nas profissões referendadas;
  • Pesquisar sobre a importância social de cada profissão apresentada;
  • Confeccionar com papel machê, as ferramentas das profissões dos pais;
  • Pintar e envernizar as ferramentas de papel machê;
  • Pintar o fundo de uma caixa de fósforos grande e agregar as ferramentas, através da colagem;
  • Apresentar uma pesquisa sobre assemblagem;
  • Expor as assemblagens nos corredores da escola, de modo a formar uma linha;
  • Questionar se os visitantes conseguem identificar as profissões expostas nas assemblagens.
Duração das atividades
• 07 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Confecção de papel machê;
  • Instalação;
  • Assemblagem.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Solicitar que os alunos afastem as carteiras e cadeiras para um canto da sala e pedir que sentem-se no chão, formando um círculo;
  • Entregar para cada aluno, um retalho de cartolina ou papel cartão colorido e uma tesoura;
  • Perguntar para os alunos quais são as profissões de seus pais e pedir que respondam por meio do recorte realizado com a tesoura sobre o retalho de papel;
  • Deixar que o aluno encontre soluções no seu recorte, mesmo que para isto, utilize vários retalhos como teste;
  • Socializar com a classe os recortes realizados;
  • Pedir que cada aluno apresente e fale um pouco sobre as profissões de seus pais;
  • Dizer aos alunos para trazerem para a próxima aula cada uma pesquisa sobre as profissões de seus pais;
  • Explicar para os alunos que a pesquisa deve ser feita através de entrevista com os pais e buscas na internet.

   Aula 2 

  • Reservar a sala de informática da escola e o aparelho de data-show,  para que os alunos possam apresentar aos colegas e  ao/a professor/a suas descobertas sobre as profissões dos pais, bem como, a relevância de cada uma no contexto social/econômico/cultural da cidade;
  • Conversar com os alunos sobre a importância de cada profissão e perguntar quais as  que eles conheciam e o que acharam de pesquisarem mais detalhadamente sobre as profissões de seus pais;
  • Pedir aos alunos que pensem e listem as ferramentas que seus pais utilizam em suas profissões;
  • Guardar as listas nas pastas dos alunos;
  • Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula uma caixa de fósforos grande.

   Aula 3 

  • Guardar as caixas de fósforos nas pastas dos alunos;
  • Entregar aos alunos a lista com os nomes dos objetos utilizados nas profissões de seus pais, elencados na aula anterior;
  • Pedir para os alunos produzirem os objetos acima em miniatura e em papel machê, para posteriormente, elaborarem uma assemblagem na caixa de fósforos, criando um ambiente que simule a profissão dos pais;
  • Entregar para cada aluno um pouco de massa de papel machê, para que modele os objetos utilizados por seus pais em suas profissões.

   Aula 4 

  • §  Apresentar para os alunos algumas imagens em data-show;
  • Segue sugestões:

 Desvio para o vermelho de Cildo Meireles: Disponível em: http://dricamelo.arteblog.com.br/287224/Desvio-para-o-Vermelho/ 

Arroz e feijão - Anna Maria Maiolino – disponível em: http://biscoitodenata.blogspot.com/2010/11/um-sabado-na-29-bienal-de-sao-paulo.html 

Palácio de papel -  Mateo López – disponível em: §  http://biscoitodenata.blogspot.com/2010/11/um-sabado-na-29-bienal-de-sao-paulo.html 

  • Analisar as imagens com os alunos, retomando o conceito de instalação estudado anteriormente;
  • Dizer aos alunos que, a partir da visualização das obras apresentadas, pensem em uma estética de apresentação para suas assemblagens a serem montadas nas caixas de fósforos;
  • Entregar aos alunos folhas de papel sulfite para que eles possam realizar estudos, com desenhos,embasados nas imagens analisadas, nas pesquisas sobre as profissões dos pais e nas miniaturas produzidas em papel machê.

   Aula 5

 Aula 6 

  • Propor aos alunos que colem suas assemblagens de miniaturas sobre o fundo da caixa de fósforos;
  • Conversar com os alunos, durante a colagem, sobre a pesquisa solicitada sobre a técnica da assemblagem;
  • Questionar os alunos sobre novas possibilidades percebidas, sobre os artistas pesquisados e como estes trabalham com a assemblagem;
  • Perguntar aos alunos de que forma a pesquisa e as imagens analisadas anteriormente contribuíram para o processo de criação de sua assemblagem?  

 Aula 7 

  • Montar com os alunos, uma exposição com as assemblagens no corredor da escola, disponibilizando os trabalhos de forma linear;
  • Dizer aos alunos que no período da exposição, eles devem instigar os visitantes a advinharem a que profissão se refere cada assemblagem.        
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante o processo de desenvolvimento da proposta, tendo como foco as discussões, as pesquisas sobre as profissões dos pais, sobre a assemblagem, o domínio na modelagem com papel machê, a criatividade na elaboração da assemblagem e o diálogo com o público durante a exposição do trabalho.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • CRISTIANE DA SILVA CANALIS, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO , Rio de Janeiro - dijo:
    ccanalis@prof.educacao.rj.gov.br

    13/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante a ideia de unir o conceito e a prática das Assemblages com a temática das Profissões, presente inclusive no Currículo Mínimo de Artes do Estado do RJ.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.