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Medindo o piso do refeitório: cálculo da área

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
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RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir o conceito de área como medida de superfície;
  • Perceber a conservação de área;  
  • Determinar a área de uma região utilizando unidades não-padronizadas;
  • Calcular área de retângulos e quadrados.
  • Conhecer as unidades padronizadas de áreas (m2, cm2 e dm2);
  • Saber utilizar adequadamente as unidades padronizadas de áreas em situações do cotidiano.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Números Decimais;
  • Noção de Grandezas;
  • Reconhecimento da forma de um quadrado.
  • Medidas de comprimento.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A divisão de um terreno entre os quatro filhos do Sr. Etevaldo

1º) Exiba o vídeo a seguir para a turma.

http://www.youtube.com/watch?v=O2BJMhThRBw#t=0m42s 

Obs: Só é necessário exibir a parte 1 indicada pelo link acima. A parte 2 trata de volume.

2º) Após a exibição do vídeo, solicite que os alunos escrevam quais as informações mais importantes que foram apresentadas.

3º) Faça um resumo no quadro-negro a partir das anotações dos alunos. Convide-os para auxiliá-lo na elaboração deste resumo.

Neste momento, certifique-se de resumir o conceito de área de retângulos e relembre o conceito de perímetro, que será utilizado na próxima atividade.

Atividade 2

Área de Figuras Planas em Malhas Quadriculadas

1º) Leve os alunos para o laboratório de informática.

2º) As atividades listadas abaixo devem ser feitas diretamente no computador. É necessário o acesso a Internet. Os endereços eletrônicos estão indicados abaixo das figuras.

I ) ÁREAS DOS QUADRILÁTEROS

Fonte:  http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_areaper/quadri_areas.htm

Imagem editada pela autora

 

II ) ÁREAS DE FIGURAS POLIGONAIS

http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_areaper/areas_2.htm 

Imagem editada pela autora

III ) EXPRESSÕES NUMÉRICAS QUE TRADUZEM AS MEDIDAS DA ÁREA E DO PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS

http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_areaper/area_en.htm 

Imagem editada pela autora

3º) Explique aos alunos que eles poderão verificar suas respostas automaticamente. Aproveite este tempo para circular entre os alunos e sondar o conhecimento assimilado por eles.

http://www.floorplanner.com/signup

Atividade 3

Conhecendo a Escola: Qual a área do Refeitório?

1º) Divida os alunos em grupos de quatro pessoas.

2º) Todos têm a mesma missão: determinar a medida da área do refeitório (ou quadra de esporte, sala de aula, etc).

3º) Cada grupo receberá instrumentos diferentes. A saber:

  1. Trena;
  2. Barbante;
  3. Folhas de A4;
  4. Folhas de Jornal;
  5. Régua comum;
  6. Etc.

4º) De posse do material, cada grupo deverá montar uma estratégia para descobrir a área do refeitório. Essa estratégia deverá ser descrita, passo a passo, em um pequeno relatório.

5º) Quando os grupos concluírem a missão, eles deverão escrever o valor da área em um pedaço de papel e entregar ao professor. Este papel deverá conter a medida da área do refeitório e os nomes dos integrantes do grupo.

6º) O professor deverá embaralhar os pedaços de papel e sortear um par de grupos para apresentar suas soluções.

7º) Neste momento cada um destes grupos irá apresentar a estratégia utilizada para determinar a medida da área, bem como a resposta.

8º) Possivelmente, as respostas não sejam dadas na mesma unidade de medida. Neste caso, os alunos deverão "traduzir" suas respostas para uma unidade de medida padrão, por exemplo, o metro quadrado, e comparar os resultados obtidos.

Qualquer atividade de medição é passível de erros. O erro é inerente ao processo. Deixe isso claro para os alunos. O que se busca não é que as medidas sejam EXATAMENTE as mesmas, mas que a margem de erro seja a menor possível!

9º) Aproveite esta atividade como uma forma de avaliação.

Atividade Extra

Caso os alunos tenham terminado as atividades e sobre um tempinho para navegarem na Internet, recomendamos que seja indicado site abaixo. Por meio das ferramentas disponíveis é possível criar uma planta-baixa de uma casa! É relativamente simples manipulá-lo. Proponha, como desafio, que os alunos montem uma planta baixa do refeitório da escola (ou outro ambiente de uso comum).

Site do Floor Planner:   http://www.floorplanner.com 

Fonte: http://www.floorplanner.com 

Fonte: http://interiordesignsense.com/wp-content/plugins/wp-o-matic/cache/3ee3f_Floorplanner_floor-plan1-e1281897316727.jpg  

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliação sugerimos que seja utilizada a Atividade 3. Observe as estratégias de cada grupo, a participação dos alunos e a coerência de suas soluções.

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