14/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
1º) Exiba o vídeo a seguir para a turma.
http://www.youtube.com/watch?v=O2BJMhThRBw#t=0m42s
Obs: Só é necessário exibir a parte 1 indicada pelo link acima. A parte 2 trata de volume.
2º) Após a exibição do vídeo, solicite que os alunos escrevam quais as informações mais importantes que foram apresentadas.
3º) Faça um resumo no quadro-negro a partir das anotações dos alunos. Convide-os para auxiliá-lo na elaboração deste resumo.
Neste momento, certifique-se de resumir o conceito de área de retângulos e relembre o conceito de perímetro, que será utilizado na próxima atividade.
1º) Leve os alunos para o laboratório de informática.
2º) As atividades listadas abaixo devem ser feitas diretamente no computador. É necessário o acesso a Internet. Os endereços eletrônicos estão indicados abaixo das figuras.
I ) ÁREAS DOS QUADRILÁTEROS
Fonte: http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_areaper/quadri_areas.htm
Imagem editada pela autora
II ) ÁREAS DE FIGURAS POLIGONAIS
http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_areaper/areas_2.htm
Imagem editada pela autora
III ) EXPRESSÕES NUMÉRICAS QUE TRADUZEM AS MEDIDAS DA ÁREA E DO PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS
http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_areaper/area_en.htm
Imagem editada pela autora
3º) Explique aos alunos que eles poderão verificar suas respostas automaticamente. Aproveite este tempo para circular entre os alunos e sondar o conhecimento assimilado por eles.
http://www.floorplanner.com/signup
1º) Divida os alunos em grupos de quatro pessoas.
2º) Todos têm a mesma missão: determinar a medida da área do refeitório (ou quadra de esporte, sala de aula, etc).
3º) Cada grupo receberá instrumentos diferentes. A saber:
4º) De posse do material, cada grupo deverá montar uma estratégia para descobrir a área do refeitório. Essa estratégia deverá ser descrita, passo a passo, em um pequeno relatório.
5º) Quando os grupos concluírem a missão, eles deverão escrever o valor da área em um pedaço de papel e entregar ao professor. Este papel deverá conter a medida da área do refeitório e os nomes dos integrantes do grupo.
6º) O professor deverá embaralhar os pedaços de papel e sortear um par de grupos para apresentar suas soluções.
7º) Neste momento cada um destes grupos irá apresentar a estratégia utilizada para determinar a medida da área, bem como a resposta.
8º) Possivelmente, as respostas não sejam dadas na mesma unidade de medida. Neste caso, os alunos deverão "traduzir" suas respostas para uma unidade de medida padrão, por exemplo, o metro quadrado, e comparar os resultados obtidos.
Qualquer atividade de medição é passível de erros. O erro é inerente ao processo. Deixe isso claro para os alunos. O que se busca não é que as medidas sejam EXATAMENTE as mesmas, mas que a margem de erro seja a menor possível!
9º) Aproveite esta atividade como uma forma de avaliação.
Caso os alunos tenham terminado as atividades e sobre um tempinho para navegarem na Internet, recomendamos que seja indicado site abaixo. Por meio das ferramentas disponíveis é possível criar uma planta-baixa de uma casa! É relativamente simples manipulá-lo. Proponha, como desafio, que os alunos montem uma planta baixa do refeitório da escola (ou outro ambiente de uso comum).
Site do Floor Planner: http://www.floorplanner.com
Fonte: http://www.floorplanner.com
Volume x Área Superficial uma Questão de Economia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23391
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25696)
Tangram: um jogo da China na construção do conceito de fração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25703
Como avaliação sugerimos que seja utilizada a Atividade 3. Observe as estratégias de cada grupo, a participação dos alunos e a coerência de suas soluções.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!