Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar a profissão de cada pai ou mãe;
Pesquisar os instrumentos utilizados nas profissões referendadas;
Pesquisar sobre a importância social de cada profissão apresentada;
Confeccionar com papel machê, as ferramentas das profissões dos pais;
Pintar e envernizar as ferramentas de papel machê;
Pintar o fundo de uma caixa de fósforos grande e agregar as ferramentas, através da colagem;
Apresentar uma pesquisa sobre assemblagem;
Expor as assemblagens nos corredores da escola, de modo a formar uma linha;
Questionar se os visitantes conseguem identificar as profissões expostas nas assemblagens.
Duração das atividades
• 07 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Confecção de papel machê;
Instalação;
Assemblagem.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Solicitar que os alunos afastem as carteiras e cadeiras para um canto da sala e pedir que sentem-se no chão, formando um círculo;
Entregar para cada aluno, um retalho de cartolina ou papel cartão colorido e uma tesoura;
Perguntar para os alunos quais são as profissões de seus pais e pedir que respondam por meio do recorte realizado com a tesoura sobre o retalho de papel;
Deixar que o aluno encontre soluções no seu recorte, mesmo que para isto, utilize vários retalhos como teste;
Socializar com a classe os recortes realizados;
Pedir que cada aluno apresente e fale um pouco sobre as profissões de seus pais;
Dizer aos alunos para trazerem para a próxima aula cada uma pesquisa sobre as profissões de seus pais;
Explicar para os alunos que a pesquisa deve ser feita através de entrevista com os pais e buscas na internet.
Aula 2
Reservar a sala de informática da escola e o aparelho de data-show, para que os alunos possam apresentar aos colegas e ao/a professor/a suas descobertas sobre as profissões dos pais, bem como, a relevância de cada uma no contexto social/econômico/cultural da cidade;
Conversar com os alunos sobre a importância de cada profissão e perguntar quais as que eles conheciam e o que acharam de pesquisarem mais detalhadamente sobre as profissões de seus pais;
Pedir aos alunos que pensem e listem as ferramentas que seus pais utilizam em suas profissões;
Guardar as listas nas pastas dos alunos;
Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula uma caixa de fósforos grande.
Aula 3
Guardar as caixas de fósforos nas pastas dos alunos;
Entregar aos alunos a lista com os nomes dos objetos utilizados nas profissões de seus pais, elencados na aula anterior;
Pedir para os alunos produzirem os objetos acima em miniatura e em papel machê, para posteriormente, elaborarem uma assemblagem na caixa de fósforos, criando um ambiente que simule a profissão dos pais;
Entregar para cada aluno um pouco de massa de papel machê, para que modele os objetos utilizados por seus pais em suas profissões.
Aula 4
§ Apresentar para os alunos algumas imagens em data-show;
Analisar as imagens com os alunos, retomando o conceito de instalação estudado anteriormente;
Dizer aos alunos que, a partir da visualização das obras apresentadas, pensem em uma estética de apresentação para suas assemblagens a serem montadas nas caixas de fósforos;
Entregar aos alunos folhas de papel sulfite para que eles possam realizar estudos, com desenhos,embasados nas imagens analisadas, nas pesquisas sobre as profissões dos pais e nas miniaturas produzidas em papel machê.
Aula 5
Pintar com tinta guache, as miniaturas produzidas com papel machê e o fundo da caixa de fósforos;
Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre artistas que trabalham com assemblagens, reforçando o aprendizado anterior e possibilitando um maior aprofundamento sobre trabalhos que possuem esta técnica. Segue sugestão de sites:
Os alunos serão avaliados durante o processo de desenvolvimento da proposta, tendo como foco as discussões, as pesquisas sobre as profissões dos pais, sobre a assemblagem, o domínio na modelagem com papel machê, a criatividade na elaboração da assemblagem e o diálogo com o público durante a exposição do trabalho.
Muito interessante a ideia de unir o conceito e a prática das Assemblages com a temática das Profissões, presente inclusive no Currículo Mínimo de Artes do Estado do RJ.
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.